Friday, May 09, 2008

A DIFICULDADE EM MUDAR

Segundo John H. Newman, “viver é mudar e, ser perfeito é ter mudado muitas vezes”. Devo confessar que não sinto facilidade em promover mudanças, sou bastante saudosista, mas com o tempo a gente vai entendendo o dinamismo da vida e passa a perceber que o homem deve se reinventar todos os dias.
O ser humano tem em sua essência a busca da segurança e da estabilidade, tanto pessoal como a de seus familiares, por isto quando alguém faz uma escolha e não se convence, tem dificuldade em tentar outro caminho, experimentar novamente. Ter outra oportunidade é um privilégio, não se deve perdê-la.
O autor Paulo Coelho insiste em dizer que estamos em constante processo de mudança, razão pela qual afirma que os dias são diferentes.
É também muito natural considerar que com o aumento da idade aumenta o nosso grau de recusa a uma idéia nova. É questão de conseguir ver com olhos diferentes.
Há pensadores que defendem que nós, humanos, somos como as águias, existem momentos de renovarmos, reciclarmos nossos conhecimentos, deixarmos de lado a estagnação e investir em uma vida nova, cheia de novas conquistas e sucessos.
A vida tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram grandes obstáculos, antes de triunfarem. Venceram porque as derrotas anteriores não foram suficientes para os desencorajarem.

Não exijamos prazos e datas, somos atemporais.
Não imponhamos condições, somos absolutamente incondicionais.
Não esperemos explicações, não as temos, apenas acontecemos; sem hora, local ou ordem.