Friday, March 31, 2023

SUGESTÕES AOS APOSENTADOS

1. Mantenha-se útil, em casa ou na comunidade

2. Não mendigue carinho, atenção, não chore por quem não merece.

3. Atividade física é importante

4. Reclamar menos, sorrir mais

5. Perdoe e esqueça o passado

6. Alimente menos, diminua o sal, coma frutas, verduras e peixe.

7. Durma bem, liberte-se das preocupações, leia o salmo 4

8. Cante as músicas que gosta

9. Beba de seis a oito copos de água por dia

10. Mantenha o cérebro em atividade, leia e tente decorar

11. Cuide da sua aparência, a vaidade equilibrada faz bem

12. Não escorregue no banheiro

13. Rezar ou orar faz bem

14. No banho, use a mão que você usa menos para higienizar-se

NÃO ESPERE

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante para a sua vida.

A persistência é o caminho do êxito.

Se você não acredita em você quem acreditará.

O êxito vem quando nos mantemos fieis a nós mesmos.

A vida pertence a quem se atreve, a quem ousa.

Enquanto a cor da pela for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra.


Wednesday, March 29, 2023

APRENDI...

 "Aprendi com o tempo que é preciso fazer florir o deserto que a vida nos dá. É preciso fazer nascer coragem onde só há medo. É preciso criar sorrisos, mesmo quando as lágrimas teimam em se fazer presentes. É preciso falar de amor, mesmo em um tempo de guerras."


COMO EU QUERIA QUE TODOS LESSEM, PRINCIPALMENTE OS PAIS .

RECOMENDAÇÕES TOME NOTA:

•As crianças não devem ir à despensa sozinhas.
•As crianças não ficam no carro em que você desce rápido para comprar algo (mesmo que esteja perto)
•As crianças não devem se acostumar a andar com qualquer um.
•As crianças não devem sair para brincar sem supervisão.
•O irmão mais velho não deve cuidar dos seus irmãozinhos. Não é sua responsabilidade.
•As crianças nunca não devem estar em um ambiente onde se consome álcool , mesmo que pouco.
•As crianças não devem estar perto de pessoas instáveis ou com maus hábitos.
•As crianças não devem dormir em uma outra casa.
•As crianças não devem viver com todos os amigos do papai ou da mamãe, não é necessário; nem todos são boas pessoas.
•As crianças não se tocam como "queridinhos".
•Crianças não se beijam na boca.
•As crianças não são obrigadas a amar os adultos.
•As crianças não têm o que dizer "SIM" só porque você é adulto e os adultos são respeitados •As crianças devem aprender a dizer "Não" "Não quero" •Elas não têm a decisão nas mãos.
•Eles não sabem do perigo.
•Eles não sabem do mal.
•Eles não sabem de ódio.
•Eles não sabem que existem pessoas com más intenções.
Crianças são inocentes, são ingênuas... SÃO CRIANÇAS!!!!
Nossa responsabilidade é protegê-los de tudo e de todos, mesmo que não sejam nossos próprios filhos.
Os tempos que as crianças vivem agora, nunca mais serão os mesmos de quando nós éramos pequenos.
Cuide deles, ame-os, proteja-os, acredite neles, sempre...

Friday, March 10, 2023

CAIPIRA

    O termo "caipira" é usado nas zonas metropolitanas de duas diferentes maneiras:

    1 - Como termo descritivo;

    2 - Como termo de desaprovação e mesmo de ridicularização.

    Parece que originalmente tinha apenas função descritiva. Como tal, referia-se, no estado de São Paulo, aos habitantes rurais do planalto, em contraste com os "caiçaras" ou habitantes rurais do litoral.

Wednesday, March 08, 2023

REPUTAÇÃO

    Cuidar da boa imagem deve ser algo que venha de dentro para fora. Não se abra para a insegurança ou para a vergonha de ser quem é, com certeza o ataque dos outros acaba sendo feroz, e você é rapidamente engolido pela opinião alheia.

    Aperfeiçoe seus sentimentos, seu aprendizado, reforçando os traços de sua personalidade e fortalecendo  sua autoestima, e lute por sua reputação porque você sabe que ela é inabalável e lhe pertence.

    Tenha orgulho de si mesmo e transmita isto.

    É hora de conviver com a certeza de que você não vai conseguir controlar a fome como responde e como lida com as pedras que lhe atiram, fazendo da resiliência sua melhor companheira.

Tuesday, March 07, 2023

 COMO A MEDICINA DA DOENÇA FUNCIONA

Aos 30 anos, você tem uma depressãozinha, uma tristeza meio persistente: prescreve-se FLUOXETINA.
A Fluoxetina dificulta seu sono. Então, prescreve-se CLONAZEPAM, o Rivotril da vida. O Clonazepam o deixa meio bobo ao acordar e reduz sua memória. Volta ao doutor.
Ele nota que você aumentou de peso. Aí, prescreve SIBUTRAMINA.
A Sibutramina o faz perder uns quilinhos, mas lhe dá uma taquicardia incômoda. Novo retorno ao doutor. Além da taquicardia, ele nota que você, além da “batedeira” no coração, também está com a pressão alta. Então, prescreve-lhe LOSARTANA e ATENOLOL, este último para reduzir sua taquicardia.
Você já está com 35 anos e toma: Fluoxetina, Clonazepam, Sibutramina, Losartana e Atenolol. E, aparentemente adequado, um “polivitamínicos” é prescrito. Como o doutor não entende nada de vitaminas e minerais, manda que você compre um “Polivitamínico de A a Z” da vida, que pra muito pouca coisa serve. Mas, na mídia, Luciano Huck disse que esse é ótimo. Você acreditou, e comprou. Lamento!
Já se vão R$ 350,00 por mês. Pode pesar no orçamento. O dinheiro a ser gasto em investimentos e lazer, escorre para o ralo da indústria farmacêutica. Você começa a ficar nervoso, preocupado e ansioso (apesar da Fluoxetina e do Clonazepam), pois as contas não batem no fim do mês. Começa a sentir dor de estômago e azia. Seu intestino fica “preso”. Vai a outro doutor. Prescrição: OMEPRAZOL + DOMPERIDONA + LAXANTE “NATURAL”.
Os sintomas somem, mas só os sintomas, apesar da “escangalhação” que virou sua flora intestinal. Outras queixas aparecem. Dentre elas, uma é particularmente perturbadora: aos 37 anos, apenas, você não tem mais potência sexual. Além de estar “brochando” com frequência, tem pouquíssimo esperma e a libido está embaixo dos pés.
Para o doutor da medicina da doença, isso não é problema. Até manda você escolher o remédio: SILDANAFIL, TADALAFIL, LODENAFIL ou VARDENAFIL, escolha por pim-pam-pum. Sua potência melhora, mas, como consequência, esses remédios dão uma tremenda dor de cabeça, palpitação, vermelhidão e coriza. Não há problema, o doutor aumenta a dose do ATENOLOL e passa uma NEOSALDINA para você tomar antes do sexo. Se precisar, instila um “remedinho” para seu corrimento nasal, que sobrecarrega seu coração.
Quando tudo parecia solucionado, aos 40 anos, você percebe que seus dentes estão apodrecendo e caindo. (entre nós, é o antidepressivo). Tome grana pra gastar com o dentista. Nessa mesma época, outra constatação: sua memória está falhando bem mais que o habitual. Mais uma vez, para seu doutor, isso não é problema: GINKGO BILOBA é prescrito.
Nos exames de rotina, sua glicose está em 110 e seu colesterol em 220. Nas costas da folha de receituário, o doutor prescreve METFORMINA + SINVASTATINA. “É para evitar Diabetes e Infarto”, diz o cuidador de sua saúde(?!).
Aos 40 e poucos anos, você já toma: FLUOXETINA, CLONAZEPAM, LOSARTANA, ATENOLOL, POLIVITAMÍNICO de A a Z, OMEPRAZOL, DOMPERIDONA, LAXANTE “NATURAL”, SILDENAFIL, VARDENAFIL, LODENAFIL ou TADALAFIL, NEOSALDINA (ou “Neusa”, como chamam), GINKGO BILOBA, METFORMINA e SINVASTATINA (convenhamos, isso está muito longe de ser saudável!). Mil reais por mês! E sem saúde!!!
Entretanto, você ainda continua deprimido, cansado e engordando. O doutor, de novo. Troca a Fluoxetina por DULOXETINA, um antidepressivo “mais moderno”. Após dois meses você se sente melhor (ou um pouco “menos ruim”). Porém, outro contratempo surge: o novo antidepressivo o faz urinar demoradamente e com jato fraco. Passa a ser necessário levantar duas vezes à noite para mijar. Lá se foi seu sono, seu descanso extremamente necessário para sua saúde. Mas isso é fácil para seu doutor: ele prescreve TANSULOSINA, para ajudar na micção, o ato de urinar. Você melhora, realmente, contudo... não ejacula mais. Não sai nada!
Vou parar por aqui. É deprimente. Isso não é medicina. Isso não é saúde.
Essa história termina com uma situação cada vez mais comum: a DERROCADA EM BLOCO da sua saúde. Você está obeso, sem disposição, com sofrível ereção e memória e concentração deficientes. Diabético, hipertenso e com suspeita de câncer. Dentes: nem vou falar. O peso elevado arrebentou seu joelho (um doutor cogitou até colocar uma prótese). Surge na sua cabeça a ideia maluca de procurar um CIRURGIÃO BARIÁTRICO, para “reduzir seu estômago” e um PSICOTERAPEUTA para cuidar de seu juízo destrambelhado é aconselhado.
Sem grana, triste, ansioso, deprimido, pensando em dar fim à sua minguada vida e... DOENTE, muito doente! Apesar dos “remédios” (ou por causa deles!!).
A indústria farmacêutica? “Vai bem, obrigado!”, mais ainda com sua valiosa contribuição por anos ou décadas. E o seu doutor? “Bem, obrigado!”, graças à sua doença (ou à doença plantada passo-a-passo em sua vida).
Fonte: Carlos Bayma Med

Monday, March 06, 2023

MITO DA REALIDADE FALSA


A vida nas redes sociais é só um jogo onde cada um esconde suas desgraças. Quero ver alguém mostrar o banheiro ou o filho catarrento. Quem olha fotos na internet até pensa que existe a vida perfeita.

Alguns estudiosos insistem na ideia de que esse tipo de mentira virtual ou mundo perfeito cria uma falsa realidade, que pode rebaixar a autoestima dos outros . Essa comparação pode provocar até depressão em algumas pessoas . As pessoas passam a querer ter  ou aparentar ter uma vida na prática é impossível. No fundo todos sabem que a vida na internet não é verdadeira.

- Celebridades, belas fotos de casamento, luxo, glamour, decoração, roupas impecáveis; mas nos sites de fofocas sabe-se que não está tão bem quanto se apresenta.

- Contatos bem vestidos, cabelos penteados, roupa bem ajustada e pratos apetitosos.

Mas, no guarda-roupa tem cueca furada, shorts com elástico frouxo, frequentando  sempre  o mesmo self-service, comendo arroz, feijão e ovo.São recortes da realidade de uma pessoa. Há mentiras e verdades que se justapõem.

Na hora de julgar as redes sociais tenha em mente que é o recorte do momento. Toda  moeda tem dois lados. A ideia predominante e da Ilha das Fantasias..

Por fim, fica claro que nas redes sociais não se nega que existem dificuldades ou sofrimentos e que ás vezes elas também mostram aspectos positivos  a serem observados por você e pelos outros.

CAROLINA MARIA DE JESUS - QUARTO DE DESPEJO, DIÁRIO DE UMA FAVELADA - 1960

    Quando um político diz nos seus discursos que está ao lado do povo, que visa incluir-se na política para melhorar as nossas condições de vida pedindo o nosso voto, prometendo congelar os preços, já está ciente que abordando este grave problema ele vence nas urnas. Depois divorcia-se do posto. Olha o povo com os olhos semicerrados com um orgulho que fere a nossa sensibilidade.

APOSENTADORIA

    Os professores de educação infantil, ensino fundamental e médio têm direito a aposentadoria com 30 anos (homens) e 25 anos (mulheres) de contribuição. Professores universitários terão direito a aposentadoria comum, sem diferenciação quanto ao tempo de contribuição.

    O tempo de serviço até a Emenda Constitucional nº 20/98 será contado com o acréscimo de 17% para o homem e de 20% para a mulher, desde que seja de exercício efetivo no magistério.