Monday, June 12, 2023

CIDADÃO - ZÉ GERALDO

'Tá vendo aquele edifício, moço?Ajudei a levantarFoi um tempo de afliçãoEra quatro conduçãoDuas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele prontoOlho pra cima e fico tontoMas me vem um cidadãoE me diz, desconfiadoTu 'tá aí admiradoOu 'tá querendo roubar?
Meu domingo 'tá perdidoVou pra casa entristecidoDá vontade de beberE pra aumentar o meu tédioEu nem posso olhar pro prédioQue eu ajudei a fazer
'Tá vendo aquele colégio, moço?Eu também trabalhei láLá eu quase me arrebentoFiz a massa, pus cimentoAjudei a rebocar
Minha filha inocenteVem pra mim toda contentePai, vou me matricularMas me diz um cidadãoCriança de pé no chãoAqui não pode estudar
Essa dor doeu mais fortePor que é que eu deixei o norte?Eu me pus a me dizerLá a seca castigavaMas o pouco que eu plantavaTinha direito a comer
'Tá vendo aquela igreja, moço?Onde o padre diz amémPus o sino e o badaloEnchi minha mão de caloLá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a penaTem quermesse, tem novenaE o padre me deixa entrarFoi lá que Cristo me disse
Rapaz deixe de toliceNão se deixe amedrontarFui eu quem criou a terraEnchi o rio, fiz a serraNão deixei nada faltar
Hoje o homem criou asaE na maioria das casasEu também não posso entrarFui eu quem criou a terraEnchi o rio, fiz a serraNão deixei nada faltarHoje o homem criou asasE na maioria das casasEu também não posso entrar