Wednesday, February 27, 2013

FESTIVAL DE FRASES

1- "O povo desobedece às leis, quando os juízes não dão exemplo da obediência". (Licurgo)

2- "Não há moralista mais severo que o mau pagador, quando não lhe pagam. ( E.Wertheimer)

3- "Com a vingança, o homem nivela-se ao inimigo; sem ela o supera. (Francis Bacon)

4- "O preço da grandeza é a eterna responsabilidade". 
(Winston Churchill)

5- "O luxo atrai a inveja, não o respeito".

6- "Quem olha para fora de si sonha. Quem olha para dentro acorda". (Baba Muktananda)

7- "Não é porque fez calar uma pessoa que alguém a convenceu". (John Morley)

8- " A pior solidão é um coração fechado" João Paulo II

9- "Tudo está perdido quando os maus servem de exemplo e os bons, de riso. (Pitágoras)

10- "As leis são um freio para os crimes públicos; a religião, para os crimes secretos". (Rui Barbosa)

TRAJETÓRIA AO CALVÁRIO I

    Lendo Augusto Cury (in Análise da Inteligência de Cristo) percebemos que roubamos de nós mesmos a serenidade e o direito de estar bem.

    Jesus Cristo viveu  o seu sofrimento de forma dócil mediante  a violência e com inteligência perante à bruta irracionalidade, ou seja, praticava a antiviolência. Pautava suas reações pensando nas consequências delas.

    Isto nos ensina, e muito!

Diz Cury: "Os fracos mostram a força da ira, mas os fortes mostram a força do perdão"; e que se ficarmos desenvolvendo o ódio, a raiva estaremos ocupando nossos pensamentos de forma negativa, fixando-nos naquele fato sem ver as outras faces e opções da vida.

    Lembra o autor que "quanto mais aversão sentirmos por alguém, mais essa pessoa ocupará nossos sonhos e nos provocará insônia. Lembre-se disso na próxima vez que alguém o frustar: se não tomar cuidado, você dormirá com ele".

    A melhor forma de agir é não deixar-se invadir por injúrias, calúnias, frustrações e violências que podem estar circundando nosso ambiente.

    NÃO SE DEIXE APRISIONAR POR EMOÇÕES!...

    Ser amável não significa submissão ou fragilidade, mas sim, força. Quem usa a agressão como ferramenta para impor suas idéias não será lembrado como pessoa de bem. Portanto, é no ambiente grosseiro e desumano que devemos praticar a delicadeza de gestos.

    Jesus Cristo teve coragem para enfrentar em silêncio a dor, o desprezo e a vergonha pública. Somente os que compreendem e aceitam as próprias limitações são capazes de entender as limitações dos outros. As pessoas mais rígidas e críticas são as que menos conhecem as áreas mais íntimas do seu próprio ser.

    O silêncio ensina com os olhos.

    Por isto é que hoje estamos elegendo "Jesus" como o grande terapeuta da humanidade, pois Ele mostrou-se capaz de sofrer hematomas pelo corpo, golpes emocionais no coração e mesmo assim foi capaz de perdoar.


     

Tuesday, February 26, 2013

AOS MEUS FILHOS

Vocês já são maiores, cônscios e bem responsáveis. O que me faz muito bem, não apenas por mim, mas por vocês mesmos. Não abram mão do livre arbítrio, do direito de escolherem, de dizer "sim" ou "não", até de renunciarem. Não tenham medo de serem vocês mesmos. Respeitem, mas façam-se respeitar.

PROPAGANDA (S)

     Interessante o recado que a supervalorização do sexo ou do corpo da mulher tem na tentativa de dar publicidade a produtos para aumentar as vendas.

     É barriga exposta, rebolado exagerado e tome " bunda (por  favor, desculpem-me a expressão) a mostra". Isto na TV, cartazes, revistas. Não sabia que a "bunda" era a maior vendedora do mundo.

    A sensualidade, já quase ridícula, propaga guaraná(s), veste charmosas secretárias , banheiras, sabonetes, papel higiênico de folha fina e anúncios de ônibus ou avião.

     Será que precisamos fazer um trabalho investigativo a respeito da mediocridade que nos ronda? Ou já está definido que é boçalidade mesmo.

Monday, February 25, 2013

SEXO

    É transitório, esgota-se em ciclos, os chamados ciclos do desejo.
   
    É comum que quando mais jovens, a vida reserve grande importância ao sexo. Já o poder racional vem com a maturidade e alguma glória pode ocorrer com a velhice.
   
    Atentemos para algumas coisas que influenciam nosso comportamento pessoal e na sociedade, tais como: a luxúria, a avidez e orgulho.
  
    O que fazer?

    Viver com amor ao próximo, generosidade e desapego.

    Então com a minha experiência e com meus erros pude verificar que na juventude não é incomum que o desejo pelo sexo provoque loucuras, fazendo jorrar a razão contida em seu reservatório interior pelos ralos do impiedoso valor dado à sensualidade.

    Assim é a vida, mas em tudo há que se ter o equilíbrio .

VOAR

A gente sabe das dificuldades do pássaro recém-nascido, mas ele tem que aprender a voar.

Sunday, February 24, 2013

FILOSOFANDO

Para ter medo, basta estar vivo.

AMIZADE PARA SEMPRE

Para mim você foi a melhor coisa que aconteceu. Despertou simpatia, bom humor e emoções. Nunca exigiu-me que tivesse que provar algo. Dá-me uma confiança sólida, direção firme e sensação de que o amor pode ser infindável. Pois bem nestes  quase quarenta anos,  memórias se apagaram, pessoas envelheceram e esperanças se esvairam, mas a nossa amizade permaneceu. 

APRENDENDO COM O TEMPO

O inimigo mora ao lado é uma afirmativa que cada vez mais se consolida como verdadeira.

FILOSOFANDO

Não precisamos de ódio, violência, ilegalidade, mas sim de amor, sabedoria e compaixão.

APRENDENDO COM A VIDA

A aprendizagem se dá com o debate íntimo. Quando trazemos um modo de viver caracterizado pelo VAZIO de comportamento, de idéias, de cultura, de bons exemplos anula-se a possibilidade de crescimento como ser humano.

Thursday, February 21, 2013

DISCERNIMENTO

     Não se vence ou prova-se ter razão a qualquer custo. É necessário sintonia com a consciência.

MATURIDADE

     Não se pode abrir à força a pétala de uma flor, quando ela estiver pronta para a vida, ela acontecerá...

UM ABRAÇO PAI

     Pai, eu não imaginava que saudade doía tanto. Aquele seu olhar não repreensivo, pleno de aceitação, seu modo simples de tudo resolver, sem complicar. Companheiro alegre e até meio gozador. Sua atitude de não teimar ou discutir comigo ensinou-me o valor do silêncio.

A ELOQUÊNCIA DO SILÊNCIO

     De quando em vez este tema incomoda-me. Fico a filosofar sobre o seu real valor. Isto fez-me rever a comovente trajetória de Jesus ao Calvário e como Ele se comportou durante as torturas que sofreu. Pensava antes de reagir, não devolvia o insulto, de certa forma estimulava os agressores a repensarem a prática da violência física e mental que cometiam.

     Evoluindo o pensamento a gente fica a analisar:

   _ Qual de nós pensa antes de reagir mediante a situações tensas?

    _ Somos pacientes com nossos filhos, amigos, companheiros ou com aqueles que nos frustam?

     Ferimos a nós mesmos e não raras  vezes causamos danos às pessoas que amamos ou amávamos, fazendo delas a lata de lixo de nossa ausência de silêncio. Reagimos impulsivamente e somente tempos depois é que teremos consciência do estrago que fizemos.

     Jesus soube gerenciar sua possível ação agressiva, a sua ansiedade, pensando sempre antes de reagir.

     É por isso que Ele venceu, pelo silêncio.

Tuesday, February 19, 2013

CASOS, CAUSOS & ACASOS

A Construção da Capela

     Em um pequeno povoado de nossa região, os compadres e pequenos sitiantes Vicente e Benedito, vizinhos de longa data e companheiros das "lidas" diárias, conviviam bem, papo vai, papo vem; um dia pensaram em construir uma capelinha, o povoado tava crescendo, filhos, netos, sobrinhos, gente que para ali se mudara.

     Foram à luta, com dificuldades e ajuda de todos e até de gente de outras comunidades conseguiram construir a capelinha, portais e janelas azuis, paredes branquinhas, agora era equipá-la.

     Sentados os dois em um banco de madeira debaixo de uma mangueira, o Vicente se mostrava preocupado, testa franzida, aí o Benedito perguntou:

     _ " O que foi Vicente?"

     Vicente, com a fisionomia compenetrada e indagadora responde:

     _" O  diabo agora é o Santo, né?. . . "

     

Sunday, February 17, 2013

METAFORICAMENTE

Algo muito importante na vida é saber a diferença entre a erva daninha e a planta.

VIRTUDE

Não importa a moda do momento, bons princípios não se negociam.

FILOSOFIA

Fé e razão não se excluem.

HUMANISMO

A Igreja é especialista em humanidade, por isso  convive com faces que ora sorriem, ora se entristecem.

FORÇA

A Igreja é realmente divina, se assim não fosse, os homens certamente já a teriam destruído.

CASAMENTO

Dizem que casamento é igual tv a cabo, depois que se assina aparece uma programação melhor.

HUMILDADE

Perto da Igreja os poderosos são aprendizes.

Friday, February 15, 2013

O VALOR DA SAUDAÇÃO

     Saudar é a forma de saber como está o nosso semelhante; é uma forma de familiaridade. Os amigos e os vizinhos, de certa forma, são uma grande família, vivendo problemas semelhantes.

     Infelizmente existem pessoas que exercem cargos de chefia porque moveram-se nos terrenos férteis do compadrio e do nepotismo e passam pelos seus subordinados sem os cumprimentar. Uma questão muito clara de educação.

     Cumprimentar o outro é um indicador de boa educação, respeito e consideração que ocorre das mais variadas formas, no universo cultural de cada povo.

     O aperto de mão é um gesto social relevante que exprime amizade, confiança e afinidade.

     A saudação calorosa e aconchegante é o contrário do abandono,  da rejeição e da indiferença.

    O cumprimento ratifica o processo de aceitação.

    Aperto de mão, tapinha nas costas, abraço apertado, beijo, sorriso dobrado, um bom dia!... o mais importante é que seja verdadeiro.

    Vamos colocar em prática? Ao acabar de ler este texto procure um "irmão" que ainda não saudou e lhe diga que você o admira, o ama e o respeita. Dê-lhe um abraço, quem sabe um beijo!

    E assim você estará penetrando na alma do outro e conquistando os seus melhores sentimentos.

PENSAMENTO

A pedra que acidentalmente nos fira será provavelmente a peça que sustentará a segurança da construção.

FILOSOFANDO

      Se tivéssemos consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora oportunidades.
     
    Façamos algo para aquecer nosso coração. Não espere resolver todos os seus problemas para ser feliz. Isto não existe.

Thursday, February 14, 2013

FORÇA INTERIOR

Você é mais forte do que pensa, mas só se quiser. Você ainda vai chorar, ainda vai ter momentos em que vai achar que não consegue continuar. Mas você tem que agir como se fosse conseguir.

TEMPO AO TEMPO


Existem coisas na vida, que   acontecem com a gente, que a decisão mais correta é dar um tempo, simplesmente não se mexer,
esperar,
pensar,
controlar o ímpeto imediatamente posterior à decepção.
Só assim, depois de deixar o tempo correr, sem pressa, sem lágrimas nos olhos ou rancor  por dentro do peito, é que estaremos prontos para seguir em frente.

2

A VIDA É AGORA . . .


A vida não espera por você. Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer. Sonhos se realizam, ou não. Os olhos se fecham um dia, pra sempre. E o que importa você sabe. É o quão isso te faz sorrir. E só.

Caio Fernando Abreu


SOLIDÃO

Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência.
 Às vezes, usa a raiva para que possamos compreender o infinito valor da paz
. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
 Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.
 Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do despertar.
 Outras vezes usa a doença, quando quer nos mostrar a importância da saúde.
 Deus costuma usar o fogo, para nos ensinar a andar sobre a água.
 Às vezes, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar.
 Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a importância da vida..sonhe e dê valor a tudo isso, antes que seja tarde!

QUEDAS

Eu levo vários tombos, mas com o meu treino constante, eu já sei me levantar com melhor destreza.
Se sou empurrado de uma montanha, com a força das minhas pernas, eu já aprendi a me equilibrar ao chegar à terra.
Se me falta o ar, por correr demais, já não perco mais o ritmo, e respiro profundo para seguir em frente.
Posso sentir dores profundas, mas com o tempo, eu consigo superar meus limites e ir além.
Nao sou atleta, mas não me permito desistir.
... Permito-me apenas pausas, 
e reencontro forças para buscar o que realmente é meu.
E o que é meu ...
Esperar-me-á, por mais distante que pareça estar.

APRENDENDO COM A VIDA

Certas coisas machucam mais do que o primeiro tombo de bicicleta, tem coisas que ferem tão profundo quanto um corte, essas coisas não se vêem é quando você chora por dentro, embora não sangre por fora, a vida faz uma cicatriz invisível permanente e sempre que você se lembra, arde, mas serve pra que evite errar novamente e espalhar mais dessas pela sua alma. (Camylla Cantanheide)

Wednesday, February 13, 2013

PAIS E FILHOS

    A máxima de que filhos são para o mundo é verdadeira. A dinâmica da vida torna-os autônomos, libertos (inclusive de nossas ordens), salvo de alguns conselhos.


    Toda escolha traz consigo uma renúncia, o que não impede os pais de sofrerem quando eles fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

     Filho, na verdade, é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de amor a quem devemos dar os nossos melhores exemplos.

     Ser pai ou mãe é expor-se a todo tipo de dor, principalmente se nossa lanterna não  estiver iluminando o caminho correto.

     Nossos filhos não são nossos, são de Deus e deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes para que ocorresse o crescimento biológico,  social e emocional.

     Então o pensamento de que devemos esperar que nossa dedicação a eles retorne em sorrisos e amparo na velhice, não é uma verdade absoluta, é relativa.

     A ideia de que os filhos são companhia para os pais também e algo muito raramente praticado no mundo de hoje (sinal de alerta).

    Mas o que fazer? Seria bom se não fosse empréstimo... O problema e que nosso coração já e deles.

    Santo Deus!...


    Resta-nos orar e aproveitar todos os momentos ao lado deles, que mesmo emprestados são a maior parte de nós.

                           (Interpretação do Texto de José Saramago)  

Conclusão : Nós, pais, não temos que abrir mão de viver  a nossa vida, assim como não podemos exigir que nossos filhos vivam a nossa, mesmo porque cada pessoa é única e as aspirações do jovem são  diferente das aspirações do adulto, além de ser outra geração, num mundo em que as coisas e fatos acontecem e se modificam com enorme rapidez, resultado do desenvolvimento tecnológico e científico. Portanto, reflitamos sobre o assunto, a vida é o nosso mais precioso bem, mas é única.



                                                              

REFLEXÃO


Aos Meus Filhos

     Lendo um livro há poucos dias, deparei-me com esta citação: “Não ande com quem não lhe constrói, e sim com quem possa lhe fazer melhor”.

     A frase chamou minha atenção porque por muitas vezes ouvira dizer que o homem ao receber a boa semente deve lutar para construir uma vida coerente, fugindo da tendência para fazer o mal.

     Filosofei sobre o decorrer da nossa existência terrena e constatei que “vigiar” e “lutar” contra nossos erros é ação para toda a vida, e isto só se torna possível quando se trilha o caminho da perseverança.

     Há algo que gostaria de, quando mais jovem, ter tido oportunidade de compreender, é o fato de que nós devemos assumir as consequências de nossas escolhas, e isto é uma responsabilidade que não podemos delegar, é nossa e tão somente nossa.

     Durante a nossa vida outra coisa que fazemos é procurar de quem é a "culpa" por algo que não foi bem sucedido; e, geralmente, culpamos todos, menos a nós mesmos.

     Então se somos livres para fazer escolhas, façamos a opção por fazer o "bem".

      Ore... Ofereça seu tempo para a oração e para a meditação. Reflita!

   Evite responsabilizar o outro por sua vida. A responsabilidade é sua. Se você não fizer boas escolhas, o mundo as fará por você(seriam boas?).

     O pai pode pagar a faculdade para o filho, mas não pode ir às aulas ou fazer provas para ele. Assim é a oração, é a reflexão, ninguém vai se alimentar da palavra do Senhor por você.

     Crescer, amadurecer, é saber para onde se dirigir e o que fazer.

     Outra situação é não reclamar da sua história, do passado, mude-a; a vida pertence a você, é o livre arbítrio. Tenha(m) amigos na fé, ainda que sejam poucos, gente que alimenta a tendência para o bem.

     Todos teem direito de querer seu melhor, evite gente que fica falando "bobeiras" aos seus ouvidos.

     Reaja(m)!

     Cuide da semente plantada em seu coração.

     Fácil?
     Pode não ser, mas é possível. Não se esquive, sorria, divida, ore.

    Faça uma cirurgia em você. Coloque novas atitudes dentro de si, você vai saber quais são.

    Pensar não é agir. Palavras são diferentes de gestos, exemplos ou atitudes.

     Examine seu comportamento perante os bons costumes.

    Roupa bonita, brilhar na sociedade, ser popular, celebridade, parecer abastado, não é a essência de existência, nem qualidade de viver. Examine quem está a seu lado? ...

     Atitudes novas são capazes de sustentar uma vida nova.
     
    Prepare-se para a entrega a Deus todos os dias, organize a sua vida, ninguém sabe a sua hora.

  Assim, você não precisará falar de Deus, os outros o encontrarão em você pelo seu modo de viver.


     

Thursday, February 07, 2013

O FACEBOOK E A VIDA PRIVADA

     O direito do cidadão contempla a liberdade, a prosperidade, a segurança e o respeito.
    
    As quatro paredes da vida particular é o  único refúgio contra o mundo público comum que a tecnologia da informação vem invadindo via Facebook.
    
    A Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo doze reza que "Ninguém será sujeito à interferência na vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem ataque a sua honra e reputação. Todo homem tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.
   
    Como estamos percebendo a tecnologia (via internet) vem ameaçando a autonomia da vida particular, já provocando ações na Justiça Comum.

    O direito à intimidade é a esfera secreta do indivíduo na qual ele tem o poder legal de evitar os demais. É o direito que alguém reserva para si, sem nenhuma repercussão social, evitando as situações indevassáveis de pudor pessoal, o segredo íntimo, cuja mínima publicidade provocaria constrangimento ao cair em domínio público.
    
    Na internet é que cometem-se os principais abusos à intimidade e à privacidade. A proteção à intimidade, o sigilo são invioláveis à vida privada,  honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação.

    A tecnologia vem, portanto, tornando nossa vida cada vez mais vulnerável, razão pela qual ao escrever algo no "Facebook" é preciso que a pessoa tenha pelo menos a consciência sobre o destino e a quem atinge, analisando aquilo que ali posta, bem como efetuando uma avaliação do prejuízo da exposição de si mesma  e a causada a outrem,  sobretudo   considerando o grau de periculosidade do assunto.