Tuesday, April 05, 2022

VOLTAR AOS 17 - MERCEDES SOSA

Depois de viver um século

É como decifrar sinais
Sem ser sábio competente

Voltar a ser , de repente
Tão frágil como um segundo

Voltar a sentir profundo
Como uma criança diante de Deus

Isso é o que eu sinto neste instante fecundo

Vai se envolvendo, envolvendo

Como a trepadeira no muro

E vai brotando, brotando

Como o musgo na pedra

Meu passo retrocedido
 quando o de vocês avança

O arco das alianças
penetrou em meu ninho

Com todo seu colorido
passeou por minhas veias

E até a dura corrente
com a que nos ata o destino

É como um diamante fino
que ilumina minha alma serena

O que pode o sentimento
não conseguiu o saber

Nem o mais claro proceder,
nem o mais amplo pensamento

Um momento muda tudo
Feito um mago condescendente

Nos afasta docemente
de rancores e violências

Só o amor com a sua ciência

O amor é turbilhão
de pureza original

Até o feroz animal
sussurra seu doce trinado

Detém os peregrinos,
libera os prisioneiros

O amor com seus esmeros
o velho torna criança

E ao mau só o carinho
Pode tornar puro e sincero

De par em par, a janela
se abriu como por encanto

E Entrou o amor com seu manto
Como uma morna manhã

E, ao som de sua bela alvorada
fez brotar o jasmim

No céu colocou brincos
E meus 17
transformou em querubim