Wednesday, September 06, 2006

ANSIEDADE

Ser feliz é aprender a lidar com emoções e sentimentos. O mundo emocional determina a nossa relação com a vida, com o mundo e com as pessoas.

Somos nossas emoções.


Somos nossas relações, saudades, medos, angústias, tristezas, amores e alegrias.


Ansiedade é o mal do século. É a nossa reação a toda ameaça possível, com modificações corporais e espirituais em defesa diante de iminente perigo.


Viver é muito perigoso. Quando estamos ansiosos, o cérebro acelera e envia mensagens que aumentam o batimento cardíaco, ocorrendo palidez, mais açúcar no sangue.


Toda vez que o ser humano vê-se ou imagina em perigo iminente ele tem a tendência natural de atacar ou de fugir.


Muitas vezes, a ansiedade é apenas em razão de um perigo imaginário, que não se concretiza; mas produz grande inquietação e penaliza o corpo.


A nossa sociedade privilegia a pressa, a preocupação, a rapidez, cobra muito. Classifica o outro de mole ou lerdo, que não está nem aí; por isso todos precisam mostrar-se “ansiosos”.


Todavia, nascemos para viver, celebrar, estar presente, usufruir; o restante foi inventado para facilitar o dom da vida.


No mundo de hoje a maior queixa é a falta de tempo. A mulher, por exemplo, trabalha fora, estuda, mas continuou com os afazeres domésticos. Esta condição é difícil.


Pressa até para entrar em férias.


O nosso objetivo neste mundo é saborear a existência.


O estresse tira esta possibilidade de curtir os momentos porque aceleram o pensamento e as emoções para: fazer isto, para depois fazer aquilo, porque precisa ir a tal lugar, para depois falar com fulano... e assim por diante. Estamos sempre operacionando para depois.


Reparemos nos motoristas em seus carros aguardando o sinal abrir...


Certa ansiedade é até natural, pois é resultado do contato com o mundo que se constrói. Mas o exagero é que provoca inquietação, cansaço, falta de apetite ou apetite insaciável, insônia e a exaustão.