Friday, September 28, 2018

PESQUISA–SÃO DOMINGOS DO PRATA
                     FRAGMENTOS DE SUA HISTÓRIA
                     Edelberto Augusto Gomes Lima(Fonte)

TIMÓTEO ( ORIGEM )

... Em 1832, Francisco de Paula e Silva, requeria uma sesmaria de terras no Córrego de Timóteo que deságua no Piracicaba, sobra da semaria de seu concunhado Felício Morina da Silva, onde construiu a sua Fazenda do Alegre, onde é atualmente a fazenda de D. Maria Nazaré Lellis Ferreira.
 

Por falecimento de Chico e Santa Maria e sua esposa D. Teodomira Correa de Assis coube a Fazenda do Alegre, por herança, aos seus filhos Francisco, que ficou mais conhecido por Chico Santa Maria Moço, e o José também mais conhecido por Juca do Alegre.
 

Esse último como residia fora, vendeu a sua parte para Antônio Malaquias e ficaram como legítimos herdeiros seus filhos : Manuel, Antônio, Sebastião, José e Francisco Malaquias.
 

Esse último ficando tuberculoso e sabendo que o seu mal era incurável, fez doação do terreno que herdara para o patrimônio de São Sebastião do Alegre do Timóteo, onde começaram a ser levantadas as primeiras habitações, começando assim o povoamento da Cidade de hoje Timóteo, que a princípio fez parte do território da Babilônia (Marliéria) incorporando-se em seguida a São José do Grama (Jaguaraçu).
 

Em 1922, sendo instalado o distrito de São José do Grama, do município de São Domingos do Prata, uma das providências tomadas pelo agente do executivo do município, Dr. Edelberto de Léllis Ferreira, foi a criação de uma escola primária municipal no povoado de Timóteo sob a direção de D. Maria Quintão de Miranda, que exerceu o cargo por pouco tempo, sendo substituída por D. Maria Chaves que alfabetizou várias gerações de timotenses..”