BATISTÉRIO DE DOMINGOS MARQUES AFONSO.
UMA BRASILEIRA COM RAÍZES NA REGIÃO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA, HOJE RESIDENTE EM PORTUGAL E QUE TAMBÉM GOSTA DE PESQUISAR, ENVIOU-ME CÓPIA DO BATISTÉRIO DE DOMINGOS MARQUES AFONSO.
Bom dia Sr. Edelberto segue a transcrição e logo depois a tradução. Na verdade fiz a transcrição por forma de demonstrar a escrita da época, o português está com poucas diferenças do atual é somente algumas ortografias que aparecem diferente.
Transcrição:
Aos desaseis dias do mes de marso de mil setecentos e oito anos nasce o Domingos filho de Francisco Marques de Estarreja e de Maria Marques sua molher foi batizado a desaseis do mes digo foi batizado a vinte seis do dito mes pelo padra Luis Marques de Estarreja com licensa sendo padrinho direito (abreviado) Domingos Marques Silva e Ignocencia filha do capitan Custodio Antan pra testemunha (Sr.?) Manoel Marques Rodruigues e Manoel de Oliveira de Santiago de que fiz este termo Pe. Manoel Marques coadjutor dessa igreja que o escrevi
Assinaturas: Pe. Manoel Marques, Manoel Rodrigues
Pe. Luis Marques
Tradução:
Aos dezesseis dias do mês de Março de mil setecentos e oito anos Nasceu Domingos filho de Francisco Marques e de Maria Marques sua mulher foi batizado a dezesseis de mês digo foi batizado a vinte seis do dito mês pelo padre Luis Marques de Estarreja com licença sendo padrinho direito (abreviado) Domingos Marques Silva e Ignocencia filha do capitão Custódio Antão pra testemunhas (Sr.?) Manoel Marques Rodrigues e Manoel de Oliveira de Santiago de que fiz esse termo Pe. Manoel Marques coadjunto desta igreja que o escrevi
Assinaturas: Pe. Manoel Marques,Manoel Rodrigues
Pe. Luis Marques. Notas minhas (Da moradora em Portugal):
1- Na certidão existe uma anotação lateral que não consegui ler mesmo com os recursos que tenho, pedi ajuda para alguns amigos caso consigamos envio posteriormente.
2- Durante a busca notei que a família Marques é muito extensa com várias crianças a nascer nos anos que visualizei (+/- 1706 a 1710).
3- Curiosidade, por ser uma época em que quase 100% da polução era católica só aparecem 3 registros de crianças com o nome José (Joseph como se escrevia à época).
4- A vila não era grande, porém nota-se movimentação de pessoas entre as vilas próximas aquando dos batizados
5- O batizado de Domingos foi feito mesmo em Estarreja e não em Beduído.
6- Um pouco que consegui aprofundar os padres Manoel Marques e Luis Marques eram familiares de Domingos.
7- Ainda existem em Beduído vários descendentes da família Marques.
Espero que tenha sido contribuição para o senhor, vou continuar aos poucos a busca pelo José, buscar mais algum dado que indique quando e onde foi esse batismo.
NOTA: Também descendo deles, através de minha avó ALBINA MARQUES VIERA.
(Tenho um livro histórico-interpretativo sobre as sesmarias de 1758, 1771, curatela, testamento e inventário envolvendo Domingos Marques Afonso)
AT/ Edelberto Augusto Gomes Lima.
Belo Horizonte, 08 de setembro de 2021.