Friday, October 25, 2019

CONHEÇA MINAS - 28 DE MARÇO DE 2015

Santana de Alfié, charmoso distrito de São Domingos do Prata na Região do Médio Piracicaba a 136 km de BH
História de Sant’Ana do Alfié:
No ano de 1730 os irmãos João e Alexandre dos Santos Leite chegaram por aqui à procura de terras para cultivo e mineração, sendo essas encontradas por eles na região hoje denominada Alfïé. Não satisfeitos com os lucros, os irmãos venderam as terras e Alexandre doou parte delas para Sant’Ana.
Com o decorrer do tempo, a área doada para Sant’Ana passou a ser povoada devido as minas de ouro nela existentes. Conta-se que lá havia uma balança muito precisa para pesar ouro. Tal fato fazia com que pessoas se deslocassem de longe a fim de usarem tal balança. Quando negociantes tinham dúvida na pesagem, logo diziam “vamos ao fiel”, cuja expressão, à medida do uso, tornou-se “alfié’. Outra versão para o nome do distrito é que o ouro lá extraído era de excelente qualidade, portanto, fiel. E, dessa forma; o ouro fiel era pronunciado como “alfié”.
Sant’Ana do Alfié, devido ao seu relevo montanhoso, é um lugar de clima frio. Lá encontram-se construções em estilo barroco constatadas na Igreja Matriz e em seus casarões que assemelham-se aos de Ouro Preto.
Também merecem destaque a belíssima cachoeira, a grandiosa e a tão conhecida Pedra da Baleia, sempre visitada por turistas e pelos praticantes de vôo livre.
Os moradores daquela comunidade portam grande religiosidade. Tal fato pode ser constatado, principalmente, por meio dos numerosos fiéis que vão à Cruz do Jambreiro para pagarem promessas.
E assim, naquela localidade situada entre serras, os alfienses fizeram e fazem sua História. E por fazê-la, sempre preservando o passado, hoje encontra-se em fase de estudo a possibilidade de ser Sant’Ana do Alfié tombada como um dos patrimônios do município de São Domingos do Prata.