Thursday, May 28, 2015

O ATO DE OUVIR



Ouvir o outro com atenção é algo fascinante, mas é raro. O bom ouvinte causa melhor impressão do que o falante. Os consultórios médicos estão repletos de pessoas que querem  que alguém as ouça.


         Pensamos mais depressa do que podemos ouvir, por isso ouvir atentamente e ativamente é uma regra importante, assim como usar expressões breves, o olhar fixo no outro e cortar o impulso de interpretar o falante ou  mudar de assunto antes da pessoa terminar de falar.

Wednesday, May 27, 2015

FILOSOFANDO

A simplicidade me encanta .

Monday, May 25, 2015

FORO ÍNTIMO

Religião é algo de foro intimo, pessoal e intransferível. Algo que o fanatismo  parece não entender, não aceitar.
Suas crenças  ( quaisquer sejam) só devem ter efeito, atuar em sua vida pessoal, em seu corpo, em sua mente. Ou assim deveria ser. Não temos  o direito de impor, de forçar, de forma alguma nossas crenças e  valores, regras de comportamento a nosso próximo.
Obvio, que os pais devem orientar e educar seus filhos  passando-lhes valores éticos, morais, que os tornem aptos a conviver em sociedade, a respeitar os direitos do próximo, a respeitar o ser humano e buscar agir no sentido do bem comum, a lutar por seus direitos e a respeitar os seus deveres. Ensinar-lhes que todos tem direitos e deveres, e que há leis que se não cumpridas, geram punições. A respeitar as divergências, as opiniões, crenças e descrenças e comportamentos diferentes, opostos aos seus.

Friday, May 22, 2015

ESCOLA ESTADUAL MARQUES AFONSO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA


                        O completar  sessenta anos da Escola Estadual Marques Afonso  não só causou-me grande emoção por ter sido aluno da mesma por dois anos, como também por ter nela atuado como  professor de 1970 a 2003, portanto por trinta e três anos.


                        Gostaria de prestar uma homenagem de gratidão a todos que foram meus professores: Sr. Tacinho, Luís Gonzaga Lima, Conceição Santiago, Egydio Zanetti, Dr. Bernado Mascarenhas Cançado, Arthur Braz, Guido Motta, José Albano Ferreira Pinto, Arthur Fernando Furtado Gomes, Dr. Sérgio Santiago, alguns deles já não mais entre nós.


                        Parabenizo também aos que hoje continuam dirigindo o educandário e aos professores que atuam na cotidiana e sublime missão de ensinar.


                        Finalizo com uma homenagem especial a quem a Escola jamais poderá esquecer, pois dedicou seguramente mais de trinta anos de bons e eficientes serviços à mesma, a nossa querida professora MARIA AUXILIADORA PERDIGÃO.



                        Parabéns!



                                                           

  setembro  / 2016

DISCIPLINA: O LIMITE NA MEDIDA CERTA



AUTORIDADE X AUTORITARISMO

A disciplina é essencial à educação e para haver disciplina é necessária a presença de uma autoridade saudável.
Autoridade de fato e de direito deve ser conquistada por nós e não tem nada a ver com imposição e com chefia. Importa ter prestígio.

Como educadores não podemos nos esquivar à tarefa de apontar os limites necessários para que os jovens se desenvolvam bem e consigam se situar no mundo.



EDUCAÇÃO DA LIBERDADE



“Educar é abrir espaços, alargar os limites, cada dia um pouco mais. Como as margens de um rio, que mais estreitas no início, aos poucos vão se alargando, para que ele possa abrir caminho em direção ao mar, onde não precisa mais de margem”.

Adquirir liberdade é atingir o domínio de si. Por causa da falta de limites e da falta de referencial, nossos jovens estão com excesso de liberdade, muito imperativos. Ninguém chega a lugar nenhum, pisando apenas no acelerador do carro. É desastre na certa. O freio existe para ajudar as pessoas a chegarem ao seu destino. Ser responsável inclui responder por si mesmo, ser atento e fiel às próprias aspirações e sentimentos. Responsabilidade e liberdade andam sempre juntas. Só pode responder pelo que faz quem é livre. Portanto, cabe aos pais e educadores, progressivamente, transferir aos educandos as rédeas da própria vida, a fim de que aprendam a fazer escolhas e a responder por elas. A melhor disciplina é a regida pela liberdade. Só tem valor quando associadas à responsabilidade.

A eles damos raízes (valores) e asas para voar...

É preciso aprender a ter mais competência para dirigir o próprio barco, isto é, saber como fazer, principalmente, quando o mar se agita e as tempestades sobrevêm, é aí que muito barco se perde.

Aprender a ser pai, mãe ou educador é coisa que se faz na vida e não na teoria.

Você é o Capitão do barco, você pode e deve escutar a opinião dos tripulantes, mas a determinação do rumo é responsabilidade sua.

A obra-prima da nossa vida é uma escultura feita a quatro mãos. Um misto de confiança em Deus, naquilo que não depende de nós e de determinação para fazer aquilo que só a nós compete fazer.



(Adaptado de texto do casal Maria Elisa e Antonine)

Revista Escola de Pais

COMO EDUCAR AS CRIANÇAS




O pai, a mãe, o educador que levam a sério sua missão devem lembrar que a criança tem necessidades físicas, psíquicas e sociais, tais como:

·      De ser independente;

·      De ser tratada com respeito, sem humilhações ou castigos físicos nem sob a pressão do medo;

·      De contar com a companhia de outras crianças;

·      De ser orientada de acordo com a verdade e a justiça;

·      De ser poupada de sofrimentos desnecessários;

·      De ser protegida contra acidentes;

·      De receber cuidados para que tenha saúde física e mental;

·      De comunicar-se, participar das conversas, trocar idéias com os adultos;

·      De receber afeto e elogio; um toque carinhoso, um afago, um sorriso de aprovação, um olhar de encorajamento, um incentivo constituem poderosos estímulos para o desenvolvimento da personalidade infantil.

Para o desenvolvimento harmonioso da criança requer-se ainda estabilidade e segurança.

Eis algumas indicações que podem orientar pais e educadores na convivência com a criança:

·      Não se impor pelo autoritarismo ou pelo medo;

·      Não impor um corretivo excessivo ou desproporcional à atitude da criança;

·      Tomar cuidado para não manifestar rejeição, preferência nem provocar ciúmes;

·      Cultivar o sentimento de justiça e de responsabilidade;

·      Manter a paciência e orientar, lembrando-se de que, muitas vezes, a criança não tem consciência da gravidade de seus atos;

·      Lembrar-se de que, para a criança, vale mais o que o adulto faz do que aquilo que diz;

·      Despertá-la para a solidariedade, pois a criança é naturalmente egoísta, levá-la a partilhar, dar, dividir.

O ser humano depende muito do ambiente em que vive, principalmente do ambiente doméstico. Afirma-se que ele é produto de suas potencialidades inatas, de seu meio ambiente e da educação que recebe.

Os pais, auxiliados por parentes, amigos e domésticos devem transformar o seu indefeso que é a criança num indivíduo que tenha condições de enfrentar problemas e situações conflitantes que a sociedade e a vida lhe apresentarem.

São adequados os pais que desejam ver os filhos se desenvolver de acordo com os padrões de sua individualidade, que procuram torná-los independentes, inseridos na sociedade em que vivem, que dão condições para que desenvolvam suas qualidades e habilidades; pais que realmente conhecem seus filhos, que manifestam afeição e interesse pelo que se passa com eles, que demonstram alegria de vê-los crescer e amadurecer cônscios de sua responsabilidade perante a vida e a sociedade.

Os pais podem buscar orientação em cursos, livros, mas não será o elevado grau de cultura que irá garantir uma boa educação. Existem bons pais em todos os meios e níveis culturais, sociais e econômicos.

O bom senso, a intuição, a constante avaliação da própria conduta em relação aos filhos, a permissão para que eles expressem seus sentimentos e exponham seus medos, angústias, problemas, satisfações e alegrias - esses (dentre muitos) são elementos que distinguem o bom pai, a boa mãe, o bom educador.
Bons pais e educadores são aqueles que amam seus filhos e os querem ver realizados e felizes