Tuesday, July 24, 2018

DR EDELBERTO AUGUSTO GOMES LIMA



EXISTE EM BELO HORIZONTE UMA EXTENSA COMUNIDADE DE PRATIANOS QUE AQUI MORAM, MORARAM, ESTUDARAM E TRABALHARAM E TAMBÉM CONTRIBUÍRAM PARA O PROGRESSO DA CIDADE,
EM HOMENAGEM A ESSES PRATIANOS CONTO UM POUCO DA HISTÓRIA DA CIDADE QUE NOS ACOLHEU E INSIRO DUAS FOTOS DO EDIFÍCIO JK, CONSTRUÍDO POR JOAQUIM ROLLA.
NO FINAL, PRESTO UMA HOMENAGEM AO MAIOR CRONISTA DE SÃO DOMINGOS DO PRATA DA ATUALIDADE.
ORIGEM DA CIDADE DE BELO HORIZONTE. (a história que poucos conhecem). PARTE DA POPULAÇÃO DE VENDA NOVA PEDE PARA CONTINUAR EM SABARÁ.
Em 12 de abril de 1890, antes de oficializada a mudança da capital, Curral Del Rey, então distrito de Sabará, pelo Decreto nº 36 da mesma data, passou a denominar-se Belo Horizonte, como se depreende da leitura do texto do referido decreto:
“O doutor Governador do Estado de Minas Gerais resolve determinar que a freguesia do Curral D’El Rei, município de Sabará, passe a denominar-se de ora em diante, Belo Horizonte, conforme foi requerido pelos habitantes da mesma freguesia.”
Somente em 17 de dezembro de 1893, através de Lei Adicional à Constituição Estadual é que se fixou que a nova capital seria em Belo Horizonte.
Contudo, a nova capital que completou 120 anos, em dezembro de 2017, não surgiu com o nome de Belo Horizonte.
Em síntese, eis que maiores detalhes estão contidos no livro “Sabará fragmentos de sua história no período imperial”.
Em 12 de dezembro de 1897 (120 anos em 12.12.2017), o então Presidente do Estado, Chrispim Jacques Bias Fortes, através do Decreto nº 1085, declara instalada a CIDADE DE MINAS e para ela é transferida de Ouro Preto a sede dos Poderes Públicos do Estado de Minas Gerais.
Somente em 1901, através da lei nº 302, de 1º de julho, é que se mudou, definitivamente, o nome da nova capital para BELO HORIZONTE.
TRINTA DIAS APÓS:
DISTRITO DE VENDA NOVA – DEPUTADO ESTADUAL LUIZ CASSIANO MARTINS PEREIRA – PEDIDO PARA CONTINUAR A PERTENCER AO MUNICÍPIO DE SABARÁ – 1901.
Na sessão de 1º de agosto de 1901 da Câmara de Deputados (atual Assembleia Legislativa de Minas Gerais), o Deputado sabarense acima nomeado, leu as seguintes representações:
“Sr. Presidente, não tendo comparecido a sessão de ontem, li hoje no Minas Gerais que os habitantes do distrito da VENDA NOVA dirigiram uma representação ao Congresso pedindo a transferência daquele distrito para o município de Belo Horizonte.
Não posso acreditar que essa representação exprima a aspiração do povo daquela localidade, por isso que tenho em meu poder outra assinada pelo vereador especial do distrito, pelos membros do conselho distrital, pelos juízes de paz, professores e outras pessoas qualificadas, que pedem que o distrito continue a pertencer à comarca e município de SABARÁ...”.
PORTANTO, O QUE POUCOS SABEM: O TERRITÓRIO DE SABARÁ QUANDO FOI DESMEMBRADO PARA SE CRIAR A NOVA CAPITAL, JÁ NÃO SE CHAMAVA CURRAL D'EL REI E SIM BELO HORIZONTE.
PRESTO FINALMENTE UMA HOMENAGEM, EMBORA SIMPLES E NÃO ALTURA DA QUE MERECE, AO MAIOR CRONISTA E CONTADOR DE "CAUSOS" DE NOSSA TERRA NATAL, O DR, Petrônio Castro.
OBS.: A história sobre a origem de BH foi extraída de meu livro "Sabará: Fragmentos de sua história no período imperial".