Tuesday, August 29, 2006

MODO DE VIVER


Passo grande parte do meu tempo de folga lendo. Leio de tudo, ou quase tudo. A informação dos livros é realmente algo fantástico. Recentemente, lendo uma obra do escritor americano Hugh Prather, traduzida para nossa língua, fiquei deveras surpreso ao perceber como a gente sabe tão pouco; ou melhor, às vezes até sabe, mas não coloca em prática.

O autor mostra-nos claramente como se livrar dos problemas do cotidiano, só que nós, somos mestres em, além de não nos livrarmos deles, arrumarmos outros. Em seu livro “Não leve a vida tão a sério”, Hugh Prather deixa claro que não temos controle sobre nada. Não escolhemos a hora da nossa concepção, não controlamos os hábitos de nossa mãe durante a gravidez; ou seja, não escolhemos nem o nosso sexo.


Contudo, passamos a vida inteira pensando que podemos controlar o outro (o pai, os filhos, a esposa, os amigos). Não podemos. Isto não existe.
Somos levados a julgar, controlar e sermos os donos da verdade. Isto é um grande engano. Dedicamos grande parte da nossa vida acumulando honras profissionais, tentando ser atraente fisicamente, buscando a aceitação social. Então construímos um santuário de preocupações e passamos a venerar objetos como carro, DVD e outros bens de consumo.
Não se pode educar ou controlar alguém pelo terror, pelo temor, ameaçando quem ousar se comportar de forma diferente, decidindo pelo outro.


Então esqueçamos de tentar controlar as pessoas e ponhamo-nos como prioridade, dedicando-nos mais aos integrantes de nosso convívio, equipe de trabalho, clientes; filtrando os pensamentos, sendo gentis e dando mais atenção ao próximo.


Ame e escolha a paz como lenitivo de vida.