Monday, August 28, 2023

PRESSÃO BAIXA

- Bom dia, doutor.

- Bom dia. Vamos sentar. Fique à vontade.

- Brigado.

- Como é que vão as coisas?

- Mais ou menos.

- O que que o senhor sente?

- Problema de pressão.

- Alta?

- Não, doutor. Baixa.

- Tem certeza que é baixa?

- Tenho sim senhor.

- Vamos ver os sintomas. Desânimo?

- Não senhor.

- Preguiça?

- Não senhor.

- Muito sono?

- De normal pra pouco.

- Zoeira na cabeça?

- Também não.

- O senhor não parece ter pressão baixa, mas vamos tirar a dúvida.

Antes que o médico pegasse o aparelho, o cliente, decidido e meio aflito, foi logo dizendo:

- Carece não, doutor. Eu tenho certeza.

- O jeito de ter certeza é medir – disse o médico já impaciente.

- Desculpe, doutor, mas não dá pra medir.

- Afinal, que é o médico? Primeiro o senhor garante que tem pressão baixa mas não apresenta nenhum sintoma. Depois, diz que não precisa medir. Agora, que não tem jeito. O que há?

- Acho que o senhor não entendeu direito.

- Não entendi mesmo não - respondeu o médico, irritado.

- Quem sabe eu é que não consigo explicar? – indagou o cliente com humildade.

- Por que o senhor não tenta?

- É difícil... Não sei se o doutor vai compreender...

- Compreender o quê?

- O negócio da minha pressão. É baixa mesmo. Eu tenho certeza.

- E por que tanta certeza?

- O senhor não vai se ofender?

- Claro que não, meu amigo. Fique à vontade. Pode falar!

- É o seguinte. Me desculpe lhe falar assim. Questão da minha barriga. Novidade que apareceu faz um mês.

- O que que barriga tem a ver com pressão?

- Tem não? E o ar que fica lá dentro?

- Ar?

- Ar, doutor. Me perdoe, mas vou falar direto, na bucha. Eu sempre, a vida toda, dava cada peido, era aquele estrondo. De repente fui sentindo que a força tava diminuindo... Agora só sai aquele traquezinho à toa. Ultimamente cismei, resolvi consultar. Um compadre meu morreu de pressão baixa. Ando com um medão danado da minha acabar o restinho que ainda tem. Entendeu agora, doutor?