Saturday, January 16, 2010

VANDERLEI

* Vanderlei
(sob o tema amizade)


A nossa confiança ultrapassou a fraternidade e transformou-se também em amizade.
Segundo Elbert Hubbard (editor americano): "o amigo é a pessoa que sabe tudo sobre você e ainda assim lhe quer bem".
É muito bom sentir esta sensação.
Obrigado Mano!

Monday, January 11, 2010

PARA LEONOR

Minha querida irmã, talvez meu abraço te dissesse que entendo a preocupação que tem com os que te cercam. Que eu, há muito sei, que queres o melhor para todos. Portanto, tranqüilize-se, cada filho seu ou sobrinho (ou sobrinho (a) neto) alcançará o que almeja na vida. Eles estão aprendendo pelo amor, mas em caso de ter que se aprender pela dor, não há que se entristecer, a dor também nos ensina e todo sofrimento nos faz crescer.
Mas, certo é que talvez meu abraço ficasse calado abraçando-a na linguagem do amor, que tem a sabedoria de dizer TUDO. O amor é a voz de Deus calando fundo em cada oração.
A você, tenho um perdão a pedir, pois sentia-me sempre meio responsável por você. Era o mais velho (dos homens) que morava em casa quando você nasceu, lembro-me que fiquei a noite na Pracinha do Hospital esperando que Dr. Matheus falasse com nosso pai (tinha quinze anos de imaturidade). No meu íntimo, já queria protegê-la, instinto fraternal.
Mais tarde, pode ser que tenha proferido palavras, durante a vida, que eu não soubera calar. E que a flor do perdão passe exalar um perfume que vença todas as distâncias, todas as eras do tempo; podendo promover a compreensão entre todos aqueles que nessa Terra de Deus sabem se distanciar da arrogância e se fazer dignos, humildes, como respeitosos e verdadeiros irmãos.
Há pouco tempo li algo muito interessante e importante:

“... NADA É ENTRE VOCÊ E O OUTRO, TUDO É ENTRE VOCÊ E DEUS...”

Nessa luta pela felicidade material, acabamos por descobrir que às vezes tornamo-nos peritos em magoar o próximo. Nem sempre por que se quer, mais pela fraqueza do coração, da espiritualidade, da ausência da escala de valores, e em sua maioria por falta de amor aos semelhantes. Todos nós podemos nos vangloriar de termos uma vida cristã, com fundamento na oração, mas nada disso valerá se não tivermos amor e generosidade para com os nossos irmãos. Quando se diz irmão, não é só o irmão de fé, são todos os seres humanos, afinal JESUS morreu por todos.
Escrever para você é muito fácil porque o ponto central de sua vida é a fé. E foi isto que fez você cuidar bem de nosso pai durante onze anos com uma assistência mais do que diária, e de mãe durante quase seis anos. Não foi só cuidar. Cuidar amando, agradecendo por cada noite e abençoando por toda manhã. Este exemplo o Leonardo e o Lucas jamais esquecerão!
Com saúde, serenidade e paz para você, Dinho e os meus queridos sobrinhos.

Seu mano, Petrônio.

EDMAR

Venho tentando fazer um texto para você, mas a idade já não me permite lembrar coisas da sua infância. O fato de que Deus é quem escolhe nossos irmãos de sangue, é um verdadeiro tesouro imensurável, e isto faz com que uns aprendam com os outros a vida inteira.
Em família numerosa, com os irmãos aprendemos a compartilhar e a valorizar os brinquedos, as roupas e os espaços, pois os recursos têm que ser divididos. Posso dizer-lhe que não há nada na vida que substitua um irmão, nem mesmo a chance de se estudar em boa faculdade. São nossos irmãos que nos ajudaram a polir as arestas de nossa personalidade. É uma preparação mútua para a vida. Dizem que a relação fraternal é uma panela efervescente que borbulha alegria e virtude.
É por isso que com o passar do tempo os irmãos se entendem e se respeitam tanto.
E você, por sua facilidade e certeza em decidir, foi, sem dúvida, protagonista indispensável em nossa formação.
Eu lhe devo muito, devo pedido de perdão por incompreensões, por ainda ser um jovem egoísta, quando precisou de mim, que inexperiente poderia ter ajudado você mais. Por isso, o mínimo que posso lhe dizer é que o admiro muito; e tenho um sincero respeito e um grande orgulho em ter um irmão como você. Presente quando solicitado, principalmente quando nossos pais precisaram. Mas quero lhe pedir que não me deixe sem notícias suas, assim como não deixe de contar comigo como irmão, amigo, ouvinte; seja para lá o que for; não se esqueça de mim...

Seu irmão e amigo Petrônio.

Sunday, January 10, 2010

PARA GORETT

É mana, bem que eu estava com dificuldades em escrever, não por ser você, mas pelos desafios que surgiram no decorrer de 2009.
Esperava por uma ajuda do Pai Criador, esperava por um dia em flores, apropriado para pedidos de perdão; isto porque no mundo de hoje a rudeza das palavras ferem os corações. Falo deste mundo melhor que você constrói com a juventude e com seus filhos. É uma luta diária que muitas vezes nos diz que o mais sábio é calar, ou saber calar.
Quando você era criança eu temia por suas “atravessadas de rua” para o jardim da pracinha (exageros de preocupado, havia muito menos carros).
Quando começou a frequentar a Igreja percebia-se a vibração nos teus olhos, tão plenos de esperança, já tão cheios de amor e devoção.
Desejo parabenizar-te porque sei que cuidas bem dos que te cercam, e bem sei que queres o melhor para todos. Nós, oito irmãos, aprendemos que um irmão respeita o outro, pois quem ama respeita. O livre arbítrio é certamente uma dádiva divina. E, é bem verdade que, como filho de Deus, temos um destino a cumprir e graças ao bom Deus desde menina eu já percebia o seu caminho de vitória traçado pelas linhas da fé.
Quero te dizer que no meu pequeno jardim existe a flor mais bela que tenho para te oferecer: a minha GRATIDÃO. Por tudo, até mesmo pelas dores que passamos juntos, sofrimentos e angústias. Você me ajudou muito.
Que a paz, a serenidade e a harmonia habitem os corações de Raimundo, Laura, Rafael e Ana Luíza; juntamente com você.

Com amor, seu irmão Petrônio.