Friday, July 11, 2008

INVERNO

Nesta época do ano muitos ficam à procura de uma “toca-refúgio”. A falta de luminosidade, dias curtos, noites longas e menos sol afetam nosso humor.
Cadê o sol? É a pergunta que se faz logo de manhã. É comum sentir-se meio angustiado e desamparado em dias frios, por vezes apático, com a auto-estima baixa e pouca concentração. É a depressão ocasionada por um fator externo. Não são raros os depoimentos de pessoas que no inverno sentem-se mais ansiosas, impacientes, solitárias e nostálgicas. Alguns médicos atribuem esta situação à falta de serotonina no organismo durante o período mais frio do ano.
Os ingleses usam muito a expressão “Winter blues” para denominar a tristeza do inverno (parecida com a melancolia “de domingo à noite”), em razão disto os médicos sugerem a necessidade de mais exposição ao sol, com tratamentos feitos à base de fototerapia, além da prática de esportes, ir ao parque, caminhadas e até passear com o animal de estimação.
Ao ler sobre o assunto percebi que fazia sentido, uma vez que nesta época fico a todo momento pedindo para o sol chegar.

Pesquisa: Revista Atitude/ Editora Escola/ Nº 2


“Os meus sonhos são um refúgio estúpido, como um guarda-chuva contra o raio”.

Fernando Pessoa