Thursday, October 28, 2021

Muita saudade!!

 


Caros amigos Acesitanos :

"Não há florestas de ipês. Há ipês nas florestas.
Não há Timóteo de Acesitanos. Há Acesitanos
de Timóteo. E hoje nestes 77 anos de Acesita
eles estão por ai neste mundão de meu Deus.
Um aqui, outro lá, há ipês nas florestas . Como
não há multidão de amigos. Há amigos na
multidão. Raros, consistentes, mas poucos e
estão por este mundo afora..
O ipê marca sua presença na paisagem, como o
amigo marca sua presença na memória.
No ipê, a flor é frágil e passageira. O tronco é
sólido e resistente. O tronco é a alma. A flor é a
palavra. No amigo, mais que na palavra é na
alma que se apoia o coração que busca. Mais
importante que aquilo que se diz é aquilo que
se é. ...
O ipê chama atenção, mas não se exibe.
É assim com o amigo. Presente na hora exata.
Não alardeia a amizade que oferece.
O ipê nada pede. Nasce espontâneo e não fica a
exigir cuidados.
Como o amigo, que não é interesseiro.
Entre tantas lições que nos dá o ipê, esta, da
amizade, é das mais preciosas. Não é rico,
porque não tem frutos. Consegue ser amado
por aquilo que é.
Ele vem dizer, todos os anos, que a amizade é
um tesouro. Como o ouro da cor que o reveste.
Cultive a amizade, ela é forte como o tronco do
ipê. É como a vida que não desiste.
E assim como todos anos o ipê floresce e assim
são os amigos Acesitanos e que todos anos se
encontram.
Meus queridos amigos que em breve, muito
breve esperamos nos encontrar.

Elaborado pelo Padre João Baptista Zecchin e
adaptação de Rui Santiago

Wednesday, October 27, 2021

Algumas previsões muito interessantes, mas também assustadoras

 1.  As oficinas de reparação de automóveis desaparecerão.

 2.  Um motor a gasolina/diesel tem 20.000 peças individuais.  Um motor elétrico tem 20. Os carros elétricos serão vendidos com garantia vitalícia e só são reparados pelas concessionárias.  Leva apenas 10 minutos para remover e substituir um motor elétrico.

 3.  Motores elétricos defeituosos não são reparados na concessionária, mas são enviados a uma oficina regional que os repara com robôs.

 4.  A luz de mau funcionamento do seu motor elétrico acende, então você dirige até o que parece ser um lava-rápido e seu carro é rebocado enquanto você toma uma xícara de café e lá vem seu carro com um novo motor elétrico!

 5. As bombas de gasolina irão desaparecer.

 6. As esquinas das ruas terão medidores que dispensam eletricidade.  As empresas irão instalar estações de recarga elétrica;  na verdade, eles já começaram no mundo desenvolvido.

 7.  Grandes fabricantes de automóveis inteligentes já destinaram dinheiro para começar a construir novas fábricas que só constroem carros elétricos.

 8.  As indústrias de carvão irão embora.  As companhias de gasolina/petróleo irão fechar. A perfuração de petróleo irá parar.  Portanto, diga adeus à OPEP! O Oriente Médio estará em apuros.

 9. As residências produzirão e armazenarão mais energia elétrica durante o dia e em seguida, usarão e venderão de volta para a rede.  A rede armazena e distribui para indústrias que são grandes consumidoras de eletricidade.  Alguém viu o telhado do Tesla ?

 10.  Um bebê de hoje só verá carros pessoais em museus.  O FUTURO está se aproximando mais rápido do que a maioria de nós podemos suportar.

 11. Em 1998, a Kodak tinha 170.000 funcionários e vendia 85% de todo o papel fotográfico em todo o mundo.  Em poucos anos seu modelo de negócios desapareceu e eles faliram.  Quem teria pensado que isso aconteceria?

 12. O que aconteceu com a Kodak e a Polaroid acontecerá em muitos setores nos próximos 5 a 10 anos ... e a maioria das pessoas não imagina isso.

 13. Você pensava em 1998 que 3 anos depois, você nunca mais tiraria fotos em filme?  Com os smartphones de hoje, quem ainda tem uma câmera hoje em dia?

 14. As câmeras digitais foram inventadas em 1975. As primeiras tinham apenas 10.000 pixels, mas seguiam a lei de Moore.  Assim, como acontece com todas as tecnologias exponenciais, foi uma decepção por um tempo, antes de se tornar muito superior e se tornar dominante em apenas alguns anos.

 15. Agora vai acontecer de novo (mas muito mais rápido) com Inteligência Artificial, saúde, carros autônomos e elétricos, educação, impressão 3D, agricultura e empregos.

 16.  Esqueça o livro “Choque do Futuro”, bem-vindo à 4ª Revolução Industrial.

 17. O software interrompeu e continuará a perturbar a maioria dos setores tradicionais nos próximos 5 a 10 anos.

 18. UBER é apenas uma ferramenta de software, eles não possuem nenhum carro e agora são a maior empresa de táxi do mundo!  Pergunte a qualquer motorista de táxi se ele percebeu isso.

 19. O Airbnb é hoje a maior empresa hoteleira do mundo, embora não possua propriedades.  Pergunte aos hotéis Hilton se eles previram isso.

 20. Inteligência Artificial: Os computadores tornam-se exponencialmente melhores na compreensão do mundo.  Este ano, um computador venceu o melhor Go-player do mundo, 10 anos antes do esperado.

 21. Nos EUA, jovens advogados já não conseguem empregos.  Por causa do Watson da IBM, onde você pode obter aconselhamento jurídico (por enquanto, o básico) em segundos, com 90% de precisão em comparação com 70% quando feito por humanos.  Portanto, se você estuda Direito, pare imediatamente, pois haverá 90% menos advogados no futuro, (que idéia!) Apenas os especialistas oniscientes permanecerão.

 22. O Watson já ajuda enfermeiras a diagnosticar câncer, e é 4 vezes mais preciso do que enfermeiras humanas.

 23.  O Facebook agora tem um software de reconhecimento de padrões que pode reconhecer rostos melhor do que humanos.  Em 2030, os computadores se tornarão mais inteligentes do que os humanos.

 24. Carros autônomos: Em 2018 já chegaram os primeiros carros autônomos. Nos próximos 2 anos, toda a indústria começará a ser interrompida.  Você não vai querer mais ter um carro, pois você ligará para um carro com seu telefone, ele aparecerá em sua localização e o levará ao seu destino.

 25. Você não precisa estacionar, você só paga pela distância percorrida e pode ser produtivo enquanto dirige.  As crianças de hoje nunca terão carteira de motorista e nunca terão carro.

 26. Isso mudará nossas cidades, porque precisaremos de 90-95% menos carros.  Podemos transformar antigas vagas de estacionamento em parques verdes.

 27. Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem a cada ano em acidentes de carro em todo o mundo, incluindo distração ou direção embriagada.  Agora temos um acidente a cada 60.000 milhas;  com direção autônoma cairá para 1 acidente em 6 milhões de milhas.  Isso salvará mais de um milhão de vidas em todo o mundo a cada ano.

 28. A maioria das montadoras tradicionais irá sem dúvida à falência.  Eles tentarão a abordagem evolucionária e apenas construirão um carro melhor, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) farão a abordagem revolucionária e construirão um computador sobre rodas.

 29. Veja o que a Volvo está fazendo agora;  não há mais motores de combustão interna em seus veículos a partir deste ano com os modelos 2019, usando todos elétricos ou híbridos apenas, com a intenção de eliminar gradualmente os modelos híbridos.

 30. Muitos engenheiros da Volkswagen e Audi;  estão completamente apavorados com Tesla e deveriam estar.  Veja todas as empresas que oferecem todos os veículos elétricos.  Isso era inédito, apenas alguns anos atrás.

 31. As seguradoras terão grandes problemas porque, sem acidentes, os custos ficarão mais baratos.  Seu modelo de negócio de seguro automóvel desaparecerá.

 32. Os imóveis vão mudar.  Porque se você puder trabalhar enquanto se desloca, as pessoas abandonarão suas torres para se mudar para bairros mais bonitos e acessíveis.

 33.  Os carros elétricos se tornarão populares em 2030. As cidades serão menos barulhentas porque todos os carros novos funcionarão com eletricidade.

 34. As cidades também terão um ar muito mais limpo.

 35. A eletricidade se tornará incrivelmente barata e limpa.

 36. A produção solar está em uma curva exponencial há 30 anos, mas agora você pode ver o impacto crescente.  E está apenas aumentando.

 37. As empresas de energia fóssil estão tentando desesperadamente limitar o acesso à rede para evitar a competição das instalações solares domésticas, mas isso simplesmente não pode continuar - a tecnologia cuidará dessa estratégia.

 38. Saúde: O preço do Tricorder X será anunciado este ano.  Existem empresas que irão construir um dispositivo médico (chamado "Tricorder" de Star Trek) que funciona com o seu telefone, que faz a varredura da retina, sua amostra de sangue e sua respiração.  Em seguida, analisa 54 biomarcadores que irão identificar quase todas as doenças.  Existem dezenas de aplicativos de telefone por aí agora para fins de saúde.
 BEM-VINDO AO AMANHÃ - que na verdade, já chegou há alguns anos...
[15/1 09:26] Silvio Bertocco: O comentário de Sandra Pujol:👇🏼👇🏼👇🏼

Se observamos com cuidado, podemos detectar a aparição de uma nova faixa social que não existia antes: pessoas que hoje têm entre sessenta e oitenta anos.
A esse grupo pertence uma geração que expulsou da terminologia a palavra envelhecer, porque simplesmente não tem em seus planos atuais a possibilidade de fazê-lo.
É uma verdadeira novidade demográfica, semelhante ao surgimento  da adolescência; na época, que também era uma nova faixa social, que surgiu em meados do século XX para dar identidade a uma massa de crianças desabrochando, em corpos adultos, que não sabiam, até então, para onde ir ou como se vestir.
Este novo grupo humano, que hoje tem cerca de sessenta, setenta ou 80 anos, levou uma vida razoavelmente satisfatória.
São homens e mulheres independentes que trabalharam durante muito tempo e conseguiram mudar o significado sombrio que tanta literatura latino-americana deu por décadas ao conceito de trabalho.
Longe dos tristes escritórios, muitos deles procuraram e encontraram, há muito tempo, a atividade que mais gostavam e na qual ganham a vida.
Supostamente é por isso que eles se sentem plenos; alguns nem sonham em se aposentar.
Aqueles que já se aposentaram desfrutam plenamente de seus dias, sem medo do ócio ou solidão, crescem internamente. Eles desfrutam do tempo livre,  porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, carências, esforços e eventos fortuitos, vale bem a pena contemplar o mar, a serra e o céu.
Mas algumas coisas já sabemos que, por exemplo, não são pessoas paradas no tempo; pessoas de sessenta, setenta ou oitenta, homens e mulheres, operam o computador como se tivessem feito isso durante toda a vida.
 Eles escrevem e veem os filhos que estão longe e até esquecem o antigo telefone para entrar em contato com seus amigos para os quais escrevem e-mails ou mandam whatsapps.
Hoje, pessoas de 60, 70 ou 80 anos, como é seu costume, estão lançando uma idade que AINDA NÃO TEM NOME. Antes, os que tinham essa idade, eram velhos e hoje não são mais... hoje estão fisica e intelectualmente plenos, lembram-se da sua juventude , mas sem nostalgia, porque a juventude também é cheia de quedas e nostalgias e eles bem sabem disso.
Hoje, as pessoas de 60, 70 e 80 anos celebram o Sol todas as manhãs e sorriem para si mesmas com muita frequência ... Elas fazem planos para suas próprias vidas, não com as vidas dos demais.
Talvez, por algum motivo secreto que apenas os do século XXI conheçam e saberão, a juventude é carregada internamente.
A diferença entre uma criança e um adulto é, simplesmente, o preço de seus brinquedos.

Nota: Por favor, não guarde, passe adiante, sei que você  tem uma juventude acumulada , não importa se são 60 s 70 s 80 ou mais ...

A VIDA É PRA QUEM SABE VIVER...!!!

EDELBERTO AUGUSTO GOMES LIMA - HISTÓRIA PRATIANA

 Você sabia que uma empresa, agora no final de 2021, está propondo a construção de uma ferrovia ligando IPATINGA ao litoral do Estado do Espírito Santo?

Porém, sabia também, que na década de 1960, o deputado estadual pratiano, DR. MÁRIO ROLLA, apresentou um projeto de lei ainda mais arrojado, como se vê do trecho a seguir, extraído do meu livro “A HISTÓRIA DO LEGISLATIVO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA – 1890 A 1962, páginas 281/289?


NAVEGAÇÃO DO RIO DOCE A PARTIR DE IPATINGA – 


Dr. Mário Rolla entre os seus diversos pleitos em prol do progresso da região, empunhou a bandeira, junto com a Sociedade dos Amigos do Rio Doce, para criação de uma artéria fluvial, com grande extensão, indo de Ipatinga até o litoral do Estado do Espírito Santo.

Lembrava o Deputado Dr. Mário Rolla que o Rio Doce já foi navegável e citou, inclusive, anúncios de companhias de vapores, divulgados em jornais cariocas, com linhas regulares que se estendiam até os confins do Espírito Santo e Minas Gerais.

Recordou ainda, do cidadão João Monlevade, precursor da siderurgia no vale do Rio Doce, lá pelo ano de 1930, que havia transportado pelo rio todo o equipamento usado na instalação de sua usina, na margem do Rio Piracicaba, afluente do Rio Doce. Declarou também a existência, naquela época, de vários projetos para o estabelecimento de navegação no Rio Doce.


REFINARIA DA PETROBRAS EM IPATINGA.

Simultaneamente à navegação do Rio Doce no trecho entre Ipatinga até o Estado do Espírito Santo, o Deputado Mário Rolla empreendeu ainda uma campanha de profundo alcance social e econômico para a região, qual seja a instalação em Ipatinga da REFINARIA MINAS GERAIS, em lugar da em Betim, onde acabou sendo inaugurada. 

A refinaria em Ipatinga tornaria bem mais econômica, seja pela localização, distribuição, abastecimento, comunicação, etc., caso se tornasse navegável o Rio Doce, o que acabou não ocorrendo.

Ao se construir um oleoduto do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, a refinaria acabou sendo construída em Betim.

Monday, October 25, 2021

QUANDO OS PAIS MORREM...

 Quando os pais morrem, nada é igual novamente. Não podemos mais ser crianças, não nos sentiremos cobertos por seus abraços, seus beijos e suas palavras de encorajamento. Parece que a vida se torna mais difícil porque seu abrigo não está mais ao nosso lado. Quando os pais não estão mais conosco, ficamos órfãos e isso é difícil, não importa quantos anos você tenha. Mesmo que você tenha sua família criada, a figura de seus pais está sempre ao seu lado, ou pelo menos, você os tem presentes.

Todas as pessoas, mesmo sendo adultos, têm aquela criança viva dentro de nós que quer ser protegida o tempo todo por seus pais. Entregue-se ao amor incondicional deles sempre que necessário, mas quando eles partirem, essa opção não será mais possível.

DEZ COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER SEMPRE...


1. Tome banho mesmo que queira ficar na cama, tome banho.
2. Passe perfume (indispensável).
3. Pare de se comparar com os outros. Todos avançamos de forma diferente e somos especiais à nossa maneira.
4. Saia da sua casa (com cuidado e com as medidas necessárias), não importa se você não tem quem visitar. Pegue o cachorro e saia. Você não tem cachorro? Pegue um livro e vá para o parque mais próximo.
5. Sorria, pouco a pouco você fará sem perceber e se sentirá muito melhor.
6. Coma bem. Se considere. Uma vontade não mata ninguém.
7. Queira-se, parece difícil, eu sei. Se olhe no espelho com respeito e serenidade. Se você não tem nada legal para dizer, fique em silêncio. Lembre-se de que sua voz interior também fala com você... fale com amor e compaixão.
Se você não aprende a respeitar seu peso, estatura, ou qualquer coisa que te acompanhe, é fácil que alguém possa te ferir na sua intimidade.
8. Lembre-se que tudo vai passar. Nada dura para sempre. Deixe suas lágrimas saírem, mas não se regozije com sua dor. Não fique no sofrimento. A cada dia você pode recomeçar e ver que, apesar das feridas, você voltará a se curar.
9. Delete da sua vida cada pessoa que te fez mal ou te fez sentir mal. Você não depende deles e nem do seu humor.
10. Fique com aqueles que te fazem sonhar, que te impulsionem a superar-se, que vejam em você a magia que você tem e que te façam bem. Você não depende deles, mas eles influenciam a sua vida."
Lembre-se, você merece ser feliz!

Monday, October 18, 2021

LI E CAIU MEU QUEIXO!



Os israelenses não fazem ilhas em forma de palmeiras, nem arranha-céus altíssimos, nem hotéis caríssimos, nem seus líderes usam carros com carroceria de prata maciça (clara alusão a Dubai e aos Emirados Árabes).

O orgulho do Estado de Israel é que em breve as suas tecnologias poderão ser usadas por toda a humanidade:


01. A Universidade de Tel Aviv está desenvolvendo uma vacina nasal que protegerá pessoas do Alzheimer e de acidentes cérebro-vasculares.


02. O Technion, Instituto de Tecnologia (Haifa), desenvolveu exame simples de sangue capaz de detectar diferentes tipos de câncer.


03. O Centro Ichlov (Tel Aviv) isolou uma proteína que torna desnecessária a colonoscopia para detectar câncer de cólon, com um simples exame de sangue. O câncer de cólon mata anualmente cerca de 500.000 pessoas.


04. A Acne não mata ninguém, mas causa ansiedade e insatisfação em adolescentes. O Laboratório Curlight criou uma cura mediante emissão de Raios UV - alta intensidade, que liquida as bactérias que produzem a acne sem gerar complicações adicionais.


05. O Laboratório Given Imaging desenvolveu uma câmera minúscula em forma de pílulas que são engolidas e que transmitem milhares de fotos do trato digestivo. Estas fotos de alta qualidade (2 por segundo durante 8 horas) podem detectar pólipos, cânceres e fontes de sangramento. As fotos são enviadas a um chip que as armazena e envia a um computador. Ao final do processo, a câmera é eliminada pelo reto.


06. A Universidade Hebraica (Jerusalém) desenvolveu um neuro-estimulador elétrico (baterias) que é implantado no peito de pacientes com Parkinson, semelhante ao marcapasso. As emissões deste aparelho bloqueiam os sinais nervosos que produzem tremores.


07. O simples odor do hálito de um paciente pode detectar se um paciente tem câncer de pulmão. O Instituto Russel Berrie de Nanotecnologia criou sensores capazes de perceber e registrar 42 marcadores biológicos que indicam a presença do câncer de pulmão sem necessidade de biópsia.


08. É possível prescindir de cateterismo em muitos casos. Endopat é um dispositivo colocado entre os dedos indicadores, que pode medir o estado das artérias e prever a possibilidade de infarto nos 7 anos seguintes.


09. A Universidade de Bar Ilan estuda novo medicamento que combate vírus por via sanguínea. É chamado de Armadilha Vecoy, pois engana um vírus até conseguir sua auto-destruição. Muito útil para combater a Hepatite, e no futuro Aids e Ebola.


10. É possível que os cientistas israelenses do Centro Médico de Hadassah (Jerusalém) tenham descobertos a primeira cura de esclerose lateral amiotrófica, conhecida como Enfermidade de Lou Gehring, em um rabino ortodoxo. Stephen Hawking, famoso cientista britânico, sofria desta enfermidade e para se comunicar utilizava métodos inventados por cientistas israelenses.


Não só de más notícias vive o mundo. Informações como estas são as que fazem falta e devem ser divulgadas!


BORA DIVULGAR …

O ABUSO INVISÍVEL

O abuso invisível.
Existe um tipo de abuso que é oculto.
Raríssimas pessoas o veem.
É invisível para o mundo.
Nossa família, amigos, vizinhos, igrejas, alguns terapeutas e até os tribunais não veem esse abuso.
E por incrível que pareça, até algumas vítimas também não veem.
É um tipo de abuso que vai gradualmente retirando o seu direito, o seu interesse e a sua capacidade de viver neste mundo.
É como ir lentamente apertando um parafuso ao máximo.
É ir aos poucos sufocando uma relação até um ponto de loucura.
Esse mecanismo é tão lento que não é percebido pela vítima por anos, décadas ou até mesmo por toda a vida.
É uma destruição lenta e sutil de seus limites, de sua autoconfiança e de seu amor próprio.
Vai sendo removido cada parte de você ao longo do tempo sem que você perceba.
Você vai sendo destruído lentamente.
O abusador com o qual você convive, vai fazendo pequenas observações, até que ao longo do tempo você se sinta inadequado, envergonhado, culpado e com medo.
Então, através dos sentimentos de inadequação, vergonha, culpa e medo, o abusador começa a manipular você.
Começa assim:
"Por que você está vestindo essa roupa?”
"Por que você faz essas coisas para os outros?”
"Por que você fala desse jeito?”
”Por que você estaciona o carro dessa maneira?”
"Você está fazendo algo que eu não posso ver?”
"Você não gosta de ir nesses lugares comigo?”
“Você tem uns amigos muito chatos."
As palavras do abusador começam a prejudicar sua confiança e segurança como indivíduo.
Você começa a comparar tudo o que faz com o que o seu abusador vai pensar ou dizer.
Sua mente fica ocupada com o seu abusador.
O dano que está sendo feito, está todo dentro de você.
É interno.
Ninguém vê.
Vai mudando sua personalidade.
Vai mudando seu jeito de ser.
Sua alma vai se encolhendo.
Você vai perdendo o seu brilho.
Dependendo do tempo e dos danos causados pelo abusador, caso você consiga sair dessa relação, mas não consiga superar ou fazer uma terapia adequada, o normal é que você acabe atraindo um novo abusador.
Se você permanecer nessa relação, você viverá um estado de tensão permanente e se tornará hiper-alerta.
"Como ele vai reagir se eu falar isso?”
“Será que ele vai ficar chateado se eu for visitar minha mãe?”
"O que será que ele vai dizer se eu disser que quero sair com minha amiga?”
"Eu não posso fazer isso porque poderá incomodá-lo.”
Você começa a se distanciar de você.
Você começa a se defender e pisar em ovos e nem mesmo percebe.
Você começa a ficar se explicando por coisas que não precisaria se explicar.
Você começa a ficar se defendendo de coisas que não precisaria se defender, coisas que para todos os outros são apenas uma parte normal da vida diária.
Com um abusador não existe vida espontânea.
Você não pode mais fazer nada espontâneo.
Tudo é analisado, questionado, verificado.
O que ele vai dizer?
Como ele vai reagir?
Sua mente fica agitada, você fica hiper-vigilante e começa a se proteger contra essa pessoa que deveria ser seu maior apoiador.
Você duvida de si mesmo.
Você mede cada ação que faz em relação ao que ele vai pensar de você ou o que vai dizer ou do que vai acusá-lo.
Ficar se defendendo o tempo todo, faz você se sentir culpado e desesperado.
As opiniões, os pensamentos e os sentimentos do abusador agora são mais importantes para você do que os seus.
Então, as críticas, julgamentos e condenações do seu abusador começam a exercer controle sobre você, fazendo com que você adquira padrões autodestrutivos e comece a se sabotar ou fazer coisas que machucam você, ou seja, você fica subjugado nessa relação.
Com o tempo você vai ficando cada vez mais confuso e enfraquecido, pois percebe o maltrato, mas não sabe como sair e isso significa que você entrou em um estado de desamparo aprendido. Lentamente e gradualmente, está sendo roubada a sua capacidade de ter significado até para você mesmo.
Seu mundo vai ficando cada vez menor e com o tempo você viverá uma vida sem reciprocidade e se tornará um submisso escravo.
Quando você tenta se explicar ao abusador, ele se ofende profundamente com suas tentativas e diz:
"Por que você está tão nervosa? Eu estava apenas fazendo uma pergunta simples. Nossa, você é tão sensível!"
Agora você se sente culpado por até mesmo responder a ele, quando tudo que você estava tentando fazer era se explicar.
Você agora está em uma situação complicada, ou você faz tudo o que acha que o abusador quer, exatamente como quer, o que é impossível, ou você continuará sendo sufocado, humilhado e esmagado.
SÓ QUE NINGUÉM MAIS VÊ ISSO, SÓ VOCÊ!!!
O abusador levou você para o inferno e isso o obrigou a olhar e cuidar de você.
Você aprendeu com ele e ele aprendeu com você.
Aos poucos você entrará em contato com sua verdade interior e será curado.
Este texto fez você compreender seu sofrimento.
É uma resposta da vida.
Nada chega até você por acaso.

No mundo ainda existe bondade, amor e caridade. 

AOS AMIGOS

 Aos amigos....

NELSON MANDELA.
Depois de me tornar presidente, pedi à minha escolta para almoçar num restaurante. Nós sentamos e cada um de nós pediu o que quis.
Na mesa da frente, estava um homem esperando ser atendido. Quando foi servido, eu disse a um dos meus soldados: vá pedir a esse senhor que se junte a nós. O soldado foi e lhe transmitiu meu convite. O homem levantou-se, pegou no seu prato e sentou-se bem ao meu lado.
Enquanto comia as suas mãos tremiam constantemente e não levantava a cabeça de sua comida. Quando terminamos, despediu-se de mim sem apenas olhar para mim, apertei-lhe a mão e ele foi embora.
O soldado me comentou:
Madiva, aquele homem devia estar muito doente, pois as mãos dele não paravam de tremer enquanto comia.
Não, de jeito nenhum! A razão do seu tremor é outra.
Então eu disse-lhes:
Aquele homem era o guardião da prisão onde eu estava. Depois que ele me torturava, eu gritava e chorava pedindo um pouco de água e ele vinha me humilhava, ria de mim e ao invés de me dar água, mijava na minha cabeça.
Estava doente, estava assustado esperando que eu, agora presidente da África do Sul, o mandasse prender e lhe fizesse o mesmo que ele me fez. Mas eu não sou assim, essa conduta não faz parte do meu caráter, nem da minha ética.
′′ As mentes que procuram vingança destroem os estados, enquanto as que buscam a reconciliação constroem nações. Ao sair pela porta para a minha liberdade, soube que, se não deixasse toda a raiva, ódio e ressentimento, continuaria sendo prisioneiro."
- Nelson Mandela.
Pode ser um desenho animado de 1 pessoa

SOMOS DE VIDRO

 Somos de vidro, também de pedra, água e areia...

Viajantes do tempo. O remetente e o destinatário. 

Tudo que jogamos contra o vento vem ao nosso encontro. Somos o próprio reflexo que vemos no espelho e além dele. Somos a vida e a morte. O tudo e também o nada. Somos idealizadores. Sonhadores. Propagadores. Feitos de inocência num mundo de regras. Maldosos ou bondosos - no tempo exato...

Ora oferecemos riscos, ora somos a mais perfeita das ternuras. O ponto de encontro está em cada um de nós. Encontrar-se é o desafio. Entender-se sagrado é o caminho. Enxergar além de, é o que falta. Permitir-se acolher o irmão e entender que ele é tão frágil e tão forte como nós é a meta. Que ninguém é melhor do que ninguém. No final das contas somos pó...

Nem sempre intactos. Nem sempre puros...

O importante é buscar, olhar para dentro de si e observar que o mundo é benção, que somos filhos da Graça - temos a divindade dentro de nós..

Sejamos gratos às pessoas que nos proporcionam felicidade, são elas os adoráveis jardineiros que nos fazem florir a alma.


São Tomás de Aquino


MINEIROS NÃO DIZEM


EU TE AMO

Cristiane Mendonça

Crônica


"Mineiros não dizem eu te amo; fazem café fresquinho e assam pão de queijo! 

Para os nascidos nas 'Terras Gerais', palavras nem sempre expressam a verdade de um coração, mas quitanda e prosa boa são declarações de afeto genuíno.


E, enquanto a chuva cai sobre o mundo lá fora e as dores apertam o peito aqui dentro, na casa do mineiro a fumaça do bule baila feito criança no teto da cozinha. No forno, os pãezinhos assam, dourando sem pressa a casquinha que ficará crocante. 

A avó busca o forro bordado à mão, guardado na velha caixa de madeira e o coloca sobre a mesa. 

De repente, a xícara cor de âmbar é recheada até a beirada com o líquido preto. 

Café bom é escuro e adoçado com disciplina! 

Os pãezinhos de queijo, ainda quentes, são servidos no prato de ágata, ao lado do bolo de fubá, feito com generosidade. 


O barro lá fora não incomoda, os pardais encharcados também não! 

Na cozinha, entre cafés e quitandas, esticam-se as palavras no ritmo de um novelo de algodão na velha máquina de fiar, enquanto as mãos enrugadas passam e repassam os dedos sobre o forro, sentindo assim, as nervuras das linhas vermelhas dos bordados. 


Chama-se a Deus para os males que parecem não ter remédio; faz cara de espanto para as modernidades, reclama-se dos mandruvás que comeram as folhas das hortas. Rememora-se os mortos com uma pontinha de tristeza e muita saudade! 


Permanecem assim, dizendo eu te amo, silenciosamente. 

Eu te amo no bolo feito com capricho, no queijo guardado para fazer o seu pão, no forro da mesa guardado para horas especiais e no café coado na hora para encher a casa com o perfume da gratidão. 


Eu te amo no chá para gripe com folha de canela e açúcar, no uai dito para perguntas e respostas, no trem a que tudo se define... Nas palavras comidas pelas beiradas, mas sustentadas pelo olhar.


Mineiros não dizem eu te amo, porque amar é verbo de se benzer."

NINGUÉM É

 Ninguém é eternamente feliz causando a infelicidade alheia, ninguém é eternamente feliz se metendo na vida do outro, ninguém é eternamente feliz humilhando e sendo arrogante com o outro. O universo da a oportunidade de escolha mas ele também sabe cobrar, e ele cobra com juros e correção monetária. Então, a melhor vingança para pessoas assim é deixar o tempo passar, deixe que cada um acerte suas contas com o destino. Cuide só da sua história, da sua plantação, o resto basta, o tempo cuida!

Uma das lições mais importantes da vida é aprender a não revidar, não é porque alguém te feriu que você precisa ferir de volta. A lei do retorno existe, mas ela não diz que você tem que fazer justiça com as próprias mãos entendeu?!
🌀🌀
Lei do Livre -arbítrio
🌀🌀
Lei da causa e efeito
Seu futuro vai depender das suas sementes plantadas hoje, nunca é tarde para mudar comportamentos, hábitos e se tornar um ser humano melhor!

TUDO QUE PRECISAMOS!

As vezes tudo que precisamos…

É de alguém que nos abrace forte…
Juntando os pedaços de nosso coração.
Alguém que não precise escutar a nossa voz…
Mais que escute o pedido de socorro de nossa alma.
Alguém que mesmo estando longe…
Nos envolva com sua energia de amor e compaixão…
Alguém que mesmo sem tocar nosso corpo…
Alcance em pensamentos nossos desejos mais profundos.
Alguém que acalme a tempestade…
Que atormenta o nosso ser…
Alguém que nos faça sentir em casa…
Mesmo estando longe.
Alguém que com jeitinho nos diga…
Ei eu estou aqui !
Você não está sozinho.
Alguém que nos faça sentir seguro…
Que nos de um colo …
Quando nos sentimos perdidos e sem direção.
Alguém que nos permita ser exatamente o que somos…
Sem julgamentos …
Sem apontar nossos defeitos…
Alguém que não nos queira perfeito…
Mais que saiba com jeitinho ver a melhor dentro de nós.
Alguém que simplesmente nos ame …
Com qualidades e defeitos …
Erros e acertos…
Que nos faça sonhar acordado …
E nos apoie nos conflitos de nossa realidade.
🌹LILLY DESSOLES🌹

Wednesday, October 06, 2021

DIREITO DE POSSE

 O direito a posse antecede ao direito  a propriedade. A posse  é o exercício pleno do domínio, ou seja o uso ou a fruição ou o gozo. Ela existe independente de um titulo, desde seja objeto de boa convivência com os vizinhos, de forma mansa e pacífica.


Monday, October 04, 2021

O achamento da moça perdida e a casinha feliz...

Lady Foppa

Terezinha  era filha do seu Antônio e dona Eva. As pessoas se referiam a ela como Eva de Antônio,  o povo tinha esse cesto de falar fulano de Beltrana  e beltrana de fulano. No caso, o que era falado por último  era o dono: Aninha  de Chico, quem mandava era o Chico . José  de Etelvina,  quem mandava era a Etelvina.

O casal tinha essa filha, que era a moça mais bonita  que eu tinha batido os zóios!                                             Certa  vez,  em uma festa de São  João,  na casa de um primo do papai, a moça ficou noivando  ao lado do prometido  dela de nome Avelino, filho do seu Onofre . Os dois sentaram pareados, malemá  encostavam  os ombros uns nos zotros, os pais dela sentaram atrás  e só ficavam de butuca  no casal.
Papai era muito custoso e botava reparo em tudo, falou para mamãe:
- Oia lá cheiro, repara o filho bocoió do Onofre , é  muito sonso, entra ano, sai ano, ele noiva com a moça,  e nunca nem enroscou o dedo minguinho dele no dedinho dela. Aquele  rapaz baba, a baba dele só não  escorre no chão, porque ele deixa ela descer prá  dentro  da camisa. Não  vejo nenhum futuramento nessa noivação.ô lerdeza!
Mamãe  chamou papai na regulagem,  falou para ele deixar  o rapaz ser da forma que Deus tinha determinado, que bem ou mal, o rapaz era trabalhador  e obediente aos pais.
          
Terezinha  regulava entre 15 ou 16 anos, volta e meia ela me enxergava, sorria, e dava uma passadinha de mão  nas minhas tranças  besuntadas  de  banha  de  galinha,  eu entendia aquilo como um carinho. De resto, eu a achava tão  bonita como uma flor de Bonina.
 
Um dia, escutei um zum,zum,zum em casa entre mamãe  e Ana, elas estavam em um conversê que não  dava para eu alcançar  nenhum entendimento.  
As conversas delas estavam atrapalhadas, não  casava umas com as outras:
- Pra senhora ver minha Madrinha( mamãe  era madrinha de fogueira da Ana, nossa  ajudante  do lar) o acontecido  aconteceu na roça, quando Terezinha foi levá o almoço!
- Pois é, tanto  que Dona Eva mais seu Antônio  zelou da " passarinha" da filha, e ela acabou batendo asa!
Nesse instante eu entrei na conversa e perguntei:
- Mãe  qual passarinha que bateu asa? Foi a qua tava chocando no pé de Rosa? Foi?
    Minha mãe  deu as costas por resposta, perguntei  a Ana qual era a passarinha,  a Ana me mandou lamber  sabão.
 
A conversa estranha continuava, falavam que os pais da Terezinha estavam procurando  um buraco para enfiar a cara, para não  ter que olhar para a cara dos pais do Avelino, noivo babão compromissado.
Quanto mais eu escutava as duas, mais as minhas idéias  embaraiavam na minha cabeça, o palavreado trupicava dentro dos meus ouvidos e o entendimento  me escapava. 
Falaram que o rapaz causador do mal feito,  era um peão que não  tinha nem um couro para dormir em riba.   Nada combinava dentro do meu entendimento,  piorou ainda, quando Mamãe  falou que achava que moça estava esperando, mas não  falou esperando por quem.
A Ana respondeu:
- Valei me minha nossa senhora! Será  que ela está  mesmo esperando?
Eu sabia que se perguntasse  qualquer coisa, iam me mandar lamber sabão,  lamentei meu pai não  estar ali, papai falava tudo declarado na cara de quem quer que fosse.
Por fim, falaram que a pobre da Terezinha tinha desencaminhado e estava perdida.
Eu entendi que a moça pensou que aquele era o caminho certo e foi para o lugar que ia, só que o caminho  era errado, ela desencaminhou  e se perdeu em algum lugar. Me deu muita pena saber que a moça não  sabia caminhar direito. Eu era esperta, sempre tinha meus caminhos, meus " trieiros " e nunca me desencaminhava.
 
Nas minhas andanças  e desandanças, havia um lugar que eu sempre passava, que tinha  uma velha casinha  abandonada. O povo falava que era mal assombrada e que a noite se escutava gemura  de alma, e arrastamento de correntes,  porque dois escravos  tinham morrido acorrentados lá dentro.
 
Eu nunca escutei nada, mas também  só passava por lá de dia.
 
Foi assim, que eu tive o alegramento  de ver a Terezinha varrendo o terreiro da casinha mal assombrada! No mato eu tava, no mato fiquei, só olhando de longe sem que ela desse por fé, da minha presença.
 
Quando cheguei em casa, papai tinha chegado e mamãe  estava contando para ele, justamente que a Terezinha  tinha desencaminhado e estava perdida.
No maior contentamento  eu entrei no meio da conversa  e falei.
 
- A Terezinha  não  desencaminhou e nem tá perdida, acabei de ver ela varrendo o terreiro da casinha branca abandonada.
Mamãe  me chamou de abelhuda, enxerida,  e a Ana me chamou de " espalha fato"! Parecia que eu tinha falado uma coisa do outro mundo.
 
Em seguida, mamãe  mandou a Ana me levar para tomar banho e mandou ela lavar minha boca com sabão  , para eu falar menos.
Chorei até,  não  entendi o que tinha de errado eu ter achado a moça perdida , que desencaminhou na estrada.
 
Um dia, vi dona Eva, levar escondida, uma trouxa de roupa , entregar para a filha e voltar em cima do rasto, para não  ser vista. Falei para minha mãe  porque dona Eva tinha levado a trouxa  de roupa escondida para filha , mamãe falou que era sistema,  e que não  era para eu falar para ninguém.  Fiquei sem saber, quando mamãe  não  sabia a resposta  de algo, ela falava que era  sistema.
 
Depois, ela comentou com  a Ana, sobre a trouxa de roupa e a Ana falou:
- Mãe é mãe!
Então, as duas suspiraram juntas,um suspiro muito profundo, pareciam  estar com pena da Terezinha  e da mãe  dela.
 
Eu gostava de ficar escondida para ver a afeição  da Terezinha  e do peão  dela. Quando ele chegava da lida, ela corria ao encontro dele, ele pegava ela no colo e rodava com ela nos braços,  Terezinha  parecia  uma boneca de pano, levinha, levinha! Depois eles entravam na casinha tão  abraçados  que parecia uma só pessoa. Ele tinha uma viola, sentava em uma toco  que tinha na porta e cantava para ela, parava de cantar quando ela entregava para ele o café,  na xícara  esmaltada,  que arranca o couro do beiço, se a gente não ficar esperta.
Eu não  sabia que dia tinha sido o casório deles, achei que devia ter sido nos dias que meu gato Farofa me abandonou,  e eu variei  muito tempo, sem sair do quarto. Mas eu sabia que naquela casinha vivia duas pessoas que tinham um bem querer muito grande, e que a afeição  deles tinha espantado  toda tristeza das assombração , que um dia sofreram  ali. Papai  sempre falava que quando chega o amor, a dor vai embora,  no meu entendimento  era aquilo, o amor tinha mandado a dor embora.
Um dia, passando pela casinha feliz, reparei que a barriga da Terezinha  estava grandinha.  Outro  dia, reparei que estava maior. Mais adiante  reparei que estava enorme!
Falei para mamãe  que Terezinha  malemá  dava conta de abaixar e pegar  o cisco do terreiro quando varria, por conta do barrigão.
No dia seguinte, mamãe  pegou umas roupinhas de bebê  que não  servia mais no nosso bebê,  arrumou tudo em uma trouxinha,  pegou umas brevidades,  uns biscoitos e uma rapadura, e levou para Terezinha.  
Quando mamãe  falou:
- Ô de casa!
A Terezinha  garrou  num choro, que eu achei que ela fosse ter um passamento!
Mamãe  falou que a demora era pouca, que se ela precisasse de alguma  coisa, podia ir lá em casa chamar.
Por fim, abraçou a Terezinha  e falou:
- Que nossa senhora  do parto lhe dê uma boa hora!
Depois mamãe  pegou na minha mão  e fomos caminho à fora. Quase falei para ela que eu nunca ia " desencaminhar", mas achei por bem ficar calada.
Naquele  domingo, vovó veio nos visitar, trazer seu colo com cheiro de Alecrim,  para eu deitar ,  ela fazer cafuné sem pressa, e eu ficar na maior lerdeza...
Mamãe  então  falou à vovó, que tinha ido visitar a Terezinha.  Falou que a mãe  da moça  estava muito desgostosa, por não  poder servir a filha na hora da precisão, porque o seu Antônio  queria ver o Cramunhão do que ver a filha. Seu Antônio renegou a Terezinha  e falou que não  tinha mais filha.
Vovó falou que mamãe  tinha feito uma bondade muito boa, que Nossa Senhora se agradava dessas coisas. Vovó falou que também  ia fazer uma visita  à Terezinha  e que quem tivesse que se doer, que se doesse,  mas que ela ia, ela ia! Eu sabia que vovó ia fazer a visita, ela nunca deixou de fazer nada que  rebateu que faria.
 
Por conta de ter passado uns dias em Monte  Azul,  cidade que ficava perto da nossa fazenda em Lagoa Comprida, eu fiquei uns dias sem passar perto da casinha feliz. O dia que passei, fiquei espantada de ver Terezinha,  seu bem querer e o bebezinho deitadinho dentro de um caixotinho de madeira, cheio de capim para ficar macio e coberto com um paninho  que reconheci como ter sido  do meu irmãozinho. O bem querer da Terezinha,  estava dedilhando a violinha  magra e cantando para ela, Terezinha  estava tão  encantada  que nem me viu atravessando o terreiro. Lá estavam os três,  pareciam o menino Jesus e os pais dele, do presépio que mamãe  montava.
Achei tão  bonito,  mas tão  bonito que desentendi mais ainda, o porque que o pai dela renegava  a filha. Perguntei  ao papai se Terezinha  era descabeçada,  papai falou que não,  falou que ela tinha um bem querer  e correu atrás  do que queria, sem somar o preço  que tinha que pagar.
Algum tempo depois, fomos a uma festa de São  João  e seu Antônio  estava prá cima, prá  baixo com um bebê  mostrado pra todo mundo o neto dele no maior contentamento.  Depois vi a mamãe  comentando  com a Ana, que um dia, seu Antônio  mais dona Eva, entraram na igreja  e por um acaso do destino, ou pelo  acaso de Deus, sentaram lado a lado com a filha, que o bebê  na hora que viu o avô,  sorriu e estendeu os bracinhos. Ai o avô  não aguentou, caiu no choro. Ali mesmo se abraçaram e ali mesmo se perdoaram...
Muitos anos depois, passei no lugar da casinha feliz, as paredes  haviam sucumbido a mão  do tempo, mas a felicidade  não,  ela ainda morava lá, como fiel testemunha de uma afeição  que escreveu uma história,  de final feliz...

Leia mais textos como esse nos meus livros  Embornal de Lindezas e Encantadora de Vidas.
WhatsApp é 62 996569343

Foto -  feita no Vale do Jequitinhonha. MG.

AMBIENTE DE TRABALHO

Pense no ambiente de trabalho como todo o entorno organizacional. Em muitos aspectos, é algo que você não pode ver, mas que implica diretamente no nível de ânimo e compromisso do time. Logo, é preciso ter cuidado com o ambiente tóxico. Cinzas espalhadas ao vento jamais se juntam.

Conforme pesquisa, ambientes de trabalho que promovem bem-estar e qualidade de vida aos funcionários são, além de mais atraentes aos talentos, 86% mais produtivos e 70% mais rentáveis. Por outro lado, aquelas empresas com ambientes desconfortáveis podem perder a força de trabalho e competitividade, o que pode resultar em graves problemas.

Quais os sinais de um ambiente de trabalho tóxico?

Como diagnosticar um ambiente tóxico? Esta é a pergunta central deste tópico. Muitas vezes, pode ser algo difícil. O ideal é ter métricas claras para avaliar a qualidade do ambiente e se ele é (ou se torna) tóxico aos colaboradores. Adiante, alguns sinais comuns aos ambientes tóxicos:

·         Excesso de conflitos interpessoais

·         Excesso de pressão por resultados;

·         Alta rotatividade da equipe de trabalho;

·         Ameaças freqüentes dos líderes aos liderados

·         Pouca transparência com as informações;

 Como o ambiente de trabalho tóxico impacta nos resultados?

De várias formas, o ambiente tóxico impacta o desempenho e os compromissos diários. Por exemplo, você dificilmente verá um time fazer mais que o básico, caso o local de trabalho seja tóxico. Adiante, pontuamos algumas das implicações mais negativas.

Reduz a motivação da equipe de trabalho

A grosso modo, motivação é a energia que impulsiona os profissionais a fazerem suas tarefas diárias. Quando a motivação está abalada, as tarefas passam a ser feitas com menos ânimo, cuidado e compromisso. Ou seja, o trabalho é feito com desleixo.

Como o ambiente de trabalho tóxico impacta nos resultados da equipe?

Portanto, há uma forte ligação entre o local de trabalho e a motivação, sendo que um ambiente tóxico pode levar a níveis realmente baixos de entrega diária. Isso não é só ruim para a empresa, também é ruim ao time, afinal, ninguém gosta de trabalhar desmotivado.

Promove menos saúde e bem-estar no trabalho

Um ambiente tóxico pode ter implicações profundas na saúde e no bem-estar do time de trabalho – o que se desdobra em outros problemas, como mais afastamentos, atestados e acidentes ao longo do expediente. Portanto, é algo bastante delicado.

Veja bem, se o ambiente é tóxico. Também é nocivo. Os profissionais trabalham com mais preocupações e se tornam mais ansiosos e estressados. Todos esses fatores colocam em risco a saúde física e mental dos talentos, além de gerar mais custos operacionais ao negócio.

Mina as relações interpessoais de trabalho

Ao longo do expediente, o relacionamento interpessoal é inevitável. É preciso conversar com profissionais de diferentes áreas e em diferentes níveis. Se a comunicação não ocorre (ou tem muitos entraves), erros e desperdícios tornam-se inevitáveis.

Nesse caso, novamente, o ambiente de trabalho tóxico torna-se um grande catalisador. Ele afasta os profissionais, faz com que o diálogo interpessoal seja básico e fornece espaço para conversas paralelas , o que pode colocar em crise o senso de equipe.

Implica em líderes exemplares

A liderança não está protegida das implicações de trabalho tóxico. Mesmo os líderes mais experientes e engajados podem experimentar um alto grau de desmotivação e descompromisso, caso o ambiente de trabalho não seja adequado às suas entregas. O problema se torna mais grave porque, ao longo do trabalho, as práticas dos líderes de equipe tendem a ser replicadas pelos liderados. Logo, se o líder é afetado, seus liderados também e os resultados da equipe tendem a piorar de forma rápida e drástica.

Dificulta a manutenção da cultura organizacional

Existem muitos modelos de cultura organizacional. Alguns, por exemplo, são baseados em alta performance, enquanto outros prezam muito mais pela colaboração. O ponto é que nenhuma cultura sobrevive em um ambiente tóxico, afinal, a rotatividade é alta.

Nesses locais, o turnover (índice que mesura a saída de talentos) costuma ser alto. Poucas pessoas querem continuar na empresa e muitas migram para a concorrência. Logo, torna-se mais difícil sustentar uma cultura e quase impossível construir uma boa do zero.

O que pode ser feito para mudar o cenário?

Agora, você já sabe quais os sinais de um ambiente de trabalho tóxico e como ele impacta os resultados da equipe de trabalho. É hora de entender o que pode ser feito para mudar a situação da empresa e garantir que o local de trabalho melhore progressivamente.

O primeiro – e mais importante passo – é identificar a causa do ambiente tóxico. O mais freqüente é que seja um conjunto de coisas, como líderes despreparados, falta de estrutura de trabalho ou exigências excessivas. Depois, corrigir ou eliminar essas imperfeições.

Claro, existem muitas outras coisas que podem ser feitas, pontuamos algumas delas:

 ·         Converse mais com seus colaboradores;

·         Faça pesquisas de clima organizacional e satisfação interna;

·         Gerencie conflitos interpessoais sempre que surgirem;

·         Invista na comunicação interna empresarial;

·         Mostre aos colaboradores que eles são importantes.

No processo de melhoria do ambiente de trabalho, o mais importante é ter a liderança da empresa totalmente comprometida. Assim, torna-se mais fácil obter grandes resultados.

Veja, agora você está por dentro do assunto e entende os perigos do ambiente de trabalho tóxico para a equipe de trabalho. No processo de melhoria, um importante passo é saber como lidar com os conflitos interpessoais, bem como extrair poderosas lições. Assim, você, sua empresa e a equipe de trabalho podem ser bastante beneficiados.

NB

Estamos pensando em elaborar o sistema parte “home Office” e parte no escritório.

Finalmente, lembremo-nos que nenhum de nós é maior do que uma instituição.

Obs.: Isto é apenas uma reflexão como fazemos de costume.

Se houve exageros recebam minhas desculpas.

 

São Dominmgos do Prata, Set/2021.

Ailton Petrônio de Castro