Thursday, April 15, 2010

À SOMBRA DO ANONIMATO

Na missão de manter viva a chama da cidadania, este semi-articulista, de vez em quando sai à caça do real significado de algumas palavras, como já ocorrera antes com os termos "temperança", " fé " e outros tantos, Hoje fui ao encalço do termo " anonimato" .
O anonimato é de fato poderosa arma, embora seja antagônica à coragem ( olho no olho), porque é uma forma de não assumir.
Alguns pensadores afirmam que o uso do anonimato é uma forma imperfeita de caráter do ser humano; ou seja, vai-se à guerra, mas na hora de lutar, esconde-se na última fila do pelotão por medo das balas ou dos morteiros.
O que acontece muitas vezes na vida político-partidária tem algo parecido com o anonimato; justamente quando nas sombras das noites armam-se alianças espúrias para se conseguir galgar ou obter aquilo que os oportunistas de plantão tanto almejam.
Seguramente atacar alguém trilhando o caminho do anonimato, não pode ser algo elogiável ou, pior ainda, pretender explicar a atitude sob a proteção do manto da "liberdade de expressão".
Estou longe de poder filosofar sobre o real significado da palavra "anonimato", apenas lamento e creio ser a ação, uma atitude que deveras causa grande estranheza.
Finalizando, fica evidente que " quem nao deve, nao teme" ( velho ditado da sabedoria popular); então não se justifica se esconder e não mostrar o rosto.

Pesquisa: internet http://www.blogcrato.com/
Interpretação : Ailton Petrônio de Castro