Tuesday, July 31, 2018

SEJA HUMILDE, O ERRO É HUMANO


Nós, seres humanos, somos passíveis de erros, embora alguns pensem que não, porém uma coisa é certa nos negócios: Você e todos ao seu redor irão cometer erros.

Errar, todo mundo erra. Mudar, nem todo mundo muda, mas admita, assuma e corrija. Ser covarde não.

A questão não é sempre achar que está certo, é a dificuldade em não aceitar a opinião oposta.

O homem honesto consciente e sábio é aquele que, ao perceber seu erro, se desculpa e muda de atitude, pois se não o fizer de imediato, com certeza outros erros se originarão deste, ao tentar remediar o irremediável.

Não culpe a vida por todas as coisas que aconteceram a você, muitas dores são causadas pelos nossos próprios erros.

Friday, July 27, 2018

O PERDÃO

   Por diversas vezes, algumas pessoas comentam comigo assim: "Você deve ser muito equilibrado, sereno, tranquilo, observando pelos temas que você escreve...".

      Respondo: Não, ao contrário, preciso fazer isto para a minha manutenção diária. A comunhão para católicos traz em si a necessidade de se alimentar espiritualmente, pois é a forma de agradecer pelos benefícios recebidos, dons e graças; assim como o ferro vai assumindo sua cor no fogo, a comunhão é o remédio da vida para nos mantermos livres e preservados das falhas cotidianas.

   Já escrevi várias vezes sobre este tema porque considero-o fundamental em nossa vida, é o gesto mais elevado que o ser humano pode praticar. Se  afirmasse que é fácil,  estaria mentindo, afirmo que é possível.

     Perdoe, insista, ore, ame novamente, perdoe o mais rápido que lhe for possível. Doe o perdão como se fosse sua última oportunidade. Ame como se não houvesse amanhã, e se houver um amanhã, ame novamente. A esperança é uma espécie de sanfona, todos nós já tivemos ou ainda temos estrias na alma, nossas precariedades e tentativas desajeitadas. O mundo tem muitas coisas, grandes, pequenas e algumas até sem nenhuma importância.

    Esqueça o acusador, ele pode não conhecer a sua vida desde o princípio. Lembre-se de que  todas as riquezas materiais apodrecerão com o tempo.

     O perdão é certamente a coisa mais libertadora que alguém pode fazer, a falta dele é como se você caminhasse com uma pesada pedra amarrada à sua perna. 

    Perdoar não é ser bobo, é ser inteligente. Se não perdoo, não sou perdoado. A nossa ligação com Deus depende disto. A vingança interrompe nossas orações e nossa caminhada com o Senhor. A questão não é merecer ou não a ofensa, lembre-se que Jesus Cristo também não mereceu.

     Ore em favor do ofensor,  quando menos você esperar esta atitude  o levará a amar aquela pessoa, mesmo porque nada na vida é entre nós e o nosso próximo, mas sim entre nós  e Deus (consciência e ética).

Suave Abraço.





Tuesday, July 24, 2018

DR EDELBERTO AUGUSTO GOMES LIMA



EXISTE EM BELO HORIZONTE UMA EXTENSA COMUNIDADE DE PRATIANOS QUE AQUI MORAM, MORARAM, ESTUDARAM E TRABALHARAM E TAMBÉM CONTRIBUÍRAM PARA O PROGRESSO DA CIDADE,
EM HOMENAGEM A ESSES PRATIANOS CONTO UM POUCO DA HISTÓRIA DA CIDADE QUE NOS ACOLHEU E INSIRO DUAS FOTOS DO EDIFÍCIO JK, CONSTRUÍDO POR JOAQUIM ROLLA.
NO FINAL, PRESTO UMA HOMENAGEM AO MAIOR CRONISTA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA DA ATUALIDADE.
ORIGEM DA CIDADE DE BELO HORIZONTE. (a história que poucos conhecem). PARTE DA POPULAÇÃO DE VENDA NOVA PEDE PARA CONTINUAR EM SABARÁ.
Em 12 de abril de 1890, antes de oficializada a mudança da capital, Curral Del Rey, então distrito de Sabará, pelo Decreto nº 36 da mesma data, passou a denominar-se Belo Horizonte, como se depreende da leitura do texto do referido decreto:
“O doutor Governador do Estado de Minas Gerais resolve determinar que a freguesia do Curral D’El Rei, município de Sabará, passe a denominar-se de ora em diante, Belo Horizonte, conforme foi requerido pelos habitantes da mesma freguesia.”
Somente em 17 de dezembro de 1893, através de Lei Adicional à Constituição Estadual é que se fixou que a nova capital seria em Belo Horizonte.
Contudo, a nova capital que completou 120 anos, em dezembro de 2017, não surgiu com o nome de Belo Horizonte.
Em síntese, eis que maiores detalhes estão contidos no livro “Sabará fragmentos de sua história no período imperial”.
Em 12 de dezembro de 1897 (120 anos em 12.12.2017), o então Presidente do Estado, Chrispim Jacques Bias Fortes, através do Decreto nº 1085, declara instalada a CIDADE DE MINAS e para ela é transferida de Ouro Preto a sede dos Poderes Públicos do Estado de Minas Gerais.
Somente em 1901, através da lei nº 302, de 1º de julho, é que se mudou, definitivamente, o nome da nova capital para BELO HORIZONTE.
TRINTA DIAS APÓS:
DISTRITO DE VENDA NOVA – DEPUTADO ESTADUAL LUIZ CASSIANO MARTINS PEREIRA – PEDIDO PARA CONTINUAR A PERTENCER AO MUNICÍPIO DE SABARÁ – 1901.
Na sessão de 1º de agosto de 1901 da Câmara de Deputados (atual Assembleia Legislativa de Minas Gerais), o Deputado sabarense acima nomeado, leu as seguintes representações:
“Sr. Presidente, não tendo comparecido a sessão de ontem, li hoje no Minas Gerais que os habitantes do distrito da VENDA NOVA dirigiram uma representação ao Congresso pedindo a transferência daquele distrito para o município de Belo Horizonte.
Não posso acreditar que essa representação exprima a aspiração do povo daquela localidade, por isso que tenho em meu poder outra assinada pelo vereador especial do distrito, pelos membros do conselho distrital, pelos juízes de paz, professores e outras pessoas qualificadas, que pedem que o distrito continue a pertencer à comarca e município de SABARÁ...”.
PORTANTO, O QUE POUCOS SABEM: O TERRITÓRIO DE SABARÁ QUANDO FOI DESMEMBRADO PARA SE CRIAR A NOVA CAPITAL, JÁ NÃO SE CHAMAVA CURRAL D'EL REI E SIM BELO HORIZONTE.
PRESTO FINALMENTE UMA HOMENAGEM, EMBORA SIMPLES E NÃO ALTURA DA QUE MERECE, AO MAIOR CRONISTA E CONTADOR DE "CAUSOS" DE NOSSA TERRA NATAL, O DR, Petrônio Castro.
OBS.: A história sobre a origem de BH foi extraída de meu livro "Sabará: Fragmentos de sua história no período imperial".

Friday, July 20, 2018

No meu tempo ... era assim.

Você estando longe ou perto, grande parte dos meus pensamentos e vontades consistem simplesmente em estar ao seu lado.

UMA NOVA HISTÓRIA

Não tenha medo de mudanças, tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

CHAPLIN

Não preciso me drogar para ser um gênio;

Não preciso ser um gênio para ser humano;

Mas preciso de você para ser feliz.

Monday, July 09, 2018

GERALDO DE CASTRO FRADE (LAU) - ( Trabalho Voluntário )

Nascido no Distrito de  Ilhéus - São Domingos do Prata-MG

* Começou a trabalhar muito cedo, aos 8 anos já vendia picolé e fazia palitos de churrasco para o Bar Semião -"Zé Do Bar".

* Aos 10 anos começou a trabalhar com Nelito vendendo pão e aos finais de semana trabalhava no som do casarão.

* Em 1980, aos 18 anos comprou a discoteca noturna em parceria com os irmãos. funcionando até 2001.

* Formou-se em Contabilidade em 1980.

* Em 1985 abriu a loja Casa do Atleta. A 1ª loja da Cidade especializada em materiais esportivos, funcionando até 1996.

* Conselheiro do Hospital Nossa Senhora das Dores por vários anos, sendo um dos responsáveis pela equipe que fez a maior reforma de sua história.

* Atuou por vários anos no corpo de jurados dessa Comarca.

* Fez parte da diretoria do PTC.

* Participou da fundação do Rotary Club.

* Presidente que reativou a Associação Comercial nos anos de 1991 e 1992.

* Foi Presidente das Obras Sociais São Domingos de Gusmão em 1993 e 1994, hoje a Fundação Monique Leclercq.

* Fez parte da comissão de festas da Paróquia de São Domingos de Gusmão por 8 anos, período que foram realizadas grandes reformas.

* Secretário Adjunto de Saúde na gestão do Prefeito Fernando Rolla.

* Presidente do DEM há 13 anos.

* Eleito 5 vezes Vereador, sendo Presidente da Câmara por dois mandatos. 

* Foi o segundo comerciante a se associar a SICOOB CREDIMEPi, possibilitando sua fundação na cidade.

* Responsável pela 2ª reforma da Igreja do Rosário.

Thursday, July 05, 2018

DINHEIRO NÃO TEM CHEIRO

A sedução obsessiva pelo dinheiro é tamanha que a atração independe até do erotismo.

E a força é tal que é o único veículo de transa social que não usa mulher nua ou sexy para sua promoção.

O dinheiro não precisa de afrodisíacos. Sujo, feio, rasgado ou colado é mais sexy que muita (o) modelo.

Já o amor de verdade, dele não depende para existir, desconfiando se o dinheiro é a isca ou o fermento; amor assim é falso, interesseiro, hipócrita, maculado pela falta de sinceridade e confiança.

Enquanto isto Martinho da Vila segue cantando : "dinheiro pra que dinheiro se ela não me dá bola?"...

Pesquisa : Não Nascemos Prontos - ( Mário Sérgio Cortella )

Wednesday, July 04, 2018

NOSSA CULTURA

Sorrimos e dizemos coisas educadas, mesmo quando não estamos com vontade, além de contar mentirinhas bobas e fingir concordar mesmo quando discordamos. É por isso que as pessoas aprendem a fingir que são amigas de gente de quem não gostam, comprar produtos que não desejam. O sistema econômico promove esta farsa. Nunca podemos confiar na pessoa com quem estamos falando, e isso acontece até entre amigos íntimos e parentes. A pressão para ser agradável é tão forte que muitas vezes reconfiguramos nossa personalidade inteira para se adequar melhor ao interlocutor.

* Por isso estou lendo : 

" A SUTIL ARTE DE LIGAR O FODA-SE " de Mark Manson

APRENDA A SE IMPOR

Espaços existem para serem respeitados, onde termina o seu, começa o do outro.

Vida levada a pau e pedra não é saudável, mas também não permita que façam " gato e sapato" de você. Este  não é o caminho.

Impor-se sem agressividade é uma necessidade. Fazer o bem é uma coisa, mas devemos filtrar o que não nos faz bem.

Amizades e relacionamentos que nos sugam, aproveitando-se da nossa boa vontade,  adoecem-nos.

O equilíbrio é tudo.

Até mesmo a nossa família precisa respeitar nossas decisões, nossas vontades e nosso espaço.

Amor próprio e auto-respeito é o equilíbrio.

Conclusão : Não podemos permitir que nossa bondade, gentileza e generosidade sejam confundidas com fraqueza e submissão às decisões, opiniões e vontades alheias.

(Pesquisa : Wandy Luz)