Friday, August 29, 2014

PÉROLAS

“O uísque é uma cachaça metida a besta”.
O que se leva desta vida é a vida que a gente leva.
A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer.
Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes.
Dize-me com quem andas e eu te direi se vou contigo.
A forca é o mais desagradável dos instrumentos de corda.
Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância.
Não é triste mudar de idéias, triste é não ter idéias para mudar.
Mantenha a cabeça fria, se quiser idéias frescas.
O tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro.
Genro é um homem casado com uma mulher, cuja mãe se mete em tudo.
Neurastenia é doença de gente rica. Pobre neurastênico é malcriado.
De onde menos se espera, daí é que não sai nada.
Quem dá aos pobres ou empresta, adeus.
Pobre, quando mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos.
O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente, se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro.
Tudo seria fácil, se não fossem as dificuldades.
A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana.
Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato.
Precisa-se de uma boa datilógrafa. Se for boa mesmo, não precisa ser datilógrafa.
O fígado faz muito mal à bebida.
O casamento é uma tragédia em dois atos: um civil e um religioso.
A alma humana, como os bolsos da batina de padre, tem mistérios insondáveis.
Eu Cavo, Tu Cavas, Ele Cava, Nós Cavamos, Vós Cavais, Eles Cavam. Não é bonito, nem rima, mas é profundo…
Tudo é relativo: o tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Devo tanto que, se eu chamar alguém de “meu bem”, o banco toma!
Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta…
Tempo é dinheiro. Paguemos, portanto, as nossas dívidas com o tempo.
As duas cobras que estão no anel do médico significam que o médico cobra duas vezes, isto é, se cura, cobra, e se mata, cobra.
O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato.
Em todas as famílias há sempre um imbecil. É horrível, portanto, a situação do filho único.
Negociata é um bom negócio para o qual não fomos convidados.
Quem não muda de caminho é trem.
A moral dos políticos é como elevador: sobe e desce. Mas em geral enguiça por falta de energia, ou então não funciona definitivamente, deixando desesperados os infelizes que confiam nele.
Quem ama o feio é porque o bonito não aparece
O Brasil é feito por nós. Está na hora de desatar esses nós.
Pobre quando come frango,um dos dois está doente.
A sombra do branco é igual a do preto.
A pessoa que se vende sempre recebe mais do que vale.
Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer,
Senso de humor é o sentimento que faz voce rir daquilo que o deixaria louco da vida se acontecesse com voce.

Wednesday, August 27, 2014

CASOS, CAUSOS & ACASOS

JOSÉ SILVESTRE PEREIRA CONTA :


Há alguns anos, o Iraque encontrava-se em 
franco desenvolvimento, antes de ser invadido pelos Estados Unidos da América , passou a contratar  varias empresas brasileiras para participarem em seus projetos, e entre elas a mineira Mendes Júnior que  começou a requisitar profissionais em MG, que estivessem interessados em trabalhar naquela região. Pois bem, sabe-se que entre os mineiros candidataram-se três profissionais em construção civil, oriundos da nossa região, sendo um de São Domingos do Prata, um do Distrito de Juiraçú (Santa Isabel)  e outro de Goiabal,  sendo que  os três eram  compadres e amigos de longa data. Fizeram as entrevistas e aprovados providenciaram a documentação.  Regularizando-a, chegou o dia de embarque para o Oriente Médio. De ônibus viajaram até o Rio de Janeiro, onde embarcariam pela VARIG.  Nenhum dos três jamais havia viajado de avião e enquanto aguardavam o embarque, tomaram algumas para amenizar o medo, que é normal nestas situações. Embarcaram,  e como naquela época a VARIG oferecia em vôos internacionais, bebida de graça, os nossos conterrâneos ao tomarem conhecimento do 0800, começaram a solicitar à aeromoça, doses e mais doses que eram servidas em pequenas garrafas, tipo brindes, e após muitas garrafinhas, caíram em sono profundo. A viagem seguia tranquila até sobrevoarem  o deserto do Saara, quando a ocorrência de  uma pane, obrigou o piloto a efetuar um pouso forçado, aos solavancos por causa da areia irregular. Pois bem, um dos compadres acordou e olhando pela janela, assustou-se com o volume de areia sob sua visão e apavorado cutucou o seu compadre ao lado, dizendo:” acorda e espia compadre a quantidade de areia, já pensou quando chegar a brita e o cimento.........estaremos lascados.

APOSENTADORIA PELO INSS




De quando em vez, segurados do REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL questionam-nos a respeito de mudanças futuras na legislação. Evidentemente que não se pode afirmar algo de concreto a respeito, mas, é possível observar alguns pontos:
I)  A tendência é caminharmos para uma aposentadoria vinculada à idade: 60 anos para mulheres, 65 anos para homens.
II)  Quanto ao fator previdenciário que afeta o cálculo das aposentadorias daqueles que desejam aposentar-se antes dos 60 anos; não há sinal nenhum de que venha a ser excluído da legislação.
III) No tocante ao valor dos recolhimentos, a forma de calcular remonta a Julho de 1994, levantando-se os 80% dos maiores salários para cálculo da média do valor da mesma; portanto, aumentar o valor da contribuição nos últimos anos não fará diferença para melhor no cálculo final.
IV)  O crescimento da expectativa da vida do homem afeta financeiramente o “Caixa” da Previdência Social tornando-o mais deficitário ainda, uma vez que as pessoas cada vez se aposentam mais novas e vivem mais tempo.

APOSENTADORIA ESPECIAL POR DEFICIÊNCIA
(Lei Complementar 142/13)

As exigências para obtenção do benefício foram definidas da seguinte forma:

·   25 anos de tempo de contribuição, para homens, e 20 anos, para mulheres, no caso de segurado com deficiência grave;
·  29 anos de tempo de contribuição (homem) e 24 anos (mulher) no caso de segurado com deficiência moderada;
·  33 anos de tempo de contribuição (homem) e 28 anos (mulher) no caso de segurado com deficiência leve;
·   60 anos de idade (homem) e 55 anos de idade (mulher) independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 15 anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período.

O segurado deverá solicitar avaliação funcional (por perícia médica) para constatar o grau da deficiência, se grave, moderada ou leve.

Cortesia : AGE Contabilidade Digital

Tuesday, August 26, 2014

INDEPENDÊNCIA

* Seja dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá quem for. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo.

NAMORO

* Namore sempre, independente da idade, com sua "velha" companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce. "As Maria-gasolina" estão por aí e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.

ESTRESSE


* Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos, que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

SUGESTÃO

* Seja um pouco egoísta, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero. Tenha sua própria condução, até quando não houver perigo.

CONSELHOS

* Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer, se você morrer antes. Além disso, um idoso não consome muito além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho.

* Seja um pouco egoísta, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero. Tenha sua própria condução, até quando não houver perigo.

* Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos, que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

* Namore sempre, independente da idade, com sua "velha" companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce. "As Maria-gasolina" estão por aí e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.

* Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicure, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica? Seja bem cuidado.

* Nada de ser muito moderno, tente ser eterno. Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a Internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo. Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados. Não use jamais a expressão "no meu tempo", pois o seu tempo é hoje.

* Seja dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá quem for. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo.

LEMBRE-SE

" O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar... E de correr o risco para viver seus sonhos". "O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens".

SABEDORIA

Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo. Fale baixo e seja gentil e educado. Não critique nada, aceite a situação como ela é. As dores e as doenças estarão sempre presentes, não as torne mais problemáticas do que são, falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente a você e são problemas seus e de seus médicos.

NÃO SE PREOCUPE

Pare de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito. Provavelmente, você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação.Portanto, a responsabilidade agora é deles.

Thursday, August 21, 2014

JAMAIS SE RENDA

A vida é como um peregrino que, mesmo sem armas,  luta contra os infortúnios.

Monday, August 18, 2014

PENSANDO

Não me sinto virtuoso por elogios, sejam eles públicos ou confidenciais, porque entendo que a generosidade, a solidariedade e a fraternidade são os reais motivos que justificam nossa razão de viver.

FILOSOFANDO

Na vida tem hora que de um lado falta prudência e do outro sobra burrice.

Saturday, August 16, 2014

CASOS, CAUSOS & ACASOS

PAZ, LUZ, SERENIDADE, PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA 


Já não tenho tempo e nem paciência para lidar com

mediocridades. Quero as mediocridades fora...Longe

dos meus olhos...Longe dos meus ouvidos...Longe da


minha vida....Quero fugir da pequenez ao pensar...

Longe de mim...Medíocres e Mediocridades.

Contei meus anos e descobri que


 terei menos tempo para viver daqui


 para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como


 aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas.


 As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo


que faltam poucas, rói o caroço. 

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não


 quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.


 Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos


 tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus


 lugares, talentos e sorte. 

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não


 participarei de conferências que estabelecem prazos


 fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que


 me convidem para eventos de um fim de semana com a


 proposta de abalar o milênio. 

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para


 discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos


internos. Já não tenho tempo para administrar melindres


 de pessoas, que apesar da idade cronológica, são


 imaturos. 

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em


 reuniões de "confrontação", onde "tiramos fatos a


 limpo". Detesto fazer acareação de desafetos que


brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do


 coral. 

Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as


pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos"


. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, 


quero a essência, minha alma tem pressa... 

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de


 gente humana, muito humana; que sabe rir de seus


tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera

 eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,


 defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão


 somente andar ao lado de Deus. 

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,


 desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes


, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida


valer a pena. 




(Não tenho a autoria )


Thursday, August 14, 2014

REVOLUÇÕES

Dizem que quando quatro mexicanos se reúnem, pelo menos um,  vira General.

Wednesday, August 13, 2014

O MELHOR DO AMOR



Será que precisamos de muito?


O bom  mesmo é o aconchego, a cumplicidade, o olhar sereno e a solidez da certeza.
A isso, acredito que se denomina amor.
E quando se fala de amor, eu ainda acho que seu melhor está espalhado no dia a dia em formato de bobagens. Coisas pequenas às quais, por vezes, nem damos valor. Mas coisas que, se prestarmos atenção, acabam por ser algumas das maiores delícias da vida.
Ainda acho que bom mesmo é chegar no banheiro e encontrar sua escova de dente já com pasta.
(e é colocar pasta de dente na escova do outro na manhã seguinte para agradecer, sem precisar dizer nada)
Bom mesmo é gritar do chuveiro para saber se o outro quer entrar direto para não ter que temperar a água outra vez.
(e também é bom criticar a temperatura do banho alheio, às vezes)
Bom mesmo é ajudar o outro a procurar um pé de meia perdido naquele quarto que parece o Triângulo das Bermudas.
(e acabar achando um par de havaianas que você sequer lembrava que tinha, embaixo da cama)
Bom mesmo é ter alguém que saiba, sem titubear, se seu café da manhã é com café, com leite ou com café com leite.
(e é saber através do humor do outro quantas fatias de pão ele comerá nessa manhã)
Bom mesmo é ter alguém que ache que tem passe livre na sua bolsa e que jogue carteira, celular, cobras e lagartos dentro dela sem pedir.
(e poder resmungar que a bolsa só está pesada por causa das coisas do outro- mesmo que seja uma mentira deslavada)
Bom mesmo é guardar duas entradas de cinema no bolsinho lateral dessa bolsa cheia.
(e na hora da entrada poder falar “ficaram comigo???” )
Bom mesmo é falar daquela “sua camiseta bege feia pra caramba”.
(e tentar não ficar com muita raiva da crítica que virá em contrapartida)
Bom mesmo é reclamar que o outro ronca, quando na verdade isso nem incomoda.
(e ouvi-lo afirmar categoricamente que nunca roncou na vida)
Bom mesmo é ficar com o braço formigando por causa de um abraço desajeitado no meio da noite.
(e dar só uma viradinha de leve, com muito cuidado, para o outro não te “desabraçar”)
Bom mesmo é acabar de se arrumar com pressa por saber que o outro já está te esperando pra sair há 15 longos minutos
(e mesmo assim demorar horrores e ouvir todo aquele tradicional mimimi sobre horários e compromissos, sem nem tentar rebater)
Bom mesmo é ouvir “lembrou de tomar seu remédio”?
(e ligar da farmácia para saber se o outro precisa de alguma coisa)
Bom mesmo é abrir sua gaveta e encontrar uma peça de roupa do outro perdida por lá.
(e cheirá-la antes de devolver- se é que vai haver devolução)
Bom mesmo é perder o ticket do estacionamento
(e “ficou com você!”; “imagina, nem encostei nele!”; “claro que ficou, tá maluco…”)
Bom mesmo é confundir as toalhas de banho
(e, no fim das contas, não faz diferença nenhuma)
Bom mesmo é rir de piada interna
(e não adianta tentar explicar para um terceiro, a graça também é interna)
Bom mesmo é andar de mãos dadas
(e, nos dias frios, o da mão quente aguentar do da mão gelada, e nos dias quentes, o da mão gelada aturar a mão suada do da mão quente, com prazer)
Bom mesmo é beijo na testa
(e não existe beijo na testa que não seja seguido por sorriso sincero)
Bom mesmo é desvendar quem se ama com o olhar
(e não precisar nada além de um olhar de volta para que ambos se sintam abraçados)

Bom mesmo é ter um daqueles amores que não precisa de espetáculo pirotécnico para fazer sentido.
É saber reconhecer a felicidade na miudagem, é saber se dar diariamente e saber valorizar coisas cujo valor é muito grande, mas que cabem nos gestos pequenos, que preenchem a alma com mais eficácia do que muita coisa grandiosa por aí.
Bom mesmo é saber reconhecer que o melhor do amor está aí, todo dia, e saber ser grato à vida e a quem se ama por tanta sorte.

SEMPRE NOVO

“O amor é sempre novo. Não

 importa


 que amemos uma, duas, dez


 vezes na


 vida, sempre estamos diante


 de uma



 situação que não conhecemos.”


Paulo Coelho

LIBERDADE

“Se você reconhece a necessidade de

 ser livre



para descobrir o que é, permitirá que os


 outros


 também tenham liberdade de fazê-lo.”

Leo Buscaglia

Tuesday, August 12, 2014

FACULDADE DA VIDA

Algumas pessoas ainda não se formaram na arte de conversar gentilmente.

Monday, August 11, 2014

FILOSOFANDO

O fato de ser uma boa pessoa não exime alguém de fazer escolhas erradas.

PÉS NO CHÃO

Não há magia, tudo na vida é um trabalho de construção.

Sunday, August 10, 2014

ORAÇÃO

SENHOR ! Nada a pedir, só agradecer. Pelos pais, pelos tios e tias,  avós que tive;  primos e sobrinhos que tenho, irmãos dos quais me orgulho,   cunhados e cunhadas sempre presentes. Filhos que entendem o valor da generosidade. Amigos que nunca me faltaram com apoio, os quais homenageio na ausência sempre presente do João Braz. Neste DIA DOS PAIS também peço vossa proteção para os  amigos que são pais ( Geraldo Elias, Dorico, Joel, Eduardo, Gelinho Rosa, Zé Maurício, Gilberto Perdigão, Nolê, Sandro Rosa, Fernando Rolla, Dr, Francisco, Gazinho, Alexandre Corradi, Teotino Damasceno, Maxuel, Zezé Garoto, Pititeza, Paulinho Horta, Breno, Silvestre, Marcinho, Carlos Moreira) e tantos outros que marcaram minha vida com solidariedade.


Thursday, August 07, 2014

DESOBEDIÊNCIA

É a antecessora do desrespeito.

ESCOLA

Transmite conhecimento. A família é quem educa através do bom convívio e da transmissão de regras dos pais para os filhos.

EDUCAÇÃO

É o comportamento do indivíduo quando não tem alguém olhando.

RECORDANDO RUBEM BRAGA

O amor na maturidade acontece no olhar, na palavra, no deleite dos olhos e do corpo. A sociedade não costuma entender e aceitar que os velhos possam amar com o mesmo amor dos jovens, reservando para eles apenas o amor pelos filhos e netos. Se algo acontece, dizem : "caduquice".

Em nosso inconsciente não há tempo... somos eternamente jovens.
  Mas como um homem com oitenta anos pode se casar com uma mulher de setenta e seis anos?

Loucura?

Não, pode ser que apenas dois anos de felicidade seria tudo o que queriam, pois não é o tempo que conta e sim a capacidade de se comover ante o sorriso de uma mulher ou de um homem.

"Fiorentino" esperou por "Firmina" cinquenta e um anos, até que o milagre aconteceu.

Então por que não nos apaixonamos de novo?

Tuesday, August 05, 2014

RELEMBRANDO RUBEM BRAGA

-O amor não se conteve, travestido de maçã, saltou por cima da proibição.
-Não pise em flores com suas sandálias, elas santificam o chão.
-Exercite o deleite dos olhos, do nariz ou dos ouvidos, pois traz pensamentos leves e alegres.
-Há coisas que estão além das palavras.
-Sentimentos não podem ser comandados, não podemos ordenar que alguém sinta a beleza que estamos sentindo.

LENDO GIKOVATE

- A nossa tolerância à contrariedade é mais frágil do que a necessária para viver em sociedade.
- Pessoas portadoras de "pavio curto" não conseguem conter a raiva, a inveja e o ciúme.
- Generosidade não tem caráter obrigatório.

FILOSOFANDO

Com o tempo aprende-se que é inútil sentir cada baque da estrada.

ANALISANDO

Quando se faz o melhor que pode, o resto é sorte ou azar.

FILOSOFIA

Não reconhecemos os momentos importantes quando acontecem. Não percebi que aquele foi o único.

SERÁ?

Subornar é nunca ter que pedir perdão.

ANALISANDO

Não queria ser tão teimoso e controlador, sempre esperando pelo momento perfeito, como se ele não fosse o agora.

ETERNA BUSCA

Quem sou eu? Sabe que é uma boa pergunta.

PERDÃO


O que é mais importante

Perdoar ou pedir perdão?


Quem pede perdão mostra

que ainda crê no amor.


Quem perdoa mostra que

existe amor para quem crê.


Mas não importa saber qual

das duas coisas é a mais


importante.


É sempre importante saber

que

Perdoar é o modo mais

sublime de crescer.


E pedir perdão é o modo

mais sublime de se levantar...



Autor desconhecido