Thursday, April 19, 2018

ESGOTAMENTO MENTAL


Há certos momentos em que a gente se sente cansado. O excesso de disponibilidade que a pessoa se impõe, acaba por pesar. Interessante que até situações de mínima importância, que, em outras circunstâncias não daríamos o menor valor tornam-se momentos que nos fazem despencar literalmente.

Não raro este cansaço mental vem acompanhado de certa fraqueza física, chegando quase a não darmos  conta de nós mesmos. É uma preguiça física acompanhada de certa inércia mental.

Uma causa tida como constante nestes casos é “o dar demais e receber pouco”, dizem os especialistas. Pode advir de uma entrega excessiva ou das próprias tarefas rotineiras.

Costuma-se verificar que o esgotamento pode até ser por dedicarmos pouco tempo a nós mesmos ou porque recebemos pouco carinho de quem nos cerca.

Este esgotamento é como se houvesse um sensor em nosso cérebro avisando que algo não está bem.

O mais comum nestes momentos é a perda de energia, irritabilidade, insônia, perda de motivação, falhas de atenção e raciocínio lento.

Períodos de situações estressantes provocam as reações acima mencionadas; não podendo deixar de comentar que pessoas que tem mania de perfeição, dificuldades em compartilhas tarefas, hipersensibilidade emocional e os que não conseguem relaxar de seus afazeres, são pessoas mais suscetíveis a esta situação.

Finalmente, para logramos êxito e sair do esgotamento é necessário o descanso, estabelecer prioridades, ser menos exigente consigo, viver com mais leveza e principalmente buscar um espaço que seja só seu para poder conectar-se apenas com as suas necessidades.