Monday, June 09, 2008

MALEDICÊNCIA

A maledicência é um costume impiedoso de tendência contrária ao bem. Por vezes mostra-se ingênua, mas pode destruir onde proliferar.

É o contrário da benevolência que produz a afabilidade e a doçura.

A maledicência tem uma perfeita comparação analítica quando se diz que é “o sorriso nos lábios e o veneno no coração”.

Segundo “Joana de Angelis – Lampadário Espírita”, o maldizer é a cultura da inutilidade em solo apodrecido que se infiltra no ser humano, que se debate nas lavas do próprio sentimento de inferioridade, tendo a visão tomada, a tudo vê, através das pesadas lentes que carrega.

Ninguém ajuda ao próximo, condenando-o; não há socorro se se exibem as feridas alheias à indiferença de quem escuta.

Recusemos beber nesta taça venenosa, desculpemos o erro dos outros; nem sempre as aparências expressam realidades e é perigoso julgar pelo exterior. Assim, quando vier a tentação de apontar defeitos, lembremo-nos das nossas próprias necessidades e limitações.

Concluindo, mantenha rígida vigilância ao falar, procure repetir o que ouviu, apenas como escutou; o que viu realmente, conforme ocorreu, evitando traduzir o que pensa em torno do assunto que não corresponde à legitimidade do fato.

O caminho ideal é a terapia da boa leitura, dos hábitos saudáveis no campo moral, sem pieguismo nem autocompaixão, pois produz resultado relevante e reajusta o indivíduo à harmonia entre o que pensa, vê, ouve e fala.

(Pesquisa: Vida, Desafios e Soluções.)