Sua vida faz outras pessoas felizes?
A ética implica numa relação construída sobre bons princípios - atender a seus próprios interesses sem prejudicar o interesse dos outros.
É algo que pode ser aprendido a partir do comportamento daqueles que nos servem de modelo, a começar por nossos pais; depois professores, colegas de trabalho, inaugurando assim a longa lista de influências que teremos pela vida.
Exemplos de conduta, estudo, literatura e história são elementos formadores do pensamento ético, podendo servir como imitações ou repúdios.
Ética significa costume, hábito, caráter. É através da ética que se consegue um convívio salutar com as outras pessoas, criando um ambiente dotado de equilíbrio, justiça, progresso e harmonia.
A devassidão e a corrupção não convivem com a ética.
A partir da religião, das leis e da moral constrói-se a ética que nos faz bem e não porque temos medo de punições.
"Você deve respeitar as leis de trânsito, mesmo que o guarda não esteja na esquina."
No crime organizado existe um código de ética, isto porque em toda relação grupal se estabelece um padrão de comportamento, ainda que ruim.
Assim devemos ocupar-nos com a criação de uma ética boa, moral, saudável, em ambientes controlados, como escolas, associações e a família.
Procurar viver alinhado com uma ética adequada é fundamental.
A ética individual é representada pela maneira como as pessoas tratam umas às outras. Os interesses coletivos estão acima dos individuais. Então não há como fugir de :
- Ser honesto em qualquer situação.
- Assumir a sua responsabilidade em qualquer circunstância.
- Agir sempre de acordo com os seus princípios e valores;
- Usar de humildade, considerando que você pode errar e que seus acertos nunca serão apenas seus.
- Considerar as verdades dos outros, evitando emitir juízos precipitados.
Finalizando, observamos que a vida sem ética fica embrutecida; é mesmo como disse Einstein : "A relatividade se aplica à física, não à ética", pois a ausência da ética provoca o holocausto do espírito.