Friday, April 11, 2008

O MINERÊS

A novela “Desejo Proibido” da Rede Globo retratou o “Minerês” com uma autenticidade e uma vivência que me dá até certa alegria em ser mineiro, pois, para mim, a simplicidade é o melhor da vida.
Então ouvimos: Cadiquê (tentanu intendê o motivo), Cadim ( só um pouquim), dó (pena), larga deu, Sô!..., nósss (nossa), Nóssinhora! (Nossa Senhora), É mezzz?! ( quereno cunfirmá), Óiaqui (chama atenção pralguma coizz...), Belzontch (Capitár dustado).
A ingenuidade e a inocência do homem do campo agregadas ao modo simples e muito próprio do mineiro vão nos oferecendo: pó pô (pó colocá), poquim (Só um tiquin), espia (veja), arredaí, sô!, oiprocêvê (olha pra ocê ver), istrudia ( otru dia), pronostoino? (pronde nós tamo inu?)
E por isto que se diz que ser mineiro é comer pão-de-queijo, levantar cedo e ouvir os passarinhos cantando, ser meio desconfiado (só acredita vendo). Ser mineiro é bão demais da conta sô! A única coisa que o mineiro queria era ter mar, mas já que Minas não tem mar, às vezes vai para o bar.
Em outros Estados é comum se dizer que o mineiro “come quieto” ou que “mineiro sabe esconder tudo”, mas reconhecem que a hospitalidade e a generosidade são virtudes bem próprias dos mineiros.
Com isto o sotaque mineiro marca sua diferença no território nacional.
“Uai, esse trem é bom demais da conta, Sô!!!”




No comments:

Post a Comment