Friday, March 23, 2012

O OPERÁRIO DO BEM

A BBC de Londres quer saber, através do SBT, quem foi o maior brasileiro de todos os tempos (?). Este tema remeteu-me à nossa Terra e seus construtores.
Tivemos muitas pessoas que se dedicaram ao Prata e muito fizeram para que fôssemos "um povo fácil de ser amado", que na verdade é o que Dr. Geraldo Guerra queria dizer.
Evidentemente que não tenho um minucioso conhecimento de nossa história porque já se vão muitos anos. Contudo, do que pude depreender quando ouvi a pergunta pela primeira vez, lembrei-me do Dr. Matheus.
Juquita para os familiares era o "nosso Dr. Matheus", pessoa que me fez entender o sentimento exato da modéstia, da credibilidade, do respeito, da simplicidade e da honestidade; metaforicamente estou "tirando o chapéu".
Sempre que leio algo do filósofo francês Voltaire, lembro-me do nosso Dr. Matheus, em razão de que ele, embora até não concordasse com o que alguém dizia, defendia ardorosamente o direito daquela pessoa de fazê-lo. Sabia perfeitamente que as idéias estavam acima do campo pessoal e deixava que elas brigassem, sem que as pessoas se metessem.
Imprimiu em seu modo de viver o que posso denominar como "operário do bem"; e jamais deixou de atender as pessoas do Prata, Dionísio e Goiabal; sendo quase que o único médico desta região de 1936 a 1968. Em suas ações políticas ficava bem claro que ele acreditava em sí, mas não duvidava da capacidade dos outros.
Sou sincero, conheci poucas pessoas com o senso humanístico do Dr. Matheus, pois atribuia grande importância à dignidade humana,com uma postura ética inigualável em sua vida profissional e política, deixando bem claro o principio de que: " nada acima do ser humano e nenhum humano abaixo dos outros".