Wednesday, October 27, 2021

EDELBERTO AUGUSTO GOMES LIMA - HISTÓRIA PRATIANA

 Você sabia que uma empresa, agora no final de 2021, está propondo a construção de uma ferrovia ligando IPATINGA ao litoral do Estado do Espírito Santo?

Porém, sabia também, que na década de 1960, o deputado estadual pratiano, DR. MÁRIO ROLLA, apresentou um projeto de lei ainda mais arrojado, como se vê do trecho a seguir, extraído do meu livro “A HISTÓRIA DO LEGISLATIVO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA – 1890 A 1962, páginas 281/289?


NAVEGAÇÃO DO RIO DOCE A PARTIR DE IPATINGA – 


Dr. Mário Rolla entre os seus diversos pleitos em prol do progresso da região, empunhou a bandeira, junto com a Sociedade dos Amigos do Rio Doce, para criação de uma artéria fluvial, com grande extensão, indo de Ipatinga até o litoral do Estado do Espírito Santo.

Lembrava o Deputado Dr. Mário Rolla que o Rio Doce já foi navegável e citou, inclusive, anúncios de companhias de vapores, divulgados em jornais cariocas, com linhas regulares que se estendiam até os confins do Espírito Santo e Minas Gerais.

Recordou ainda, do cidadão João Monlevade, precursor da siderurgia no vale do Rio Doce, lá pelo ano de 1930, que havia transportado pelo rio todo o equipamento usado na instalação de sua usina, na margem do Rio Piracicaba, afluente do Rio Doce. Declarou também a existência, naquela época, de vários projetos para o estabelecimento de navegação no Rio Doce.


REFINARIA DA PETROBRAS EM IPATINGA.

Simultaneamente à navegação do Rio Doce no trecho entre Ipatinga até o Estado do Espírito Santo, o Deputado Mário Rolla empreendeu ainda uma campanha de profundo alcance social e econômico para a região, qual seja a instalação em Ipatinga da REFINARIA MINAS GERAIS, em lugar da em Betim, onde acabou sendo inaugurada. 

A refinaria em Ipatinga tornaria bem mais econômica, seja pela localização, distribuição, abastecimento, comunicação, etc., caso se tornasse navegável o Rio Doce, o que acabou não ocorrendo.

Ao se construir um oleoduto do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, a refinaria acabou sendo construída em Betim.