Sunday, April 25, 2010

ALTA COSTURA ( FAMILIAR)

No tecido da história familiar, as mãos das nossas mães reforçaram as costuras para nos protegerem de qualquer empurrão da vida. Uniram com um alinhavo as partes do molde, sem esquecer que cada uma é diferente da outra e que juntas fariam o todo, como a FAMÍLIA. Fizeram bainhas para que pudessem crescer e para que não ficassem curtos os ideais . Remendaram os estragos para voltarmos a usar o coração, sem fiapos de ressentimentos, juntaram retalhos para que tivéssemos uma manta única que nos cobrisse. Seguraram presilhas e botões para que estivéssemos unidos e não perdéssemos a esperança, aplicaram elásticos para nos podermos adaptar folgadamente às mudanças exigidas pelos anos, bordaram maravilhas para que a vida não nos surpreendesse com as suas contínuas dádivas de beleza, coseram bolsos para guardar neles as moedas valiosas das melhores recordações e da nossa identidade. Quando estavam quietas zelavam pelos nossos sonhos para que alimentassem nossos ideais com o pó das suas estrelas. Seguraram-nos com linhas mágicas, quando estávamos na vida para começarmos a vestí-la.
Nunca abandonaram o seu trabalho. E sabemos muito bem, que hoje, onde estiverem, fazem orações por nós. E nós beijámo-las  como se recebêssemos bençãos para prover o nosso amor e nosso afeto.

Thursday, April 22, 2010

AOS MEUS SOBRINHOS

CASOS, CAUSOS E ACASOS



FILOSOFADAS PRATIANAS

I – “Ocê ta fazendo hora com meu rosto”.

 
  - “Tudo legal no Goiabal?”

 
  -“Toco ferrô. Ferrô, ferraste” (João Toco)

 
II-  “0014 brabuleta” (Antônio Moita)

 
III- “ Sô Nô,  esse negócio é um ministério. 

      -"Sô Nô Barbeiro na hora que o Senhor foi pras minhas bandas, passa lá em casa pra tomá um café no meu humilde casebre choupana” (Um senhor da zona rural falando com meu pai na barbearia.)

 
IV -“A rua é oter.”( Eugênio do Gandra )
 
V  -“O mundo é bom, as pessoas é que atrapalham ele.”( Buda )
 
VI -“Com esta brincadeira ocês tão é querendo gozar ni mim”. (Sô Ambrósio – pai de Gilberto)

Sunday, April 18, 2010

CASOS, CAUSOS & ACASOS

PESSOAS SÃO IMPORTANTES


Durante meu primeiro ano da faculdade, nosso professor nos deu um questionário. Eu era um aluno razoável e respondi todas as questões até chegar  à última :

" Qual o primeiro nome da senhora que faz a limpeza da escola ? "

Sinceramente, isto parecia uma piada. Eu já a havia  visto várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela ? Eu entreguei meu teste deixando esta questão em branco e pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia iria valer para  nota.


" É claro ! " respondeu o professor.

"Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm um grau de importância. Elas merecem sua atenção, mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples "alô".

Eu nunca mais esqueci esta lição e também apendi que o primeiro nome dela era Dora.

OBS: Você pode e deve ser importante, mas o mais importante é o respeito ao próximo e o valor que você dá aos humildes.

Thursday, April 15, 2010

À SOMBRA DO ANONIMATO

Na missão de manter viva a chama da cidadania, este semi-articulista, de vez em quando sai à caça do real significado de algumas palavras, como já ocorrera antes com os termos "temperança", " fé " e outros tantos, Hoje fui ao encalço do termo " anonimato" .
O anonimato é de fato poderosa arma, embora seja antagônica à coragem ( olho no olho), porque é uma forma de não assumir.
Alguns pensadores afirmam que o uso do anonimato é uma forma imperfeita de caráter do ser humano; ou seja, vai-se à guerra, mas na hora de lutar, esconde-se na última fila do pelotão por medo das balas ou dos morteiros.
O que acontece muitas vezes na vida político-partidária tem algo parecido com o anonimato; justamente quando nas sombras das noites armam-se alianças espúrias para se conseguir galgar ou obter aquilo que os oportunistas de plantão tanto almejam.
Seguramente atacar alguém trilhando o caminho do anonimato, não pode ser algo elogiável ou, pior ainda, pretender explicar a atitude sob a proteção do manto da "liberdade de expressão".
Estou longe de poder filosofar sobre o real significado da palavra "anonimato", apenas lamento e creio ser a ação, uma atitude que deveras causa grande estranheza.
Finalizando, fica evidente que " quem nao deve, nao teme" ( velho ditado da sabedoria popular); então não se justifica se esconder e não mostrar o rosto.

Pesquisa: internet http://www.blogcrato.com/
Interpretação : Ailton Petrônio de Castro

Tuesday, April 13, 2010

A MEU PAI

FONTE TERRENA DO MEU SER
SEMENTE QUE ME FEZ GERMINAR
INSTRUMENTO DE JESUS EM MINHA VIDA;
PAI, NADA CONSEGUERIA DIMINUIR MEU AMOR POR VOCÊ.
NENHUMA ESCURIDÃO, NENHUMA DOR, NENHUM DESAMPARO, NENHUM ESPINHO,
PORQUE SIMPLESMENTE TE AMAREI POR TODA VIDA E ATÉ ALÉM DELA.

CALÚNIA

É A MALDADE QUE O VENTO NAO LEVA

Wednesday, April 07, 2010

Thursday, April 01, 2010

GORET E . . .


Gorett, Leonor, Lada, Pai e Mãe

DECO E...


Vanderlei, Petrônio, João Bosco, Reinaldo, Gorett, Edmar, Lada, Pai, Leonor e Mãe

GORETT E CIA

Laura, Ana Luisa, Gorett, Rafael, Pai, Mãe e Dinho

JOÃO BOSCO E CIA


Luisa, Zé Luis, Bruna, João Bosco, Pai e Mãe

FAMÍLIA DECO E CARMEM


Carlos Augusto, Carmem, Carla, Carime, Vanderlei, Pai e Mãe

MAYSA . . .



Maysa, Carmem, Luisa, Pai e Dinho

NETOS



Netos e avós
Carlos Augusto, Guilherme, Zé Luis, Rafael, Maurício, Pai, Leonardo, Mãe e Lucas

FILHAS



Filhas e Pais

Gorett, Leonor, Lada, Pai e Mãe

DINHO . . .

Dinho, Leonor, Pai, Leonardo, Mãe e Lucas (no colo)

FILHOS. . .



Filhos e Pais

Vanderlei, Petrônio, João Bosco, Reinaldo, Edmar, Pai e Mãe

FAMÍLIA REINALDO



Gabriela, Maysa, Guilherme, Reinaldo, Pai e Mãe

NETAS . . .

Netas e avô

Beta, Gabriela, Carla, Maira, Carime, Ana Luiza e Pai (Nô Barbeiro)

PAI .. .

Pai e Edmar

NÔ BARBEIRO

Pai (Nô Barbeiro)

Ano 2003

CASOS, CAUSOS & ACASOS

O RESPEITO A INDIVIDUALIDADE E PRIVACIDADE DO PRÓXIMO



O tema é controvertido e por isto, motivo até de grandes divergências.

O fato é que as diferenças marcam o jeito de cada um de nós, sejam elas marcadas pela educação, herança familiar, convivência e outras experiências de vida. Pensar em mudar o outro é engano, pois represar por muito tempo os sentimentos pode fazer romper a barragem e inundar o relacionamento.

Aprender com o outro é uma coisa, querer mudar o outro é falta de respeito, paciência e capacidade de viver em sociedade.

Quanto à individualidade é preciso que os espaços de cada pessoa sejam preservados e protegidos. A individualidade é o momento de intimidade sob todas as formas, razão pela qual ninguém deve se intrometer.

É como dizem : " larga deu sô!"
A privacidade é vizinha da individualidade.

Há momentos em que a pessoa não quer companhia, como no ritual do banho, nos cuidados com o corpo (sobretudo a mulher), e de estar só em seu quarto para esta prática. É um direito de estar consigo, que não deve ser tolhido.

Importante frisar que a individualidade está longe do egoísmo; pois é respeitar seus próprios princípios, o espaço alheio. É se permitir pensar em si sem ferir outrem.

Qualquer relação amizade, namoro, casamento só será harmônica se cada um respeita o espaço do outro.

"Se cada pessoa cuidar da sua própria vida, o mundo será melhor, não perfeito, mas muito mais feliz."

"Cada um tem a sua própria impressão digital, suas vontades, seus pensamentos, suas manias, hábitos, dificuldades e dons; e se você quer ter suas fronteiras, comece respeitando as dos que lhe cercam."

Finalizando, dar sugestões, opiniões, críticas construtivas, compartilhar é bem diferente de invadir a vida do próximo, seja perguntando quem era ao telefone (?), vasculhando celular, investigando e-mails, fiscalizando cartão de crédito, reclamando de horários, insistindo para ir a um lugar e o outro ter que ir para agradar alguém ou até escolhendo de quem você deve ou não deve gostar, ser amigo (a) ou não. Particularmente, tenho um carinho especial pelas pessoas que meus pais gostavam e tento preservar esta amizade, porque sei que ela teve motivos para existir.

Para ter paz, ofereça-a também!
Fonte de pesquisa : Internet (Equipe Blog Temático)
Interpretação de Ailton Petrônio de Castro
OBS: ESTE TEXTO FOI ESCRITO PARA QUE EU MESMO POSSA APRENDER A REDIRECIONAR MEU COMPORTAMENTO . SOU O MAIOR INTERESSADO EM PRATICÁ-LO.