Monday, December 31, 2012

GRAÇA

Pagamos por tudo neste mundo. Não há nada de graça, a não ser o amor de Deus.

A EXPERIÊNCIA NOS ENSINA QUE...

A culpa arrasa qualquer pessoa. As cobranças internas judiam do ser humano. Olhe para dentro de si e perceberá claramente o que não quer para si. Ataques pessoais ou silenciosos contaminam a relação entre pais, filhos, irmãos, sobrinhos. Não alimente a ansiedade e o estresse como se a vida fosse apenas aquele momento, desconhecendo que a vida tem o antes, o durante e o depois. Respeite aos outros e a si mesmo.

FILOSOFANDO

De dentro das cinzas nascem as rosas do sucesso.

Friday, December 28, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

LIÇÃO TARDIA 

 Sempre devemos respeitar  e entender todas dificuldades, nossas e  do próximo.


 Não podemos obrigar alguém a  aturar-nos, muito menos amar, ficar a  nosso lado.


Mas o que podemos  menos ainda é mudar para encaixar-nos na idealização de alguém infinitamente diferente de nós.


 Adaptação é necessária, mudanças são bem vindas quando a gente muda para a gente.


 Anular-se  ou  deixar-se de lado é o maior erro que alguém pode cometer.


 Estejamos   de peito aberto, cabeça erguida, pé atrás. 


 A vida  entre tantas lições, crises, lágrimas de dor e felicidade,  ensinou-nos  isso.


Ser mais a gente,  completamente, transbordando mesmo, intenso.  Fique  quem  quiser . Vá embora quem tiver que ir.


 Vida que segue e, com toda certeza do mundo, aconteça o que acontecer,  sobreviveremos.


 Tentaremos evoluir .


 Amadureceremos.


E  esqueceremos

Thursday, December 27, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

GUERREIROS INVENCÍVEIS

     Neste fim de 2012, nós brasileiros/pratianos perdemos um pouco da sabedoria que a fonte da experiência coloca à nossa disposição para nela saciarmos a sede do bom senso, da serenidade e dos exemplos de vida.

     Perdemos Oscar Niemayer o grande arquiteto de Brasília, ícone do urbanismo mundial; e a Bahia perdeu Da. Canô (mãe de Caetano Veloso e Betânia), que tornou-se tão querida em Santo Amaro por sua sensatez e firmeza de atitudes.

     O Prata tem a sorte de ter tido em seu seio mães que criaram tão bem os seus filhos, que eles sempre serviram ao bem comum e ao bem estar dos conterrâneos.

     Falo de Da. Naná de Sô Tacinho, Da. Gadinha de Sô Geraldo Santiago (filha do Dr. Edelberto) e Da. Edith (Sá Dite) Rosa de Lima (que morava em Fabriciano/ irmã de Urgel). A vida é assim, tem início, meio e fim, mas que o fim seja com a dignidade que todos estes, já ou quase "centenários", demonstraram durante a vida.

    

PROMESSA DE FINAL DE ANO

Para o próximo ano desejo tornar-me um critico mordaz, apenas de mim mesmo. (2019)

Wednesday, December 26, 2012

ACEITAÇÃO DE CRÍTICA

     Com o passar do tempo a gente aprende um pouco, mas não quer dizer que fica imune a equívocos.

     Algumas atitudes mantive por longo tempo : desperdiçar o próprio tempo, dar valor a ninharias ou brigar pelo troco e discutir com pessoas que me contradiziam.

     São hábitos que a gente nem sabe como os adquiriu, mas para eliminá-los é preciso empenho. Todos nós estamos propícios a agirmos como perfeitos idiotas pelo menos cinco minutos por dia, é da natureza humana.

     O homem sábio aproveita as censuras para aprender e assume o papel de ser seu próprio crítico. Abrace a crítica honesta, baseada em fatos e feita em espírito construtivo.

     Todos nós temos a tendência de nos ressentir ante a crítica e aceitar com satisfação os louvores, sem nos importarmos  se a crítica ou o louvor se justifica. É hora de usar a lógica e não apenas a emoção.

     Assim, já que não somos perfeitos, aceitemos a crítica construtiva, honesta, que possa nos auxiliar.

     Afinal aprende-se mais quando se ouve ou quando se fala?

Sunday, December 23, 2012

Friday, December 21, 2012

SOBRE A RAIVA

“Mas, na ocasião, me lembrei dum conselho de Zé Bebelo, na Nhanva, um dia me tinha dado. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente.” (Guimarães Rosa)

Thursday, December 20, 2012

ORAÇÃO

Meu filho pode cair e até se machucar, mesmo se eu estiver bem ao lado dele,não significa que eu permiti que isto acontecesse e todo filho deve saber que diante do amor incondicional do pai, vou pegá-lo no colo e tentar curá-lo. Vou chorar quando ele chorar e vou me alegrar quando ele estiver bem, então em todos os momentos de minha vida Deus sempre esteve ao meu lado. A verdade do amor divino não é que ele permita que coisas ruins aconteçam, a promessa dele é estar ao nosso lado. E Ele está. Portanto pode ser que eu nem sempre entenda vossos planos, mas eu vos peço, com o coração aberto, ajude-me a aceitar o que a mim estiver designado. 

Amém!

ORAÇÃO

Oh vasto e infinito tesouro do amor imutável do meu Senhor de tantas graças, sou um grande devedor e o sou diariamente, que Vossa bondade seja como uma algema e prenda meu coração errante ao Vosso. Senhor eu sinto que é fácil me desviar e deixar o amor do meu Deus, eu Vos entrego pois o meu coração para o selardes com o Vosso poder. 

Amém!

O TEMPO

Nenhum ser humano ganha rugas impunemente.

Wednesday, December 19, 2012

ORAÇÃO DE AMOR E CORAGEM

Olá pessoal! Desde a primeira edição, minha amada e admirável mãe lhes escreve nesta coluna.. Então como estamos em clima de Natal, época de renascimento, estou aqui para contar para vocês um pouco da minha história, o meu lado da situação. Mas lhes direi apenas o que sinto, porque não me adianta contar o que fiz ou deixei de fazer, o quanto eu usei ou deixei de usar, e sim o que eu tenho feito para me manter em recuperação.

Há dezessete anos luto contra uma doença chamada dependência química que me anestesia de qualquer sentimento bom que um ser humano possa ter.

Imagina você descobrir que tem uma doença progressiva, incurável e fatal e ter que aceitar a conviver com ela o resto da sua vida. Difícil? É, mas não é impossível por que no meio desse desespero todo eu descobri que posso viver em uma eterna recuperação. Ficar sem usar droga não é fácil.E conseguir viver sem elas é privilegio de poucos. É como engolir em brejo e cuspir sapinhos dourados. Seu corpo sente falta, sua mente sente falta, você chora, reza, pede implora, tenta esconder-se de si mesmo, suplica que algo alivie a vontade de usar...As crises de abstinência são terríveis, insônia, tremores, calafrios, dores no corpo, cansaço, irritação, mau-humor, descontrole emocional...Enfim depois de muito sofrimento você pede ajuda, Porque tem que sofrer muuuuito até dar o primeiro passo que é aceitar, render-se e pedir ajuda. 

Há alguns anos entre inúmeras recaídas para me manter em recuperação, minha família procurou ajuda para aprender a lidar comigo, (por que conviver com um dependente químico não é fácil.), fizeram tudo que podiam e não podiam, e eu não dava importância a nenhum esforço vindo deles.

Nessa caminhada, minha doença evoluiu e me levou ao inferno. E eu não só fui ao inferno, como abracei o diabo, ou melhor ate tomei um cafezinho com ele... Cheguei num estado deplorável digno de desespero e desprezo, e a cada recaída a culpa a vergonha e o arrependimento vinham mais fortes. Nada mais para mim tinha sentido, não dava valor a nada e fui perdendo tudo progressivamente: família, casa, emprego, amigos, saúde, fé, respeito... Usando drogas, só perdi.

A ausência de sentimento decorrente do uso contínuo de drogas te torna uma pessoa desesperançosa, desiludida, vazia por dentro. E só com muita Fé em DEUS, amor, boa vontade, honestidade, e aceitação você consegue preencher esse vazio interior.

Há algum tempo escolhi viver um dia de cada vez, e está dando certo, mesmo nos piores dias, quando penso em jogar tudo para o ar, e a tristeza, a raiva, o medo e o ressentimento tomam conta de mim.Eu espero passar... Porque é mais fácil você voltar a usar para aliviar o sofrimento do que ficar limpa e ter que lutar contra.

Sei que “o choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem ao amanhecer”

Ás vezes eu mesma não me suporto, xingo, grito maltrato as pessoas que estão ao meu redor sem perceber.Então penso que só o meu desejo mais profundo e honesto de querer parar de usar drogas e o amor das pessoas que vivem ao meu redor vão ajudar a me manter limpa.

Portanto pessoal, neste fim de ano , quando o clima é de perdão, quando as mágoas e ressentimentos devem ser repensados, tentem refletir um pouco sobre o nosso sofrimento, nossa caminhada cheia de conflitos internos, medos e incertezas, nossa dor incompreensível....E acreditem que quando temos alguém do nosso lado nossa caminhada

se torna menos dolorida. E aproveito para pedir perdão a meus pais, minhas irmãs, meus dois cunhados e meu namorado por toda dor que lhes causei e dizer que sem o amor ,o apoio, a compreensão e a paciência deles eu não teria forças para me levantar novamente . Afinal a vida é feita de escolhas e nós dependentes químicos temos apenas duas escolhas: ir morrendo lentamente ou viver em recuperação o resto da vida. E eu escolhi VIVER! Pois enquanto houver vida haverá esperança. Não vou desistir de mim mesma...

Feliz Natal!
(a filha da colunista)

NOVA MORADA



“Se você quiser me encontrar, não vá mais aos lugares por onde andei ou morei.

Não saio mais da  minha casa, nem viajo mais por ai....

Se você quiser me encontrar, pare um pouco e em silêncio, pense em mim.

Se você quiser me encontrar, olhe bem dentro de você. 

Sinta seu coração bater forte, sinta-se feliz e não procure mais por mim....


Eu estou aí....Dentro do seu coração.”

PARA VOCÊ LER

A ansiedade e o estresse contaminam o próximo. Não me dava conta disto. Priorize o essencial e não se violente e faça com que o outro respeite suas escolhas, não tem que disfarçar a angústia e se culpar. Se for preciso chute literalmente o pau da barraca. Faça somente aquilo que você quer e pode, sem se importar com a culpa ou a crítica de outrem.

CASOS, CAUSOS & ACASOS

A VOLTA  DO BICHO AO MATO

  A cada dia que passa mais me conscientizo disto, evidentemente que não há como negar a utilidade e a eficiência da tecnologia moderna que em muito facilita a nossa vida. Mas, não há como não se sentir bem com a simplicidade e com a ausência de cerimônias.

     Viajo no tempo e na imaginação como se tivesse descido de uma charrete nos "Tocos", para seguir o restante do percurso à Fazenda do tio Nezinho e depois do Tio Marinho - Gomes do Prata. Assusto-me com um bando de anum-preto. Duas mulheres, cada uma com um feixe de lenha na cabeça passam por mim, na beira do riacho dá para ver um abobral, mais acima uma mata densa. No meu íntimo,  pensava na festa que ia haver nos "Gomes", imaginando a fogueira, mastro, leilões e os foguetes. Meu Tio Marinho quase sempre era festeiro. Tia Olindina e os filhos até iam para a Rua(dos Gomes), onde tinham uma casa perto da igreja,  levando latas cheias de roscas, pão de queijo e até doce de goiaba. Uma carroça passa por mim, ia cheia de "crioseno" ( querosene)  e "sale" ( sal ) . Pela estrada vinha Jesus Carapina como sempre calçado com suas alpargatas,  era um negro bom de prosa, conversei com ele, respondia a tudo com um sorriso, conversa rápida e olhar distante. Continuei meu caminho, uma mula pastava tranquilamente a beira estrada, mais à frente divisei um grupo de angolas e um peru na beira do ribeirão. Dois trabalhadores com enxadas às costas passaram por mim  e o cheiro de fumo de rolo era forte. Continuei andando e já sentia fome, pensei no tutu de feijão das Tias Nem e Olindina, couve picadinha, linguiça...Hum!...

     O sol já ia alto. Que vida bonita. Um ipê amarelo chamava atenção, aqui acolá uma moita de espinho. Na várzea bezerros pastavam, um carro de boi passou por mim com a sua conhecida cantiga. Mais à frente,  havia porcos soltos na estrada, perigo de estragar a plantação dos vizinhos...

     Quando comecei a descer a ladeira para chegar à Fazenda do "Mata-Mata". . . Acordei. . . um carro havia parado e buzinava na porta do Hospital e meu pai abrira a janela para ver o que era?...Como sempre preocupado em ajudar se fosse preciso.

     Recompus-me na cama, voltei a dormir com um leve sorriso ( próprio das crianças ) aquele sorriso que só quem é "bicho do mato assumido" poderia entender.

Tuesday, December 18, 2012

MOTIVAÇÃO POSITIVA

     Inicia-se pela motivação de arrumar-se tanto pessoalmente quanto o seu local de trabalho.

     Muitos de nós temos o costume de adiar tarefas, não que goste da atitude de protelar, mas por não saber como lutar contra isso.

     "Deixar tudo sempre para depois é uma forma de sentir-se péssimo".

     Uma estratégia para motivar-se é modificar a sua voz interior, usando-a num tom leve, suave de forma que seja sedutoramente convincente, contente e tranquila.

     Buscar a satisfação em tudo que fizer.

     Motivar-se é instalar um novo padrão, descobrir um novo caminho.

     Em tudo isso, algo muito importante é estabelecer prioridades, decidindo então o que tem de ser feito primeiro.

     Nem todas as tarefas que executamos no dia a dia são agradáveis, mas é necessário que elas sejam feitas.

     Pensar na tarefa ou no trabalho realizado é uma forma de motivar-se.

     A motivação interna mais eficiente é aquela em que se sente prazer ao desempenhar o trabalho imaginando a tarefa sendo completada.

     Adiar tarefas é pensar que não é capaz; portanto, mãos a obra.

Sunday, December 16, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS


MATA DO PARQUE PERTENCIA A SÃO DOMINGOS DO
 PRATA - MG

ORIGINALMENTE A ÁREA EM QUE HOJE ESTÁ LOCALIZADO O PARQUE DO RIO DOCE PERTENCIA A SÃO DOMINGOS DO PRATA.


Parque do Rio Doce


Localizado na região do Vale do Aço, a 248 km de Belo Horizonte, nos municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, com uma área de 35973 ha. É um dos maiores reservatórios de recursos genéticos do Brasil.

A floresta tropical do Parque, maior área contínua preservada de Mata Atlântica em Minas Gerais, abriga 400 espécies de aves, dez mil espécies botânicas, além de espécies ameaçadas de extinção como o macaco mono-carvoeiro, a onça-pintada e o macuco. 
Lagoa Dom Helvécio

A lagoa mais conhecida do parque é a Dom Helvécio, popularmente conhecida por Lagoa do Bispo. Possui 700 ha de espelho d'água, profundidade de 32 m, 6 km² de área e é a única liberada para o turismo.

Thursday, December 13, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

PERGUNTA DE CRIANÇA


     O meu primeiro sobrinho, o Maurício, hoje já papai, quando era bem menino, um dia surpreendeu-me com uma pergunta: oh tio, quem é que sopra o vento ? Para dizer a verdade eu não soube responder. Não era minha área de atuação e mesmo pesquisando, achei que era difícil explicar-lhe, pois ele, apesar de  inteligente, era ainda muito criança.

     Pois bem, por trinta e cinco anos militei na área de educação, uma vez que estudei Letras e Pedagogia, lecionei, fui Secretário Municipal de Educação e Inspetor Escolar do Estado, mas quase sempre atuei com alunos do 2º  grau(dos  chamados Cursos Médios), portanto mais para adolescentes do que crianças.

     Pouco antes de aposentar-me, fui convidado por uma professora para conversar com os alunos dela, crianças de aproximadamente dez a onze anos, o tema era cidadania. Usei uma metodologia onde  falava menos e provoquei mais, já  perguntava objetivando obter uma resposta que se enquadrasse no comportamento do cidadão.

    Pois bem, ao final, despedi-me dos alunos, da professora e da Diretora da Escola, e em seguida dirigi-me à porta de saída; quando um menino veio correndo atrás de mim rindo e falou:

     - Professor, posso fazer uma pergunta já que o senhor nos perguntou tanto?

     Respondi:

     * Perfeitamente.

     - O que é invisível e tem cheiro de minhoca?

     Pego de surpresa, fingi que pensei, mas não fazia a mínima ideia e disse:

     - Não sei!

     E ele todo renitente:

     - Pum de Passarinho.

     Sorri por fora e por dentro,  lembrei-me do  meu sobrinho Maurício,  com as perguntas dele.

     Ah, essa criançada ! ...

Wednesday, December 12, 2012

FIM DO MUNDO

 Incomoda-me profundamente a falta de atenção,  a insensatez e a ingratidão daqueles(as) que não valorizam os(as) companheiro(a)s que batalham e assentam-se  juntos à mesa para comerem do mesmo pão, alimento sagrado,  conseguido com o suor do trabalho do dia a dia de toda a família! Incomoda-me a multiplicação do sofrimento para aqueles que já vêm sofrendo " por um pedaço de pão e um pouquinho de vinho..."  Ainda temos muito a aprender sobre solidariedade, partilha, gratidão, reconhecimento, perdão e o verdadeiro AMOR !!! Desse mundo individualista e egoísta, desejo o fim... ( Helena Martins Pepino )

CASOS, CAUSOS & ACASOS

FOTOS E FÓSFOROS


     Um funcionário da Caixa Econômica Estadual de Minas Gerais, de outra agência, veio substituir alguém que estava de férias, um rapaz que gostava de futebol e também era leitor assíduo de jornais e revistas, sobretudo quando o tema era política pois era aficionado admirador da antiga UDN - União Democrática Nacional. 

     Pois bem, a minha parceira em casos, também funcionária da Caixa Econômica, a Nininha, conta-nos que um dia o gerente da agência pediu ao rapaz para comprar a "Fatos e Fotos", que era uma revista de sucesso como tantas outras naquela época, como " O Cruzeiro", "A Manchete".

     O rapaz pegou o dinheiro e saiu. Passado muito tempo chega ele cansado de tanto andar e fala para o gerente:

     - Sr Gerente, custei a conseguir trocar o dinheiro, a nota era de um   valor muito  alto para comprar uma "caixa de fósforos."

Monday, December 10, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

IZESTE DO ALFIÉ


     A Nininha da antiga Minas Caixa, nossa conterrânea, hoje residindo em BH, manda-me uns casos da época em que ela trabalhou na Minas Caixa do Prata.

     Pois bem, na Caixa Econômica tinha um cliente com o nome de Izeste. Ele era do Alfié. Ela evidentemente ficou curiosa por ser um nome diferente e acabou por indagar-lhe o motivo do nome. Ele então contou que quando sua mãe estava tendo as dores do parto, prometeu que poria no filho,  o nome do Santo que fosse falado quando a procissão de Nossa Senhora estivesse passando na frente da casa dela. Como ela previra,  o povo veio cantando o ofício de Nossa Senhora, que tem um verso assim:

     " Fizeste nascer/ um sol tão fecundo/ e, como com nuvens/  cobriste o mundo."

     Em frente à casa dela o coro entoou : 

 "(F) Izeste nascer..."
     
     Não deu outra, a sua mãe colocou nele o nome de Izeste.

CASOS, CAUSOS & ACASOS

FRUSTAÇÃO DO SHOW


     Mais ou menos em 1983, parece-me que foi quando começaram a fazer "Cavalgadas" no Parque de Exposição, ainda em seu início de construção.

     Lembro-me que vinha gente de todas cidades vizinhas, e muitos moradores de nossa zona rural vinham assistir.

     Pois bem, veio um tal Sô Valdir lá de Monlevade ou Rio Piracicaba, não me lembro bem,  que o povo dizia " era muito rico",  e tinha cada cavalo.... No momento em que os cavalos de raça faziam sua apresentação na arena, naquela época já cercada, uma turminha da Esperança, do Tomaz Pinto, do Mingau e do Jacinto ficou aglomerada  bem num cantinho. O tal do Sô Valdir deixou para fazer a sua apresentação para o final. Ia mostrar aquele cavalo bonito, forte, belo porte, até brilhando, fazer a sua apresentação de marcha para a platéia. Assim fez, realmente deixou um show que mereceu até aplausos da platéia que assistia. O homem ficou todo inchado levantou o chapéu fez um semi-círculo com ele no ar como se estivesse retribuindo e dirigiu-se ao portão de saída da arena de marcha, todo orgulhoso.

     Foi  quando o Sô João Benedito que estava com esta turminha da zona rural assistindo ao concurso, dirigiu-se a ele:

     - Oh  ' Sô Valdiru' , posso fazer uma  indagação que mal lhe pergunte ?

     O Sô Valdir todo empolgado e imaginando o sucesso da apresentação, respondeu:

    * Pois não, até duas.

     - Onde o senhor comprou essa camisa  axadrezada ?

Sunday, December 09, 2012

APRENDENDO

A vida me ensinou que os pobres dividem o pouco que teem com certa facilidade. Já os que teem muito...

RELÓGIO BIOLÓGICO

O homem é um animal diurno por natureza. A inversão para a vida noturna é atitude de responsabilidade exclusiva do ser humano.

REENCONTRO

Encontrei o meu extremo, ao final do dia eu preciso ter feito mais coisas boas do que ruins.

LEMBRANDO DE VOCÊ

Todo dia, toda semana ela volta, como se fosse uma outra vida que você poderia ter tido. Aí, não tem jeito, fico meio compadre da lua....

SE EU LHE ESCREVESSE

Obrigado, não só do fundo do coração, mas da cabeça, onde nascem as idéias e os sonhos. Sou agradecido por ter te conhecido. E serei até meu último dia de vida. Não se resfrie. Tranque a porta da cozinha a noite. Não escorregue no banheiro... Continuo aqui.

Saturday, December 08, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS



                         O   ENCONTRO


Eu vi um menino correndo, jogando futebol, transpirando inocência, rezando para São Domingos ajudar na prova de Aritmética, na poesia da Língua Pátria.

 Eu vi meu mundo mudando crescendo o menino, lições aprendendo, o difícil Francês, a incômoda Matemática, a seriedade da Religião, o rosto sisudo do Superior.

 Eu vi meu mundo mudando, meu corpo crescendo, a vergonha chegando, a timidez aumentando; o primeiro olhar... um calor no meu rosto.

 Eu vi meu mundo mudando, o trabalho chegando, o dinheiro faltando, o problema encarando, de frente, de lado; ora chorando, ora sorrindo; rapaz me tornei.

 Eu vi meu mundo mudando, o amor foi chegando, o problema aumentando, a ânsia falando com o balanço do mar, trazendo incerteza, abrindo ferida dentro de mim.

 Eu vi meu mundo mudando, o tempo passando, tingindo de branco os já ralos cabelos, o querer aumentando, a saudade doendo, solidão reclamando e encontro você...

Friday, December 07, 2012

O VALOR DA LEITURA

O homem não constrói nada que dure mais do que um livro.

FILOSOFANDO

A vida é um exercício de respeito.

Thursday, December 06, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

ANO NOVO

     Creio que em 1958 Da. Analita, Vanderlei e eu pegamos no Bar Semião (nossa rodoviária à época) um ônibus da Viação Planeta que fazia BH a Timóteo, Cel. Fabriciano e Ipatinga. Não existia a estrada Nova Era a Timóteo, o ônibus passava pelo Prata, Dionísio, Ponte Alta, Cava Grande e chegava em Timóteo.

     O horário do ônibus passar no Prata era entre 19 e 19:30h, e fomos justamente na noite de 31 de dezembro.

     A viagem foi demorada, estrada de terra e época de chuvas, já chegamos em Timóteo quase meia-noite, era a virada para o ano.

     Durante a viagem,meninos não ficam quietos, andam no corredor, reclamam, pedem água, comem bolachas, um ritual infantil.

     Havia um senhor mais idoso, simpático, bem humorado, brincalhão,  assentado perto da gente. Pois bem num dado momento ele vira-se para o Vanderlei e para mim e diz: " e aí meninos quer dizer que vocês estão indo para nova era? ... E eu apressado: "Não moço, nós vamos para a casa do Tio Arzelino e da Tia Ivone em Timóteo." Mas sorridente ele insistiu: "Mas mesmo assim vocês estão indo para nova era."

     Fiquei doido, dei uma sacudida na minha mãe que tava cochilando:

     "Mãe, oh mãe! Pegamos o ônibus errado, o moço falou que nós tamos indo para Nova Era!..."

     A minha mãe olhou para o senhor e sorridente nos explicou:

     "Vocês estão indo para uma nova era; ou seja, uma nova época, faltam quarenta minutos para nós entrarmos no primeiro dia do ano de 1959.

     Puxa vida, fiquei aliviado!...

Wednesday, December 05, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

O FREGUÊS SEMPRE TEM RAZÃO


     Há alguns anos quando iniciávamos o Escritório Age, Eduardo, Gelinho Rosa e eu; apareceu um senhor lá durante o expediente, de nome Zé Mauro, querendo abrir um comércio, parece-me que no Povoado do "Barro Branco".

     Expediente tomado, anotações realizadas, assinaturas colhidas, marquei que voltasse em dez dias.

    Pois bem, não é que daí a dois dias volta o Mauro ao escritório, meio ressabiado, com a mão num lado do rosto, disse-me um tanto desanimado: " Oh Petrônio você podia paralizar este registro porque eu tô numa dor de dente danada!..."

     Duvidou? Pergunte ao Eduardo do AGE

Tuesday, December 04, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

FAR WEST

    Um  amigo  contou-me que a maior festa para a criançada e até para os adultos na sua pequena cidade natal de Ubaporanga era no dia que tinha filme de faroeste, o chamado Bang-Bang.

    Durante o dia saia um carro ligado com um som daqueles alto falantes anunciando o nome do filme e até do artista, principalmente se eram famosos  como John Wayne, Cary Grant, Kirk Douglas, Burt Lancaster,  Gary Cooper, Alan Ladd ou James Stewart. O anúncio continha um aviso importante: "Hoje tem faroeste no cinema, Sô Virgílio pede pra ninguém dá tiro na tela".

Duvidou ? Pergunte ao Gilberto Ambrósio 

CASOS, CAUSOS & ACASOS

OH  SODADE !

    De vez em quando bate uma saudade do tempo de menino. Que coisa boa. Pisar na poça d'água, jogar bola em campinho de terra, terreiro de café, entrar no ribeirão, pular na terra vermelha dos cortes onde passaria a estrada de ferro, andar de bicicleta.

    Agora uma coisa que não esqueço é quando nas férias ia para a fazenda do Tio Nezinho ou do Tio Marinho, lá  nos "Gomes". Fico hoje lembrando que tentava decorar os nomes dos animais que puxavam o carro de boi :  Tupã, Guarani, Mato Grosso, Pintado; e as vacas no curral de manhã aguardando a ordenha: Fartura, Vitória, Beleza, Formosa, Pintura, Holanda, Crioula, Piorra, Boneca.

    Interessante que havia uma certa cumplicidade entre o fazendeiro,  os filhos dele e do vaqueiro com os animais. Era só chamar, e eles vinham calmamente. Fico pensando se hoje ainda põem nome nas vacas,  como há alguns anos ou se a cumplicidade carinhosa entre o homem e os animais está acabando em meio a esta pressa, correria, artificialidade e tecnologia do mundo moderno?

Monday, December 03, 2012

CASOS, CAUSOS & ACASOS

É A VIDA

    Aos poucos a gente vai desconfiando. Uma vez suei pra comprar uma japona, custei a pagar. Fui contar para meus filhos eles disseram: "Pai, você deve estar querendo falar jaqueta"... Aí passei a pensar que o creme rinse sumiu, agora é "condicionador". Houve um que não ficou bom: é complicado virou "é foda". Quanto a cafona ter virado "brega" achei que ficou na mesma. Flertar era mais delicado do que "dar mole".

    Acho a gratidão uma das virtudes mais bonitas, então obrigado fica muito mais sincero que "Valeu".

    Mãe, posso ir ? Perguntávamos. Hoje: "Véia, fui!..."
Dependendo da entonação pode até ser carinhoso, mas corre o risco de ser uma certa desconsideração.

    Em nosso vocabulário diário a globalização vai importando, temos franceses, ingleses como talk-show, making off, rouge, blush, collant, body.

    O que fazer ? Vou mandar a minha também: "C'est la vie".

FILOSOFANDO

É preciso mais do que apenas ter ombros largos para ser um homem.