Wednesday, November 28, 2007

OCASIÃO: RECEBIMENTO DE PLACA COMO EMPRESÁRIO DO ANO

FALA PROFERIDA EM 30/11/2007
LOCAL: PTC
OCASIÃO: RECEBIMENTO DE PLACA COMO EMPRESÁRIO DO ANO

Em rápidas palavras gostaríamos de aproveitar este momento para uma reflexão sobre a essência da vida humana em sociedade.
O mundo de hoje é moderno e dinâmico, o que muitas vezes pode nos deixar no mesmo compasso da máquina e esquecermos do exercício diário da paciência e da vida simples. O trabalho não pode ser exclusivamente pela recompensa material, há de se encontrar prazer em exercitá-lo.
A essência do homem não se encontra apenas em bens materiais ou posição social; aos olhos da vida o que importa é o que REALMENTE SOMOS. A verdade é o que importa, por isto é que se diz que a prática do BEM exige mente de homem e coração de menino.
Finalizamos agradecendo sinceramente esta homenagem, entendendo-a muito mais como fruto de gentileza e bondade por parte dos membros desta Entidade do que por algum mérito pessoal, dizemos isto porque estamos num momento de vida onde devemos buscar, mais do que sermos compreendidos, vivenciarmos a compreensão.

QUE DEUS NOS PROTEJA!

Muito Obrigado.

AILTON PETRÔNIO DE CATRO

Monday, November 05, 2007

PAI NOSSO

Ocorreu-me uma interpretação pessoal do “Pai Nosso”, fiquei tentado a fazê-lo embora sinta que são frágeis meus conhecimentos de filosofia e teologia. Mas insisti pensando que quando dizemos Pai Nosso que estais no céu, significa reconhecer a existência de um Ser Superior em sintonia com o universo e que o vir a nós o seu reino, é reconhecer que estamos sob o comando de uma energia positiva na terra (matéria) ou no céu (espírito), e para fazer o bem, porque esta é a vontade que move a vida.
O homem deve trabalhar, ocupar-se para dignificar o direito ao alimento, à sustentabilidade da família e principalmente à preservação da saúde.
Na eterna análise interior de cada ser humano vem a nossa maior dificuldade: o perdão. Oramos pedindo e oferecendo perdão, mas sabemos que na prática cotidiana não é assim tão simples vigiar nossa conduta. Deveríamos ser diferentes, para que alimentar o ódio, o rancor, o ressentimento se não temos domínio nem mesmo sobre a medida dos nossos dias? Nem percebemos o quão somos frágeis.
No fundo a matéria humana que é apenas aparência, briga por um nada, amontoa riqueza e não sabe nem quem a vai recolher (salmo. De Davi).
“Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. Errar é próprio do ser humano, por isto a passagem bíblica atire a primeira pedra aquele que nunca transgrediu. A nossa vida é uma busca constante de aperfeiçoamento, por isto é que temos que estar vigilantes para não se voltar para a soberba, nem seguir a mentira ou os mentirosos, não mascarar a justiça, falar da fidelidade e da lealdade, não ocultando a verdade. Portanto, livrar-nos do mal é ter compaixão, generosidade, compreender que as culpas afligem a todos os humanos.
Concluo na certeza de que o Pai Nosso cuida do abandonado, auxilia o pobre e indigente, porque a sua doação não é material e sim espiritual, por isto muitas vezes temos dificuldades em compreender e aceitar as grandes diferenças sociais, as catástrofes ou as tragédias que afligem o mundo em seu irreversível modo dinâmico de ser.