O filho surge por trás das cortinas e caminhando em direção à sua mãe, proferiu as seguintes palavras :
" MÃE, VOLTO A TE VER NA MESMA SALA - ONDE UMA NOITE EU TE DEIXEI SEM FALA - DIZENDO ADEUS COMO QUEM VAI MORRER - E ME VISTE SUMIR PELA NEBLINA - PORQUE A SINA DAS MÃES É ESTA SINA - AMAR, CRIAR, CUIDAR E DEPOIS PERDER = PERDER O FILHO É ENCONTRAR A MORTE - PERDER O FILHO QUANDO JÁ GRANDE E FORTE - PODERIA CUIDÁ-LA E SUSTENTÁ-LA - MAS - NESTE INSTANTE, UMA MULHER BONITA - SORRINDO O ROUBA E A POBRE MÃE AFLITA - AINDA SE VOLTA PARA ABENÇOÁ-LA.
ASSIM PARTI E NOS ABENÇOASTE - FUI ESQUECER O BEM QUE ME ENSINASTE - FUI PARA O MUNDO ME DESEDUCAR - E TU FICASTE NUM SILÊNCIO FRIO - OLHANDO O LEITO QUE DEIXEI VAZIO - CANTANDO UMA CANTIGA DE NINAR - HOJE VOLTO COBERTO DE POEIRA - E TE ENCONTRO QUIETINHA NA CADEIRA - A CABEÇA PENDIDA SOBRE O PEITO - ACORDAR-TE, NÃO ME ATREVO - BEIJAR-TE A FACE, NÃO SEI SE DEVO - NÃO SINTO QUE ME CABE ESTE DIREITO - O DIREITO DE TE DAR ESTE DESGOSTO - DE TE MOSTRAR NAS RUGAS DO MEU ROSTO - TODA A MISÉRIA QUE ME ACONTECEU - E AO VERES A MINHA FEIÇÃO HORRÍVEL - A MINHA MÁSCARA IRRECONHECÍVEL - E A VOZ ROUCA A MURMURAR - SOU EU ! - MÃE ! - EU BEBI NAS TABERNAS DOS CRETINOS - EU BRANDI O PUNHAL DOS ASSASSINOS E ANDEI PELO BRAÇO DOS CANALHAS - EU FUI JOGRAL EM TODAS AS COMÉDIAS - FUI VILÃO EM TODAS AS TRAGÉDIAS E COVARDE EM TODAS AS BATALHAS - E EU TE ESQUECI, MÃE - AS MÃES SÃO ESQUECIDAS - VIVI A VIDA - VIVI MUITAS VIDAS - E AGORA QUE CHEGA O MEU FIM - AGORA QUE A DOR ME ALCANÇA - TRAÍDO PELA ÚLTIMA ESPERANÇA - EU ME LEMBRO DE QUEM NUNCA SE ESQUECEU DE MIM - NÃO ! - DEVO VOLTAR - SER ESQUECIDO.
MAS, QUE FOI ! - DE REPENTE OUÇO UM RUÍDO - A CADEIRA RANGEU E É TARDE, AGORA - E MINHA MÃE ERGUENDO OS BRAÇOS E ME ENVOLVENDO NUM MILHÃO DE ABRAÇOS -; DIZ : - MEU FILHO !!! - E CHORA. E CHORA E FALA COMO CANTA E RI - E PARECE QUE DEUS ENTROU AQUI- EM VEZ DO ÚLTIMO DOS CONDENADOS - E AS SUAS LÁGRIMAS ROLANDO EM MINHA FACE - É QUASE QUE SE O CÉU ME PERDOASSE E ME LIMPASSE DE TODOS OS MEUS PECADOS -- """" A MEMÓRIA É O NOSSO ÚNICO TESOURO - E O SÁBIO TIRA DELE COISAS NOVAS E ANTIGAS """ JESUS ! . .