Thursday, August 31, 2017

GUIMARÃES ROSA (II)

Sou só um sertanejo, nessas altas ideias navego mal. Sou muito pobre coitado. Inveja minha pura é de uns conforme o senhor, com toda leitura e suma doutoração.

Quem desconfia fica sábio.

Eu careço que o bom é bom e o ruim ruim, que dum lado esteja o preto e o do outro o branco, que o feio fique bem apartado do bonito e a alegria longe da tristeza! (...) Este mundo é muito misturado...

GUIMARÃES ROSA

O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.

Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos... Essa... a alegria que ele quer. Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.

Viver é um rasgar-se e remendar-se.
Mulher ao centro da vida*


"Chegou ao meio da vida e sentou-se para tomar um pouco de ar. Não sabia explicar. Não era cansaço, nem estava perdida. Notou-se inteira pela primeira vez em todos esses anos. Parou ali, entre os dois lados da estrada e ficou observando as margens da sua história, a estrada da vida ficando fininha, calando-se de tão longe que ia.
Estava em paz observando a menina que foi graciosa, cheia de vida. Estava olhando para si mesma e nem notou. Ali, naquele instante estava recebendo um presente. Desembrulhava silenciosamente a sabedoria que tanto pediu para ter mais.
Quando a mulher chega à metade da estrada da vida, começa lentamente a ralentar o passo. Já notou como tem gente que adora conturbar a própria rotina, alimentar o próprio caos? Ela não.
Não mais. 
Deixa que passem, deixa que corram, a vida é curta demais para acelerar qualquer coisa. Ela quer sentir tudo com as pontas dos dedos, ela quer notar o que não viu da primeira vez. Senhora do seu próprio tempo.
Percebeu, à metade da vida, que caminhou com elegância, que viveu com verdade, que guiou a própria sombra na estrada em direção ao amor. E como amou! Amor por si, pelos outros, amou em dobro, amou sozinha, amou amar. A mulher ao centro da vida traz a leveza que os anos teceram, pacientemente. Escuta bem mais, coloca a doçura à frente das palavras, guarda as pessoas com preciosismo. Aquela mulher já perdeu pessoas demais.
Ao meio da estrada, ela já não dorme tanto, mas sonha bem mais. Sonha pelo simples exercício de sonhar. Sonha porque notou que é o sonho que tempera a vida. Aprendeu a parar de ficar encarando as linhas do corpo. Seu espírito teso, seu riso aberto, sua fé gigante não têm rugas, nem celulite, sem encanação. Descobriu que o segredo é prestar atenção no melhor das coisas, nas qualidades das pessoas, nas belas costas que tem e deixá-las ao alcance da vista dos outros.
Sentada ali, ao centro da própria vida, decidiu seguir um pouco mais. Há mais estrada para caminhar, mais certezas para perder, mais paixão para trilhar. Não há dádiva maior do que compreender-se, que encontrar conforto para morar em si mesmo, que perdoar-se de dentro pra fora. Ao centro da vida ela descobriu que a gente não se acaba, a gente vai mesmo é se cabendo, a cada ano um pouco mais."
- Diego Engenho Novo

AOS FILHOS

Cuidar de quem já cuidou de nós é uma das maiores honras da vida

Wednesday, August 30, 2017

VÃO (resulta em vaidade)

Daí o significado da palavra vão, que significa desprovido de fundamento, que se opõe à realidade. Presunção vangloriosa de si mesmo, total falta de modéstia.

SCHOPENHAUER

Se possível, não devemos alimentar animosidade contra ninguém, mas observar bem e guardar na memória os procedimentos de cada pessoa, para então fixarmos o seu valor, pelo menos naquilo que nos concerne, regulando, assim, a nossa conduta e atitude em relação a ela, sempre convencidos da imutabilidade do carácter. Esquecer qualquer traço ruim de uma pessoa é como jogar fora dinheiro custosamente adquirido. No entanto, se seguirmos o presente conselho, estaremos a proteger-nos da confiabilidade e da amizade tolas. 

«Não amar, nem odiar», eis uma sentença que contém a metade da prudência do mundo; «nada dizer e em nada acreditar» contém a outra metade. Decerto, daremos de bom grado as costas a um mundo que torna necessárias regras como estas e como as seguintes.

Mostrar cólera e ódio nas palavras ou no semblante é inútil, perigoso, imprudente, ridículo e comum. Nunca se deve revelar cólera ou ódio a não ser por atos; e estes podem ser praticados tanto mais perfeitamente quanto mais perfeitamente tivermos evitado os primeiros. Apenas animais de sangue frio são venenosos. 

Falar sem elevar a voz: essa antiga regra das gentes do mundo tem por alvo deixar ao entendimento dos outros a tarefa de descobrir o que dissemos. Ora, tal entendimento é vagaroso, e, antes que termine, já nos fomos. Por outro lado, falar sem elevar a voz significa falar aos sentimentos, e então tudo se inverte. Com maneiras polidas e tom amigável, pode-se falar grandes asneiras a muitas pessoas sem perigo imediato.

ECLESIASTES

“Debaixo do sol”, a expressão que caracteriza a mensagem de Eclesiastes sobre a experiência terrestre, aparece mais de 25 vezes no livro. Alguns exemplos ilustram o pensamento do autor: “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” (Eclesiastes 1:2-3). “Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento” (Eclesiastes 1:14). “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos . . . e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).

Salomão procurou a felicidade no seu trabalho, nas suas grandes obras, no vinho, nas riquezas, na música e nas mulheres, e não a achou (Eclesiastes 2:1-11). Reconheceu e até recomendou que o homem aproveitasse alguns prazeres bons nesta vida, frutos do seu trabalho (Eclesiastes 5:18; 8:15). Também viu a bênção da alegria do casamento e o prazer de compartilhar a vida com a pessoa amada (Eclesiastes 9:9).

Ele viu o valor da sabedoria (Eclesiastes 9:13-18), mas percebeu que a sabedoria “debaixo do sol”, ou seja, o conhecimento que vem somente da experiência humana, também não era satisfatória (Eclesiastes 2:12-17).

Neste livro, ele trata de uma sequência de considerações:

Capítulos 1 a 6 falam da busca frustrada pela alegria nesta vida debaixo do sol.

Capítulos 7 a 10 ainda comentam sobre estas frustrações, mas destacam o valor da sabedoria para livrar o homem das consequências da loucura.

Capítulos 11 e 12 olham para além das experiências debaixo do sol para orientar o leitor a buscar o Criador, aquele que está acima do sol e que dá sentido para a vida do homem.

As conclusões mais importantes de Salomão não se limitavam às experiências debaixo do sol, pois ele percebeu a importância de olhar para cima para achar sentido e satisfação na vida. E, mesmo nisso, o homem encara suas próprias limitações. O objetivo não é compreender Deus, pois nem o homem mais sábio do mundo seria capaz disso: “então, contemplei toda a obra de Deus e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a entenderá; e, ainda que diga o sábio que a virá a conhecer, nem por isso a poderá achar” (Eclesiastes 8:17). O único objetivo digno da dedicação e do esforço do homem, concluiu Salomão, é temer e obedecer ao Criador: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). Tenhamos a sabedoria para chegar à mesma conclusão!

Tuesday, August 29, 2017

PROVÉRBIOS POPULARES

"Quem diz o que quer, ouve o que não quer". Os provérbios são muitos e de uma sabedoria imensa. De quando em vez fico a analisá-los e também aos jargões que cada indivíduo cria para si no cotidiano da vida. Quando menino, lembro-me que havia um senhor que quando mexiam com Ele, retrucava: "Hoje não tô bom pra pobre !". E assim vamos criando nosso "ditos" populares. Outro dia uma amiga brincou comigo, e eu perdi uma ótima oportunidade de aplicar o que eu havia lido no livro "Felicidade", da escritora gaúcha Martha Medeiros.

 - Pois bem, vamos ao fato: Ela brincou que eu estava "sumido", e eu respondi: "você é que não liga mais pra pobre". Mas como "o castigo vem a cavalo", no mesmo dia li que uma moça ouviu de um rapaz a seguinte frase: "Você tem um sorriso lindo", e Ela pensou: "Bem capaz, tá de gozação", ao invés de agradecer.

Eu poderia ter respondido: Estou por aqui mesmo - aliás, sempre que me encontro com você penso que é dia de domingo, você está sempre elegante, com a educação de sempre e disponibilidade em ajudar alguém".

Não teria ficado bem melhor ?

Entao savoir vivre.

Monday, August 28, 2017

RECIPROCIDADE

E não é que a gente vai evitando as pessoas que nunca estão disponíveis, que vivem de relações e ações que se primam pela unilateralidade, com humores variáveis,  e mesmo que façamos  um esforço hercúleo, nada acontece. Então percebemos que a ausência de reciprocidade,  e que nada nos deixa tão solitários quanto nossos segredos, que a naturalidade faz fluir as coisas; e que, finalmente, quando alguém quer estar perto, dá um jeito de se fazer presente.

Por vezes a vida nos abençoa com pessoas especiais; outras, Deus nos apresenta.

Aí vem o gozador e diz"Tem umas pessoa que dá vontade de oiá bem dentro dos zói dela e dizer: 

Mo fio, vá se lasca !"

EQUILÍBRIO

O que fazemos com o que a vida fez de nós? A sabedoria consiste na reação e não na ação.

Sorte não existe, existe trabalho.

Não temos controle sobre a vida ou sobre os outros.

Esforço é o que resolve. Você pode interferir analisando se a vida que leva é medíocre.

Conheça-se - Quem é você?

Tenha consciência objetiva do que quer. Fuja da vaidade, ela é anunciadora de desastres.

Transformar é construir-se. Tornar-se melhor. Não repita os mesmos erros. Esteja você onde e com quem estiver, esqueça o passado. Reinvente-se.

Não se acostume com o fracasso, seja intenso no que quer.

Dedique-se.

TEIMOSIA

Trocar o discurso é uma forma de não morrer lentamente.

PREPOTÊNCIA

O lado positivo das pessoas prepotentes, que pensam saber mais que todos, é que elas encorajam quem pensa saber pouco, a saber mais.

PROCURO

O rumo de dentro.

SABEDORIA II

Reclamar é bem mais fácil do que perdoar e esquecer.

SABEDORIA

Não deixar o dia terminar inutilmente.

DIFERENTE

Não existe dia diferente, o diferente é você quem faz.

VIVER

Na verdade se a gente simplificasse, não se interessasse tanto por reconhecimento e aplausos, não desistisse na primeira dificuldade e não precisasse estar sempre se justificando e tentando dar explicações..

ACEITAR

Novos pontos de vista é uma arte.

ESQUECER

Picuinhas é uma arte.

DESEJO

Só quero estar na vida do outro para fazer o bem, caso contrário sou plenamente dispensável.

MEUS FILHOS

Já tive 15 anos, namorei, sofri por achar que não daria conta de vencer algumas dificuldades. Não houve jeito a não ser prosseguir, errar, consertar, tentar de novo e amar muitas vezes. A vida tem mais portas do que parece.

ATENÇÃO

Lazer não é o mesmo que prazer.

Friday, August 25, 2017

Casamento de A a Z
(Inês de Azevedo Torres Ribeiro)
Provavelmente o casamento acontece por Amor ou, quem sabe, Amizade?
E por causa de certas Bobagens e Brigas constantes, pode dar uma balançada séria ou ter efeitos irreversíveis.
Desta maneira, a letra C é recordista de fracasso na maioria dos relacionamentos. Então vamos lá: Ciúme, Cachaça, Covardia, Contas, Chatice, Celular e Cinismo, por exemplo!
Mas Deus e o Diálogo são as soluções no dia a dia de um casal que faz a opção de viver bem,
juntamente com Equilíbrio e Esperança de mudanças!
Então, Flexibilidade e Fidelidade podem levar à Felicidade!!
Generosidade e Gentileza também fazem parte deste contexto,
assim como Habilidade e Harmonia.
Ignorância, Impulsividade e Irresponsabilidade são inimigas de uma convivência saudável.
No entanto, Justiça é uma aliada de peso!
Um Kit formado de cumplicidade e boa convivência é o ideal, acredito!!
Um verdadeiro Lar é meta contínua e, para tanto, Liberdade é fundamental.
Já com a letra M não tem como esquecer o que o saudoso colega Bereco dizia: “O que atrapalha o casamento é a Mulher”, mas eu logo retrucava, claro: O que atrapalha o casamento é o Marido!! Rsrs
Nobreza e Naturalidade espantam a Neurose que não pode tornar-se Normal no casamento.
Otimismo, Organização e Observação são relevantes na vida a dois.
P... e P... (rsrs) completam, mas não definem a relação!! Não podem faltar Ponderação, Paciência e Persistência e ainda, nenhum dos Parceiros pode achar que tem Posse sobre o outro.
Querido, Querida, o Que te aflige? Eu te Quero bem!!!
E a famosa Razão? Nem sempre é o que prevalece. Riso, Romantismo e Respeito, aí sim, o resultado é muito melhor!!
São essenciais: Sensibilidade, Segurança, Sensatez, Sedução, “Silêncio” e muita Sabedoria para levar adiante essa empreitada!!!
Estão ainda no pacote, a Tolerância e a Tranquilidade para resolver as dificuldades que, certamente, existem.
E na União... Ultrajes? Nem pensar.
Verdade, Vibração e “Valentia”, sim. A todo momento!!!
Webcam pode tornar-se um perigo!! Rsrs
E nenhum dos parceiros tem o direito de ser Xereta na vida do outro.
E, não nos esqueçamos que, muitas vezes, um “arroz com feijão” pode ser muito melhor que um Yakisoba!!
Tudo isso, focando no Zelo de ambos!!!
E lembrando a sabedoria da querida Efigênia Pimenta: “Quem nunca se casou não sabe o que é alegria e tristeza!!! Casando ou não, arrependerás. Então, que se arrependa depois de ter se casado”!!! Essa Efigênia é mesmo porreta!!!

Thursday, August 24, 2017

NOSSA MENTE

A mente humana não pode falir. Morar em palácio não evita a pessoa de mendigar o pão da alegria e da tranquilidade.

Ser inteligente, capaz, intelectual não é garantia de que se está livre da ansiedade e da frustração. Não é incomum o fato de um profissional ser eficiente em seu trabalho e ser incapaz de filtrar os próprios estímulos estressantes e tornar-se um morador ocasional ou habitual de uma terra de ninguém.

Gerir a emoção é elemento básico para a vida. As vitórias e o sucesso ocorrem primeiro na mente positiva, mas para isso é necessário treinar e proteger a emoção.

Características doentias só podem ser combatidas com o pensamento crítico, a criatividade, a memória e o raciocínio.

Trabalhar o uso forçado do cérebro, atividades físicas e prazerosas, atuar como voluntário de forma filantrópica. Horas a fio frente a televisão não ajuda ativar o raciocínio. Nutrir sonhos, aventuras e curiosidade ajudam a evitar que o corpo se sinta debilitado.

Deve-se cuidar para que jovens de vinte anos apresentem dificuldades em tomar iniciativas, de agradecer, de se motivar, reclamar muito e não lutar por suas metas.

Finalmente, deixar de irrigar e estimular a mente é conduzi-la à aposentadoria precoce.

Wednesday, August 23, 2017

Amamos mulheres! Desde que elas se depilem totalmente a ponto de parecerem crianças. Sim, vaginas "infantis" são ovacionadas. Nenhum pêlo! Que nojo mulher com pêlo! Mulher tem pêlo? É sério? Depilação com cera, por favor! E finge que não dói.
Amamos mulheres! Essas divas. Mas parto normal, não. Vai estragar o brinquedinho? Vagina de cocotinha, lembra? Vagina de cocotinha não é capaz de colocar uma criança no mundo. Cirurgia, por favor!
Amamos mulheres! Com peitos durinhos. Põe silicone, ué! Uma cirurgia a mais, uma a menos, não faz diferença. Peitos que jorram leite pra alimentar um bebê? Isso existe? Com tanta latinha na farmácia... Não, amamentar, não. Que pretensão é essa de poder produzir o alimento do seu filho? Seca, leite. Você não consegue. Peito é pra fins sexuais. Apenas. Servidão.
Amamos mulheres! Que nojo de menstruação... Mulher menstrua? Sangue? Ai, vou desmaiar. Esconde esse absorvente. Shhhhh. Ninguém pode saber que sai sangue de você todo mês. Tem jeito de não menstruar. Vai! Faz isso! Que nojo! Hormônio pra dentro. Tá tudo bem.
Amamos mulheres! De barriga chapada: por que a sua não é? Lipoaspiração. Abdominoplastia. Cinta que tira o fôlego. Tudo a seu favor. O que não vale é ter a sua própria barriga. Onde já se viu? Que audácia amar seus pneuzinhos!
Amamos mulheres! Mas essa vagina não é igual ao do filme pornô. Vai lá! Tem cirurgia íntima! O Brasil é recordista mundial em cirurgias íntimas femininas. Uma cirurgia a mais, uma menos... Mais uma dose de cirurgia, por favor. Labioplastia ou ninfoplastia. Ninfo. Aproveita que também existe clareamento anal. Tudo rosinha. Ninfo. Rosinha. Sua vagina não serve. Nem seu ânus.
Amamos mulheres! De sobrancelha feita, cabelo pintado, escovado, maquiada, com esmalte, depilada, vagina e ânus rosadinhos, salto, sem menstruação, sem leite jorrando do peito, sem ver um filho passando em sua vagina. Mulheres... Cirurgias. Protudos pra maquiar. Naturalidade feminina? Nojo!
Amamos mulheres! Doces. Já tomou seu rivotril hoje? Gritou? Tá louca. The mad woman in the attic. Mulheres. Jovens. Eternamente. Um fio de cabelo branco é sinal de desleixo. Compra tinta, maquiagem, faz cirurgia, toma hormônio, rivotril, sinta a dor de cada pelinho sendo arrancado com cera quente. Vai em frente!
Amamos mulheres! Jovens, maquiadas, moldadas, dormentes, lipoaspiradas, siliconadas, alisadas, clareadas, refinadas, "limpas", de salto - nem sua altura serve! - desumanizadas, anestesiadas para a próxima cirurgia. São tantas Galateas...
Amamos mulheres! Já viu o 'the perfectv'? Novidade no mercado. Iluminador para a vagina. Rosa. Iluminada. Ninfa. Cocotinha. Depilada. Infantil.
Amamos mulheres! Desde que elas não sejam mulheres. Apenas estátuas moldadas. Apenas Galateas esculpidas por Pygmalion. Sem vida. Estão todas dopadas. Seja por remédios ou pela mídia.
"Gostamos de mulheres femininas": mentira! Porque vocês odeiam tudo o que é feminino: pêlos, sangue, parto, leite, cheiro natural de vagina, cores e sabores. Vocês não gostam de fêmeas. Vocês gostam que mulheres performem feminilidade. A qualquer custo. Que não sejam elas mesmas. Chora, Galatea. Em silêncio pra não incomodar.
Martha Medeiros

Tuesday, August 22, 2017

HOJE EU ME LEMBREI

Que o mal que me fazem é apenas o mal que eu mesmo acalento em meu coração.

Que sou mestre do nada e discípulo de coisa alguma.

Que viver é aprender

Que ninguém sabe tudo e que conhecimento não é sabedoria.

Que sem amor, o meu coração fica seco.

Que não foi feriado quando nasci e nem o será quando partir.

Que sou apenas um cidadão fazendo estágio em humanismo.

Que não há nenhuma religião acima da verdade.

Que discernimento e amor não se compra e que não há progresso pessoal se não houver esforço.

( Não tenho a autoria)

Monday, August 21, 2017

JORNAL " O PRATEANO", EDIÇÃO DE 18 DE AGOSTO DE 1895.

CÃES SOLTOS NAS RUAS.

"EDITAL.

O abaixo assinado, Agente do Executivo do Município de São Domingos do Prata, considerando a gravíssima tolerância, contrária as disposições do art. 84 do Estatuto Municipal e repetidas reclamações, de vagarem cães pelas ruas e muito principalmente na presente época, por terem aparecidos muitos acometidos de hidrofobia..., chama a atenção de todos os possuidores de cães para não o consentir soltos na rua, sob pena de pagarem a multa de 5$ a 10$000, ou de serem mortos na rua.

E para conhecimento de todos lavrou o presente edital que será afixado no lugar de costume nesta cidade e publicado pela imprensa.

São Domingos do Prata, 2 de agosto de 1895.

O Agente Executivo Marcellino da Silva Perdigão."

Fonte: Recontando a História de São Domingos do Prata

Dr. Edelberto Augusto Gomes Lima

Wednesday, August 16, 2017

VELHOS SÃO OS OUTROS


- A coisa que mais me incomoda na velhice é a solidão. O dia passa devagar, todo mundo ocupado. Ninguém tem muito tempo para conversar comigo, para passear. Eu até entendo. Velho vai ficando muito chato. Eu não tenho paciência pra velho!
Outro dia, fui procurar um asilo para ver como funciona. Achei que podia ser uma boa ideia mudar e ter companhia o dia inteiro. Cheguei lá e achei tudo muito sem graça. Um monte de velhos, todos piores do que eu. Só falavam de doença, de morte e da família que não aparece.
Vou te dar um conselho, minha filha: você se prepare para a sua velhice, porque a gente fica velho de uma hora para outra. Nem percebe. Falo porque eu sei do que estou falando.
Eu mesma, até os 85 anos, achava que não ia ficar velha nunca.
Hoje, aos 92 anos, D. Maria começa a se perceber envelhecendo. Ela certamente sabe do que fala.
Pensar e agir assim...via Andrea Pacha...

Saturday, August 12, 2017

PETRUS

Se eu tivesse que definir você, seria: uma bomba atômica de amor! Dentro desse moço quieto calado, mora o maior amor do mundo. Capaz de mover o mundo, fazer brotar flores, enfeitar o por do sol. Aqui você o entrega e festeja, aqui você é capaz de narrar historias que o amor te ensinou a viver. Aprisionado e contido um dia, hoje publicado para nossa alegria. Você é um exemplo raro de amor. Vivas a quem o concebeu! ( Maria Angela de Freitas ).

BENÇA PAI !

Pai.... completamos  17 anos sem você. O senhor continua fazendo falta na mesa do almoço, no banco da loja de Duvalzinho, nas brincadeiras com Alicate, com Zé Maurício, das suas jocosas brincadeiras, Eu não sabia que doía tanto...mas a vida é assim, filho só sabe o valor de um pai quando o perde. Quando, Ele, mesmo impossibilitado de andar, sentado na solidão do sofá da sala ainda é o nosso maior confidente, nosso encorajador, aquele que sabe diminuir a dimensão de nossas preocupações. Vivi com meu pai 55 anos, nunca consegui ouvir dele uma deselegância ou uma má resposta. Barbeiro, filho de barbeiro, mas leitor atento sabia quando ficar calado e responder-me apenas : você ta certo !.....Certo nada, ele não queria discutir comigo as minhas idiotices ou aquela suposta capacidade de conhecimento do jovem que leu um pouco e já se metia a saber tudo e esquerdista....Ele sabia que dentro em pouco eu pensaria diferente....que a vida não era aquele mar de rosas e que encher uma geladeira ( que nem tinhamos ) custava trabalho.O senhor e mãe - a dupla flexivel-rígida criaram oito filhos, todos unidos, com particularidades diferentes, companheiros uns dos outros, mas por mais que façamos, aquela sua mão macia em nosso ombro e aquela mania de roçar a barba mal feita em nosso rosto de meninos, aquela eterna mania de nos defender junto, a nossa mãe, por sujar as calças curtas de terra vermelha, por passarmos o dia todo jogando bola no corte da estrada de ferro. Aquele ritual de duas vezes por dia, de bicicleta, atravessar a cidade - via Lava-Pés - e ir fazer curativo na perna de nosso vô Zé Luis ( rua das Taquaras) ensinou-nos um tanto que o senhor não pode imaginar. Sabe por quê ? Muitas vezes os filhos não ouvem os pais, mas certamente  os observam. A convivência tão forte com o senhor chegou a um ponto que adivinhava o que o senhor iria responder, antevia a sua opinião sobre coisas da cidade, de política e futebol. Pai....aguarde-me um pouco, voltarei, estou indo buscar flores para levar para o senhor, flores que eu devia ter dado durante a sua vida, todos os dias, mas que hoje servem para meu consolo e oração e para banhar meu rosto de lágrimas de tantas saudades . Finalmente, sei o que está pensando : como estamos criando nossos flhos ? Estamos tentando fazer o melhor, mas, eu, particularmente igual ao senhor , não estou conseguindo.BENÇA....PAI ! Segue um abraço de dois amigos seus....Silvestre de Da. Lalá e Marcinho de Sô Inhô Gomes

Wednesday, August 09, 2017

MARILZA GAYGNETT


Nada melhor que chegar numa sexta-feira, pensar que temos tempo (2 dias inteiros) para fazermos coisas diferentes, descansar de uma semana estressante, "baixar a poeira", deixar rolar a preguiça e os bons pensamentos, ao lado de pessoas que vc curte e ama, buscando uma natureza impar que Deus fez só prá vc... as possibilidades são inúmeras. Basta ir em frente, tirar as amarras do mal humor, do negativismo e deixar rolar o tudo de bom e perfeito que há em vc!
O segredo?
Estive lendo um capitulo disto:
"“A Chave Mestra do Sucesso” – Charles F. Haanel - Décima sexta semana – “Adquirindo o Conhecimento Espiritual”
Resumo:
1 – A riqueza depende da compreensão da natureza criativa do pensamento.
2 – Seu verdadeiro valor consiste em seu valor de troca.
3 – O sucesso depende do poder espiritual.
4 – Esse poder depende do uso, e o uso determina sua existência.
5 – Podemos retirar nosso destino das mãos do acaso conscientizando-nos das condições que desejamos ver manifestadas em nossas vidas.
6 – Pensar, então, é o maior negócio da vida, porque o pensamento é espiritual e, portanto, criativo. Controlar conscientemente o pensamento é, assim, controlar as circunstancias, as condições, o ambiente e o destino.
7 – O pensamento destrutivo é a fonte de todo o mal.
8 – O pensamento cientificamente correto – um reconhecimento da natureza criativa da energia espiritual e da nossa capacidade de controla-la – é a fonte de todo o bem.
“Um homem pode enquadrar e libertar uma estrela para percorrer sua óbita e, contudo, não ter feito nada tão memorável diante de Deus quanto Ele, que permite o pensamento atravessar, como um orbe dourado,as gerações do tempo”. H.W.Beecher

Tuesday, August 08, 2017

SENHOR

Precisamos aprender que nem sempre temos que estar a dizer algo ou a ter opinião sobre tudo e todos. Cuidado com as tolices e que não devemos interferir na vida alheia impondo nossos pensamentos.

Livre-nos dos detalhes e das minúcias voando direto ao que interessa. Faça com que nos silenciemos sobre nossas dores e doenças.

Ensine-nos a ouvir com paciência e que podemos estar errados em algumas ocasiões, pois aqueles que sempre acertam tornam-se maçantes e desagradáveis.

Mantenha-nos mais amáveis, menos rabugentos e proteja-nos dos mal intencionados.

Amém

Monday, August 07, 2017

A VIDA É HOJE

Demonstre seu amor como se você vivesse num constante estado de despedida. Fale ternamente com seu próximo, evite ser agressivo e demonstre afeto. Olhe com leveza, com candura, sorria, seja portador de palavras positivas.

Não perca um dia sem amar, tudo tem prazo de validade.

Wednesday, August 02, 2017

NOVA ERA ESTAVA PROGRAMADA PARA TAMBÉM PERTENCER AO NOVO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA. A HISTÓRIA 127 ANOS APÓS.
Em 09 de março de 1890, ainda ser ter conhecimento do Decreto de emancipação (embora assinado em 1º de março, a publicidade na época era demorada), um jornal de Itabira publicou o artigo a seguir, sugerindo que São José da Lagoa (Nova Era), Alfié e Dionísio, não fossem retirados do território de Itabira para se integrar ao novo município).
“O TEMPO.
ÓRGÃO IMPARCIAL.
Cidade de Itabira, 09 de março de 1890.
Soubemos que a opulenta, populosa e florescente freguesia de São Domingos do Prata pretende os foros de Cidade e a constituição de um município do qual seja a sede.
São louváveis e dignos os desejos dos habitantes da mesma freguesia, rica pelo seu comércio, rica pela sua agricultura e rica pela sua população laboriosa, inteligente e honrada.
Simpático a esta pretensão que deseja ver coroada de bom êxito, ‘O TEMPO’ pede permissão para aventurar algumas considerações à respeito.
Pertencente ao antigo, tradicional e próspero município de Santa Bárbara, que se compõe de dez freguesias, das quais a maior parte cheias de animação e de elementos de progresso, a freguesia do Prata pode se emancipar da tutela de Santa Bárbara e compor um município futuroso se lhe forem agregadas as freguesias de São Miguel do Piracicaba e Vargem Alegre, desmembrada esta do município de Mariana que é enorme.
Compor-se-á o novo município, sem que fiquem extenuados os que devem lhe emprestar sangue e seiva.
São Miguel demora a 8 léguas de distância do Prata e Vargem Alegre cinco, sendo excelentes as estradas que comunicam estes pontos e estreitas as relações de comércio entre os mesmos.
Acresce que o Prata se liga a Vargem Alegre e com esta à Saúde, ponto terminal da linha férrea Leopoldina, que vem despertando, com o sibilo das locomotivas, as indústrias em todas as suas variadas manifestações.
Se o fato de receber de pronto o novo município os elementos de vida e progresso, que sabem desenvolver e animar as linhas de ferro, é bastante para que o Governo do Estado consagre a aspiração dos dignos habitantes do Prata.
Constituir, porém, o projetado município com uma só freguesia, que seja retirada do município de Itabira, é praticar uma verdadeira violência, consumar uma grande injustiça, reduzindo-se à perfeito cadáver o já tão depauperado município.
Todos sabem que, segundo os dados fornecidos pelo arrolamento da população, o município de Santa Bárbara possuía um excesso de população sobre o de Itabira.
Todos sabem que, mesmo assim, formou-se o próspero município de Sant’Anna de Ferros com as joias de Itabira: as freguesias de Ferros, Sete Cachoeiras e Joanezia, a sua melhor parte pela população e pela riqueza.
Como, pois, se pretende tirar ao mesmo as freguesias de Lagoas, Alfié e Dionísio? A que fica reduzido?
É impossível que as freguesias da cidade, Carmo, São Miguel e Antônio Dias, as três últimas pobres e de população escassa, possam firmar a estabilidade do município (........).
Não acreditamos que tal atentado se realize e muito menos que o golpe seja desfechado sobre a Itabira com o apoio e influência do distinto e nobre cavalheiro o honrado coronel João Gualberto Martins da Costa que se acha vinculado neste torrão pelos mais sagrados laços de sangue e de amizade, laços em que o trato do tempo e cultivo das relações, dia a dia, vão estreitando.”
Como se observa a pressão do jornal era para que o novo município de São Domingos do Prata incorporasse apenas o território de São Miguel do Piracicaba (Atual Rio Piracicaba), Vargem Alegre (atual Vargem Linda.
Exceto quanto ao território de Nova Era, que continuou na época, vinculado ao município de Itabira, Rio Piracicaba, Vargem Linda, Alfié e Dionísio, passaram a integrar o novo município.
Curtir
Comentar