Tuesday, October 31, 2017

A SIMPLICIDADE É SIMPLESMENTE SIMPLES

A simplicidade nos encanta, olhamos com outros olhos cada detalhe, pois fomos invadidos por uma sensação gostosa que nos faz ansiar viver cada milésimo de segundo muito mais intensamente. Sem urgências, sem pesos, sem amarras. O amor vem para sarar feridas, impulsionar sonhos, resgatar esperanças e nos ajudar a ser melhor do que somos. 

Na realidade viver com simplicidade é apenas saber o que lhe é suficiente, mesmo porque a abundância, por vezes acaba em desperdício.

Viver com simplicidade é entender o que lhe é suficiente. A suficiencia nem sempre esta apenas no material, mas sim no afeto, no toque, na saúde e no alimento.


O excesso de busca em consumir causa-nos a impressão de que sempre está nos faltando algo, o que nos afasta da idéia de que desejo é diferente de necessidade.


A abundância em excesso acaba em descarte, fruto da consumolatria citada pelo Prof. Mario Sérgio Cortella.


O excesso de tecnologia no mundo virtual tem sua importância, mas não substitui o afeto, a presença, o toque, o aroma e o tão necessário abraço.


Quando  nossos desejos movidos pela propaganda nos envolvem, a angustia toma conta de nosso interior. O excesso de escolha passa a ser uma armadilha.


Então temos que ser firmes em nossos focos, definir nosso norte, porque navio que está afundando acaba por atracar em qualquer porto.


Não é incomum que a nova geração  confunda desejo com necessidade, pensando mais em querer tudo para agora, prá já, ignorando que tudo na vida é resultado de conquista.


Santo agostinho já dizia que " o supérfluo dos ricos  é propriedade dos pobres ", levando-nos ao entendimento de que a esperança tem duas filhas, a indignação e a coragem -  a primeira nos ensina a não aceitar as coisas; e a segunda, a mudá-las.