ESCRAVO DADO COMO GARANTIA DE DÍVIDA
SÃO DOMINGOS DO PRATA
O jornal "Liberal Mineiro", em sua edição de 08 de março de 1884, publicou:
'O abaixo assinado faz público que, constituindo-se seus devedores o sr.(Nome do devedor) e sua mulher, por hipoteca passada a 7 de fevereiro de 1879, a juros de 1% ao mês, e devidamente legalizada na importância de 2:375$507 réis, deu como garantia um escravo preto, crioulo, por nome Vicente e terras na freguesia de São Domingos do Prata.
Não querendo os devedores saldar amigavelmente aquele débito, o abaixo assinado requereu ao juiz municipal de Santa Bárbara, desta província e obteve o sequestro dos mesmos bens, que efetivamente foram depositados em poder do sr. Pedro Sipolis.
Achando-se então em depósito estes bens, o devedor retirou ocultamente o escravo Vicente e pretende levá-lo para os lados do arraial do Coimbra ou São Geraldo e para que ele não faça qualquer contrato destes bens, o abaixo assinado faz o presente anúncio, protestando contra todo o contrato que for praticado sobre os bens hipotecados.
Fazenda Corrientes, 21 de janeiro de 1884.
Fonte: LIMA, Edelberto Augusto Gomes. Notícias sobre São Domingos do Prata antigo e seus distritos. Belo Horizonte. MG: Edição 2020. 72p.