Monday, January 11, 2010

PARA LEONOR

Minha querida irmã, talvez meu abraço te dissesse que entendo a preocupação que tem com os que te cercam. Que eu, há muito sei, que queres o melhor para todos. Portanto, tranqüilize-se, cada filho seu ou sobrinho (ou sobrinho (a) neto) alcançará o que almeja na vida. Eles estão aprendendo pelo amor, mas em caso de ter que se aprender pela dor, não há que se entristecer, a dor também nos ensina e todo sofrimento nos faz crescer.
Mas, certo é que talvez meu abraço ficasse calado abraçando-a na linguagem do amor, que tem a sabedoria de dizer TUDO. O amor é a voz de Deus calando fundo em cada oração.
A você, tenho um perdão a pedir, pois sentia-me sempre meio responsável por você. Era o mais velho (dos homens) que morava em casa quando você nasceu, lembro-me que fiquei a noite na Pracinha do Hospital esperando que Dr. Matheus falasse com nosso pai (tinha quinze anos de imaturidade). No meu íntimo, já queria protegê-la, instinto fraternal.
Mais tarde, pode ser que tenha proferido palavras, durante a vida, que eu não soubera calar. E que a flor do perdão passe exalar um perfume que vença todas as distâncias, todas as eras do tempo; podendo promover a compreensão entre todos aqueles que nessa Terra de Deus sabem se distanciar da arrogância e se fazer dignos, humildes, como respeitosos e verdadeiros irmãos.
Há pouco tempo li algo muito interessante e importante:

“... NADA É ENTRE VOCÊ E O OUTRO, TUDO É ENTRE VOCÊ E DEUS...”

Nessa luta pela felicidade material, acabamos por descobrir que às vezes tornamo-nos peritos em magoar o próximo. Nem sempre por que se quer, mais pela fraqueza do coração, da espiritualidade, da ausência da escala de valores, e em sua maioria por falta de amor aos semelhantes. Todos nós podemos nos vangloriar de termos uma vida cristã, com fundamento na oração, mas nada disso valerá se não tivermos amor e generosidade para com os nossos irmãos. Quando se diz irmão, não é só o irmão de fé, são todos os seres humanos, afinal JESUS morreu por todos.
Escrever para você é muito fácil porque o ponto central de sua vida é a fé. E foi isto que fez você cuidar bem de nosso pai durante onze anos com uma assistência mais do que diária, e de mãe durante quase seis anos. Não foi só cuidar. Cuidar amando, agradecendo por cada noite e abençoando por toda manhã. Este exemplo o Leonardo e o Lucas jamais esquecerão!
Com saúde, serenidade e paz para você, Dinho e os meus queridos sobrinhos.

Seu mano, Petrônio.