Tuesday, May 23, 2006

CORAÇÃO ALFABETIZADO

O relacionamento afetivo é o assunto de hoje, a bola da vez como diz o ditado popular.
A nossa vivência afetiva inicia-se com nossos familiares, depois vizinhos, amigos, professores e vai ampliando o leque de contatos até estarmos diante da sociedade, e finalmente de todo universo.
A princípio aprendemos a existência do mal e do bem, e que o erro é sempre do próximo, nunca nosso. E mais, ensinaram-nos também que há sempre a dualidade torturador (carrasco) e salvador; o que é um enorme equívoco.
Na verdade precisamos reeducar nossos sentimentos com fundamento na verdade de que, muito mais que imaginamos, somos responsáveis por nós mesmos.
A pessoa que se prende ao papel de vítima, quer seja do parceiro, quer seja da sociedade: culpa os pais, a falta de dinheiro, a ausência de sorte e a maldade alheia. Reclama, reclama, e assim permanece, não sai do lugar. Culpa a todos, menos a si próprio.
O que fazer então ?
Olhar para a realidade, agradecer as coisas boas, entender o que já nos foi ensinado, buscando sair da dependência, dando (novo) rumo à vida. Dignidade é o de que precisamos para assumir nossos erros, fugir da inércia, buscar o progresso e compreender que o medo é inerente ao ser humano (a falta de coragem não é algo incomum). Arregace pois as mangas e ponha literalmente a mão na massa. Pare de acusar os outros ou culpá-los por suas dificuldades e concentre sua energia em busca de melhorar a vida. Por isso, quando se pegar cobrando alguma coisa do próximo, lembre-se da missão de alfabetizar primeiro o seu coração.




No comments:

Post a Comment