Tuesday, August 29, 2017

PROVÉRBIOS POPULARES

"Quem diz o que quer, ouve o que não quer". Os provérbios são muitos e de uma sabedoria imensa. De quando em vez fico a analisá-los e também aos jargões que cada indivíduo cria para si no cotidiano da vida. Quando menino, lembro-me que havia um senhor que quando mexiam com Ele, retrucava: "Hoje não tô bom pra pobre !". E assim vamos criando nosso "ditos" populares. Outro dia uma amiga brincou comigo, e eu perdi uma ótima oportunidade de aplicar o que eu havia lido no livro "Felicidade", da escritora gaúcha Martha Medeiros.

 - Pois bem, vamos ao fato: Ela brincou que eu estava "sumido", e eu respondi: "você é que não liga mais pra pobre". Mas como "o castigo vem a cavalo", no mesmo dia li que uma moça ouviu de um rapaz a seguinte frase: "Você tem um sorriso lindo", e Ela pensou: "Bem capaz, tá de gozação", ao invés de agradecer.

Eu poderia ter respondido: Estou por aqui mesmo - aliás, sempre que me encontro com você penso que é dia de domingo, você está sempre elegante, com a educação de sempre e disponibilidade em ajudar alguém".

Não teria ficado bem melhor ?

Entao savoir vivre.