Thursday, March 13, 2008

EM BUSCA DA FELICIDADE

O tema é sempre muito interessante. No mundo de hoje, inconscientemente, temos sido levados à idéia de que o consumismo é que nos empurra em direção à felicidade. O pensamento de que ser feliz é ter beleza física, riqueza e fama, é inteiramente falso. A cada dia o ser humano corre em busca da vaidade, do dinheiro, da glória fácil, das conquistas eróticas, deixando para trás virtudes como a boa qualidade de vida, o sentimento ético e o cultivo das atividades intelectuais e físicas.
Discute-se muito se realmente o dinheiro guarda direta, próxima e necessária relação com o fato de ser feliz. Evidentemente que o homem não pode prescindir da comida, vestuário, habitação, que é o mínimo básico para a sobrevivência e a paz espiritual.
Importante frisar que a capacidade de resolver adversidades é requisito para superação das dificuldades naturais e próprias da vida; de forma a viver em harmonia, com estabilidade sentimental, financeira, sem se esquecer do lazer, da música, da dança; enfim, de alguns encantamentos que a vida nos proporciona.
Observa-se também que a felicidade é conquista diária, embora não se possa negar que com maturidade, saúde física e mental e atividades prazerosas, apesar do medo, dá para ser feliz. Nisto tudo está incluída a diminuição de dependência e controle em relação ao outro, cultivo da auto- suficiência, menos possessividade, muita amizade e companheirismo.
Esqueçamos a idéia da fusão de dois em um, isto é coisa do século passado; e não tenhamos medo de ser felizes porque esta busca nós só conquistamos, enfrentando-a.