Tuesday, August 29, 2023

PETARE

 Petare é uma cidade venezuelana e capital do município de Sucre, Miranda (estado). Possui a maior Favela da América e do Ocidente, e está localizada na região metropolitana de Caracas.

A Favela de Petare ocupa um território três vezes maior do que o da Rocinha, a maior favela do Brasil, no Rio de Janeiro. A sua população é muito grande, entre 360,000 e 600,000[1] habitantes.

Na Venezuela as favelas são chamadas de 'barrios' e os 'barrios', igual ao Brasil são muito comuns nas cidades.

A vida dos Marginales (forma preconceituosa venezuelana de se chamar os moradores de barrios) de Petare e da maioria das favelas venezuelanas vivem pior que os favelados do Brasil. Diferente do Brasil, onde um traficante manda na favela e forma um espécie de "segurança" para os moradores que são seus amigos, Na Venezuela os 'barrios' não são dominadas por traficantes, e a violência é muito grande em seu interior. A violência é gerada por gangues internas que brigam frequentemente.

A gigantesca Petare é cercada por altos prédios residenciais e comerciais, o que mostra um contraste. Alguns dos melhores hotéis da Venezuela tem uma vista para Petare.

Já aconteceu de os moradores de Petare, revoltados com o descaso do governo, invadirem os prédios.

povo petariano é muito infeliz com sua vida e com poucas esperanças de mudança, mesmo assim tentam melhorar a comunidade limpando os becos e dando uma boa aparência. Outra coisa que piora a vida na favela é o fato de, diferentemente do Brasil, não existirem ONGs a promoverem ações sociais.

Monday, August 28, 2023

PRESSÃO BAIXA

- Bom dia, doutor.

- Bom dia. Vamos sentar. Fique à vontade.

- Brigado.

- Como é que vão as coisas?

- Mais ou menos.

- O que que o senhor sente?

- Problema de pressão.

- Alta?

- Não, doutor. Baixa.

- Tem certeza que é baixa?

- Tenho sim senhor.

- Vamos ver os sintomas. Desânimo?

- Não senhor.

- Preguiça?

- Não senhor.

- Muito sono?

- De normal pra pouco.

- Zoeira na cabeça?

- Também não.

- O senhor não parece ter pressão baixa, mas vamos tirar a dúvida.

Antes que o médico pegasse o aparelho, o cliente, decidido e meio aflito, foi logo dizendo:

- Carece não, doutor. Eu tenho certeza.

- O jeito de ter certeza é medir – disse o médico já impaciente.

- Desculpe, doutor, mas não dá pra medir.

- Afinal, que é o médico? Primeiro o senhor garante que tem pressão baixa mas não apresenta nenhum sintoma. Depois, diz que não precisa medir. Agora, que não tem jeito. O que há?

- Acho que o senhor não entendeu direito.

- Não entendi mesmo não - respondeu o médico, irritado.

- Quem sabe eu é que não consigo explicar? – indagou o cliente com humildade.

- Por que o senhor não tenta?

- É difícil... Não sei se o doutor vai compreender...

- Compreender o quê?

- O negócio da minha pressão. É baixa mesmo. Eu tenho certeza.

- E por que tanta certeza?

- O senhor não vai se ofender?

- Claro que não, meu amigo. Fique à vontade. Pode falar!

- É o seguinte. Me desculpe lhe falar assim. Questão da minha barriga. Novidade que apareceu faz um mês.

- O que que barriga tem a ver com pressão?

- Tem não? E o ar que fica lá dentro?

- Ar?

- Ar, doutor. Me perdoe, mas vou falar direto, na bucha. Eu sempre, a vida toda, dava cada peido, era aquele estrondo. De repente fui sentindo que a força tava diminuindo... Agora só sai aquele traquezinho à toa. Ultimamente cismei, resolvi consultar. Um compadre meu morreu de pressão baixa. Ando com um medão danado da minha acabar o restinho que ainda tem. Entendeu agora, doutor?

Wednesday, August 23, 2023

PERGUNTA A BILL GATES

 Alguém perguntou ao homem mais rico do mundo, Bill Gates: "Há alguém mais rico do que você no mundo?"

Bill Gates respondeu: "Sim, há uma pessoa que é mais rica do que eu".
Depois contou uma história.
Foi durante o tempo em que eu não era rico nem famoso. Eu estava no aeroporto de Nova York quando vi um vendedor de jornais. Eu queria comprar um jornal, e ao tê-lo nas minhas mãos descobri que não tinha moedas suficientes. Então, deixei de lado a ideia de comprar e devolvi o jornal ao vendedor. Eu disse-lhe que não tinha a moedas.
O vendedor disse: "eu estou te dando isso de graça".
Diante da sua insistência, levei o jornal.
Casualmente, depois de 2 a 3 MESES, aterrizei no mesmo aeroporto e novamente me faltavam moedas para comprar um jornal. O vendedor ofereceu-me o jornal de graça novamente. Eu recusei e disse-lhe que não podia aceitá-lo porque nessa ocasião também não tinha nenhum tostão.
Ele disse: "você pode levá-lo, estou compartilhando isso dos meus ganhos, não estarei perdendo". peguei o jornal.
Depois de 19 anos eu me tornei famoso e conhecido pelas pessoas. De repente, lembrei-me desse vendedor. Comecei a procurá-lo e depois de aproximadamente 1 mês e meio de busca eu encontrei.
Eu perguntei a ele: " você me conhece?"
Ele disse: "Sim, você é Bill Gates".
Perguntei-lhe de novo: " Lembra-te uma vez que me deste o jornal grátis?"
O vendedor disse: "Sim, eu lembro-me, te dei duas vezes".
Eu disse-lhe :" eu quero pagar a ajuda que você me deu essas duas vezes. O que você quiser na sua vida, diga-me, eu dou ".
O vendedor disse: " Senhor Bill Gates, acredite que ao fazer isso não poderá igualar a minha ajuda?"
Eu perguntei por quê?"
Ele disse: " Eu te ajudei quando eu era um pobre vendedor de jornais e agora você está tentando me ajudar quando você se tornou o homem mais rico do mundo.
Como pode sua ajuda igualar a minha?"
Nesse dia, percebi que o vendedor de jornais era mais rico do que eu, porque ele não esperou se tornar rico para ajudar alguém.
As pessoas precisam entender que os verdadeiramente ricos são aqueles que possuem um coração rico, em vez de muito dinheiro. É realmente importante ter um coração rico para ajudar os outros.
É muito fácil dar quando nos sobra, o difícil é presentear, ainda sem ter muito para dar.
Um dos melhores texto que já li:
Tem pessoas que são tão pobres, mais tão pobres... que só tem dinheiro 💰

Tuesday, August 22, 2023

SARCOPENIA: O QUE É A DOENÇA, QUAIS OS SEUS SINTOMAS E RELAÇÃO COM O ENVELHECIMENTO

Autora: Dra. Lilian Loureiro Albuquerque Cavalcante
Médica endocrinologista
 

Sarcopenia é uma palavra de origem grega que significa “perda de carne” e foi reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde (CID-10M62.84) desde 2016. 

Trata-se de uma condição definida pela perda de massa e função do músculo esquelético. Mesmo que sarcopenia e envelhecimento estejam fortemente ligados, seu desenvolvimento pode estar associado a doenças que não são exclusivamente notadas em idosos. 

O QUE É A SARCOPENIA? 

Trata-se de uma alteração da musculatura esquelética caracterizada pela redução da força e da massa muscular secundária ao envelhecimento, podendo comprometer o desempenho físico do indivíduo.  

A sarcopenia é uma condição frequente, embora pouco diagnosticada, com o número de pessoas acometidas pela doença elevando-se de maneira importante com o aumento da idade. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA SARCOPENIA? 

A redução da força e da massa muscular estão associadas a efeitos adversos a curto e longo prazo. Os indivíduos acometidos podem apresentar dificuldades como: carregar algum objeto ou peso; para caminhar pequenas distâncias, por exemplo, dentro do próprio quarto; levantar-se da cadeira sem apoio e para subir degraus. Muitas vezes, essas alterações vão se manifestando de forma paulatina, sendo despercebidas por paciente e familiares visualizando algumas limitações maiores como típicas da idade.   

A sarcopenia está relacionada a vários comprometimentos da saúde que se estendem desde quedas e fraturas à comprometimento cognitivo, com alterações da memória e quadros depressivos, incapacidade para as atividades de vida diária, como deambular sozinho; perda da independência e maior risco de óbito. 

 

SARCOPENIA EM IDOSOS: QUAL A RELAÇÃO ENTRE A DOENÇA E O ENVELHECIMENTO? 

O decréscimo da massa muscular se inicia de forma fisiológica por volta da quarta década de vida. Ocorre principalmente em indivíduos sedentários e com algumas doenças, mas também nos indivíduos ativos e saudáveis, com redução de cerca de 1,5% da força muscular e de 1% a 2% da massa muscular ao ano a partir dos 50 anos.   

Com o envelhecimento, o maquinário envolvido no equilíbrio muscular começa a apresentar algumas limitações. Dentre outros fatores, ocorre menor resposta das células às ofertas de nutrientes, principalmente de proteínas e alterações hormonais que tornam o processo de regeneração e formação muscular menos eficiente.   

Algumas modificações celulares incluem redução no tamanho e número de fibras musculares, particularmente as fibras do tipo II (resposta mais rápida), associada a infiltração de gordura no tecido muscular. 

 

COMO DIAGNOSTICAR E IDENTIFICAR A SARCOPENIA? 

Atualmente, a ferramenta mais recomendada para o diagnóstico da sarcopenia é a sugerida pelo consenso europeu, European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP), publicada em 2019, no qual se enfatiza o comprometimento da força muscular como componente principal do quadro. Não existem, até o momento, marcadores ou exames laboratoriais para o diagnóstico da doença.  

O consenso recomenda a busca ativa de casos de sarcopenia por meio de um algoritmo (FACS - Find cases-Acess-Confirm-Severity), que se inicia com a aplicação de um questionário (SARC-F), que pode ser autoaplicável ou pelo profissional de saúde. No questionário, são avaliadas atividades da vida cotidiana, como necessidade da assistência para caminhar. De acordo com o resultado do questionário, segue-se para a avaliação da força muscular, com testes de como se levantar da cadeira ou da preensão palmar (Hand grip). Se necessário, é feita uma análise da massa muscular e avaliação do impacto das alterações observadas na performance do indivíduo.  

Diante de relatos espontâneos de quedas, fraqueza, lentidão, observação de redução da massa muscular e/ou dificuldades para realizar as atividades básicas, fica evidente a necessidade de avaliação direta da sarcopenia, sem a necessidade da aplicação do questionário. Após o seguimento do algoritmo, o paciente é classificado como: provável sarcopenia, sarcopenia e sarcopenia grave.  

Em caso de o questionário não indicar suspeição da doença, nova avaliação deve ser realizada após 1 ano ou diante de intercorrências maiores, como internamentos.  Recomenda-se a busca ativa por casos da doença a partir dos 60 anos de idade no Brasil, mas é válido salientar que o quadro pode se apresentar em outras faixas etárias dependendo da situação clínica do indivíduo. 

 

SARCOPENIA E OSTEOPOROSE: QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS DOENÇAS? 

A relação entre sarcopenia e osteoporose é explicada pelo tecido muscular e o tecido ósseo, que estão interligados desde as primeiras fases da vida. Ambos exercem ações endócrinas.   

O tecido ósseo produz e libera substâncias (como o cálcio) que atuam na musculatura e vice e versa. Essas substâncias são conhecidas como osteocinas e miocinas, respectivamente, além de outros marcadores. Dentre as osteocinas, pode-se citar a osteocalcina que exerce efeito positivo no metabolismo energético e na síntese proteica. Em relação ao tecido muscular, a irisina, que vem sendo discutida com frequência no ambiente acadêmico, merece destaque. Trata-se de uma substância produzida e liberada pelo tecido muscular, principalmente em resposta ao exercício físico.  

Estudos demonstram relação inversa entre níveis de irisina e fraturas em mulheres com osteoporose no período pós-menopausa e relação positiva da substância em relação a massa óssea (densidade e resistência) em atletas. Dessa forma, o comprometimento de algum destes setores (ósseo ou muscular) implicará no equilíbrio do outro. 

 

COMO EVITAR A PERDA DE MASSA MUSCULAR? 

A prevenção da perda da massa muscular e do possível quadro de sarcopenia é fundamental para o envelhecimento saudável. Prevenir a sarcopenia é melhor que realizar o seu tratamento!   

Atualmente, sabe-se que o desenvolvimento da sarcopenia inicia-se antes do envelhecimento. A prática regular de exercícios físicos, em especial as atividades de resistência (força ou musculação), e a alimentação balanceada, com ingestão de calorias e proteínas em quantidades direcionadas à fase de vida do indivíduo, representam os pilares para a prevenção da doença. Estudos demonstram que o treino de resistência, realizado por meio do próprio peso corporal, com auxílio de pesos livres, halteres, faixas ou máquinas de resistência apresenta efeito positivo na quantidade (massa) e qualidade muscular (força), reduzindo ou retardando os efeitos do envelhecimento na musculatura.  

Não menos importante é o tratamento e acompanhamento regular de doenças que podem ocasionar comprometimento muscular, como as metabólicas. 

 

QUAL O TRATAMENTO RECOMENDADO PARA A SARCOPENIA? 

O tratamento da sarcopenia é baseado principalmente no estímulo muscular por meio de exercícios físicos de resistência e no suporte proteico-calórico adequado a cada caso. Até o momento, não há medicamentos direcionados e aprovados para o tratamento da doença, embora alguns estudos estejam sendo realizados.   

É fundamental ter constância no treinamento físico para que os resultados sejam visualizados e ter ciência de que a suspensão dos exercícios implicará redução ou perca dos benefícios alcançados. A atividade da contração muscular é fundamental, pois gera a liberação de fatores de crescimento muscular que ativam células específicas e a síntese de proteínas.   

A quantidade de calorias recomendadas depende, dentre outros fatores, da idade do indivíduo e das suas atividades diárias. Recomenda-se a ingestão de proteínas com elevada biodisponibilidade como fontes animais (ovos, laticínios, peixes, carnes), além da ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais), que pode ser alcançada por meio do consumo de frutas, verduras e legumes variados.  

Orienta-se ingestão proteica de pelo menos 1,2g/kg de peso, com ajustes de acordo com particularidades do indivíduo, como função renal e morbidades. Atenção especial deve ser direcionada às fontes de leucina (carne, peixe, ovo, leite e derivados, feijão, castanhas, beringela, dentre outros), principal aminoácido relacionado com a formação muscular. A proteína age sinergicamente com o exercício para a saúde muscular. Com o avançar da idade, o sistema responsável pela formação das proteínas responde de forma menos intensa à ingesta alimentar, necessitando de maior quantidade ofertada para alcançar resposta metabólica semelhante. Esse fato tem relação, dentre outros fatores, com as reduções fisiológicas nos níveis de testosterona e estrogênio.  

Diante da necessidade de complementar a ingesta alimentar recomendada, podem ser utilizados suplementos proteicos específicos, principalmente em indivíduos com idade mais avançada (paladar e mastigação comprometidos, apetite reduzido) ou com outras condições clínicas que limitem a ingesta de alimentos.   

Além do exposto, é fundamental atuar nas possíveis causas relacionadas ou agravantes da sarcopenia como doenças endócrinas, pulmonares, osteoarticulares, dentre outras. 

Manter seus exames de check-up em dia é uma estratégia essencial para estar atento à saúde. No Delboni você encontra diversos preventivos e agenda eles com facilidade, rapidez e segurança através do Nav.


SOBRE SER MINEIRO

Mineiro continua acreditando na janela aberta, na brisa do entardecer, que o clima vai refrescar de noite. 

Não é fã de ar-condicionado. O vento deve estar livre para surpreender as pálpebras, jamais enjaulado em um controle remoto.

 Mineiro respeita a chuva, para lavar as mágoas e levar as tristezas embora. 

 Mineiro gosta de morro, pois a ladeira treina o suspiro. E subindo ele encontra as melhores paisagens.

 Todo mineiro, no alto de um prédio, procura a sua casa. E aponta com o orgulho para os filhos: é lá que moramos. Mineiro gosta de juntar doce com salgado, queijo com goiabada, para se deliciar com os contrastes. Mineiro gosta de trem, a ponto de construir ferrovias na fala. Não acaba uma conversa, desembarca de uma conversa.

 Mineiro gosta da loucura do futebol. Comemora o título duas vezes: uma em nome de seu clube e outra para debochar do adversário. 

Mineiro gosta de família. A família não tem fim. Sempre aparece alguém novo nas festas – um primo, um tio, uma tia. 

Mineiro gosta de quem cumprimenta olhando nos olhos. As palavras têm queixo erguido e honra.

 Mineiro gosta de agradar com comida. Sempre leva um lanche para repartir com os colegas no emprego – um bolo, pãozinho caseiro, um doce de mãe. Mineiro gosta de sobremesa, para recomeçar o almoço.

 Mineiro gosta de expressões compridas, para estalar a língua no céu da boca. 

Mineiro gosta de namorar. Quando o casamento dá certo, ele chama de namoro. Quando o casamento dá errado, ele chama de casamento mesmo. 

Mineiro gosta da BÊNÇÃO  de pessoas mais velhas.

 Mineiro gosta de praças, e praças que tenham o coração de um coreto.

 Mineiro gosta de tirar os sapatos para longe quando chega em casa – os sapatos são cachorros dormindo debaixo dos móveis.

 Mineiro gosta de emendar programas, juntar saídas, prolongar passeios, para criar saudade do lar.

 Mineiro gosta de comemorar aniversário por vários dias. Se é para envelhecer, que seja com vontade.

 Mineiro gosta de velório, para elogiar os seus mortos e recomendá-los aos anjos.

 Mineiro gosta de batizado, para reclamar que foi muito longo.

 Mineiro gosta de piadas inspiradas em fatos reais. Mineiro gosta de fazer o caminho mais longo para provar que não é preguiçoso. Vai devagar pelo prazer da estrada.

 Mineiro gosta de acordar cedo no fim de semana, só para contrariar as normas.

 Mineiro gosta de torresmo, para testar os dentes. 

Mineiro gosta de cafezinho passado na hora, para se sentir visita. 

Mineiro gosta de se explicar direitinho, nunca é direto.

  Mineiro gosta do choro de uma viola, para homenagear os galos dos quintais da infância.

 Mineiro gosta de ir a reunião de condomínio, só para ninguém fazer fofoca dele.

 Mineiro gosta de santos, para não sobrecarregar Deus e socializar os pequenos milagres.

 Só um mineiro para entender o quanto ser mineiro é bão demais da conta.

                                              

                                            Fabrício Carpinejar

Monday, August 21, 2023

VALE A PENA LER!

"Ele tem 80 anos de idade e insiste em tomar o pequeno almoço com sua esposa,

E quando eu perguntei, por que sua esposa está no lar ?, Disse ele, porque ela tem Alzheimer (perda de memória).
Eu perguntei "sua esposa espera para compartir o pequeno almoço?" e respondeu:
"Ela não se lembra ... não sabe quem eu sou, há cinco anos atrás já não me reconhece."
Admirado, eu disse, "ainda continua o pequeno-almoço com ela todas as manhãs, mesmo que ela não te reconhece?!?".
O homem sorriu, olhou para os meus olhos e apertou minha mão, em seguida, disse:
"Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é!!!."

MINHA MÃE DIZIA:

 "Filha, corre devagar pra não se machucar.” Naquela época pensei que ela estava falando apenas de cair e arranhar o joelho, mas hoje percebo que na verdade era uma lição pra vida. Tudo que você faz com pressa e sem pensar acaba em consequências.

Não está no Aurélio, mas...

meu amigo RENZO TOCADOR diz, como poeta que é.

ABANDONO: Quando a jangada parte e você fica.
ADEUS: O tipo de tchau mais triste que existe.
ADOLESCENTE: Toda criatura que tem fogos de artifício dentro dela.
ARTISTA: Espécie de gente que nunca vai deixar de ser criança.
AUSÊNCIA: Uma falta que fica ali presente.
DESCULPA: Palavra que pretende ser um beijo.
DEUS: Só Deus sabe.
FOTOGRAFIA: Um pedaço de papel que guarda um pedaço de vida nele.
FILHO: Serzinho adorável e todo seu que um dia cresce e passa a ser todo
dele.
GELO: Aquilo que a gente sente na espinha quando o amor diz que vai
embora.
LEALDADE: Qualidade de cachorro que nem todas as pessoas têm.
LÁGRIMA: Sumo que sai dos olhos quando se espreme um coração.
OUSADIA: Quando o coração diz para a coragem "vá" e a coragem vai mesmo.

Monday, August 07, 2023

GANDRA

 VARIAÇÃO DO LATIM DE GÂNDARA ( LATIM HISPÂNICO GANDERA )

URZE : É o nome comum de diversas plantas arbustivas da família das ericáceas.

               São bastante comuns em terrenos pobres de cal.


UCHA : Caixa, arca ou casa onde se guardam alimentos. Espécie de tulha.

FRASES QUE SÓ BRASILEIROS ENTENDEM

 - A porta dormiu aberta;

 - A luz dormiu acesa;

 - Você segue reto toda vida;

 - Eu fiquei preso do lado de fora;

 - Escuta só pra você ver;

 - Não conheço, mas sei quem é ;

 - Vou só esperar o sol esfriar; 

 - Não vi nem o cheiro.

DIA DOS PAIS

Segundo domingo de agosto, ideia criada em 1953 ( no Brasil ), festejada em todo o mundo em data móveis. 

O intuito é homenagear todos os pais. A criação foi oficializada nos Estados Unidos . Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila, desejando-lhe saúde e felicidade.

Nos Estados Unidos, depois de um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens, no dia 5 de julho de 1908, foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A iniciativa foi da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, mas aconteceu apenas naquele ano. Também nos Estados Unidos, Sonora Louise, teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao Dia das Mães , comemorada desde 1860 no país, inspirada na atuação de de Sonora Louise para reconhecer a data, ela decidiu fazer uma homenagem ao seu pai William Jackson Smart. O pai de Sonora Louise tinha sido guerreiro e veterano na Guerra Civil. Ela nãoutria grande admiração por ele ter criado os seus filhos depois de sua esposa morrer no parto da ultima gestaçao . Enquanto o dia das Mães foi legitimado em 1914, o dia dos Pais só foi reconhecido pelo Presidente Lindon Baynes Johnson em 1966 e oficializado pelo Presidente Richard Nixon apenas em 1972. Outros países tem datas próprias para a comemoração.

No Brasil foi celebrada a primeira em 16 de agosto de 1953.


" Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros "- ( Mahatma Gandhi ).

Wednesday, August 02, 2023

AVISO - ESCRITÓRIO AGE

TEMOS OBSERVADO QUE A LIMPEZA DO SEMANAL DO ESCRITÓRIO NÃO TEM ESTADO A

 CONTENTO, SITUAÇÃO QUE REQUER UM REEXAME  POR PARTE DE QUEM GERENCIA O

 ESCRITÓRIO.


POR OUTRO LADO, TENHO NOTADO, UMA VEZ QUE FAÇO ESTA VISTORIA

 ALEATORIAMENTE HÁ ALGUM TEMPO E OBSERVEI QUE OS EQUIPAMENTOS DE

 TRABALHO ( COMPUTADORES, IMPRESSORAS, AS MESAS ATULHADAS DE PAPÉIS QUE

 PODERIAM ESTAR ARQUIVADOS OU NO MINIMO DEVIDAMENTE SELECIONADOS ). VOU

 ACRESCENTAR QUE OBSERVEI QUE HÁ CASOS EM QUE A PESSOA NÃO LIMPA NEM A

 PROPRIA CADEIRA EM QUE SENTA. PRESUMO QUE ESTA FASE JÁ DEVERIA TER SIDO

 ULTRAPASSADA,


ESPERO QUE POSSAMOS MELHORAR NO QUE NOS FOR POSSÍVEL.


SÃO DOMINGOS DO PRATA, JULHO DE 2023


                                ailton petronio de castro