Tuesday, January 28, 2020

CORUJA

Ave soberana da noite.
Para alguns significa inteligência, sabedoria e conhecimento (consegue ver o que os outros não vêem). Simboliza a reflexão, conhecimento racional e intuitivo.

Associada à ideia de filosofia e da pedagogia, também representa uma alusão que personifica o professor.
A amiga Consolação Quintais há algum tempo ofereceu-me, em tom de brincadeira, o título de "pai coruja", uma vez que a expressão "corujar" equivale a cuidar; ou seja, um plantão ininterrupto, em eterna disponibilidade. Não é bem assim, as mães e até avós exercem essa função com muito mais dedicação, tanto que um característica da coruja é seu estado de permanente atenção.
Quanto a meu modo de pensar, ter uma família significa que você faz parte de algo maravilhoso, amará e será amado pelo resto da vida.
Todos nós precisamos de cuidado e atenção. O meu entendimento sobre família é mais amplo (pais, avós, irmãos, sobrinhos primos e até amigos), compartilhando gostos, hábitos, costumes e crenças; cuidando do bem-estar do outro, protegendo-o em todos momentos da vida, garantindo a segurança e uma boa dose de tranquilidade.
É importante lembrar-se que os prazeres da vida são transitórios. O que importa é a suavidade do amor, aquela cotidiana atenção numa tentativa de impedir sofrimento a qualquer familiar. Mas como? ... sou imperfeito, limitado; embora isto não tenha impedido o respeito aos princípios religiosos, ao próximo e às leis de Deus; portanto não há nada que impeça de tentar ser pai, irmão, tio, primo ou amigo "coruja" porque apenas desejo o bem-estar de todos eles.
Finalizando, afirmo que antes de um pai coruja existe uma mãe que cuida, que é presente, que não abdica de estar junto dos filhos ( obrigado Wilma Domingues)