Tuesday, March 30, 2010

O SILÊNCIO

Este articulista vive a tentar esmiuçar o verdadeiro sentido das palavras, como já acontecera antes com a palavra "temperança", hoje luto pelo verdadeiro sentido da palavra "silêncio".
Pesquisando o "Novo Dicionário do Aurélio", vamos encontrar diversas definições como "estado de quem se cala", "privação de falar", "interrupção de correspondência", "taciturnidade", "sossego", "calma", "paz", "sigilo", "segredo", ou "aquele que se abstém de falar".
Do ponto de vista objetivo temos definições plenamente aceitáveis, porém o significado que o silêncio traduz quando o ser humano o toma como resposta, é algo de uma interpretação altamente subjetiva, tanto que confesso minha total incapacidade para compreendê-lo.
Ouvimos várias citações populares como "Quem cala, consente", "Quem cala, vence" ou até mesmo que o silêncio seja parente bem próximo da indiferença, mas este "bloguista" pensa que o silêncio é força e caminho para a meditação. Ele nos acompanha nos preciosos momentos de intimidade e nos dá a medida exata da pureza e da humildade.
Na mística do silêncio pode estar o "desapego" oscilando entre esperanças mal-sucedidas e sonhos de grandeza.
A alma cresce e evolui com o silêncio, pois significa saúde, recarrega as baterias da fé, da tolerância e do amor.
Para muitos pensadores o silêncio é um caudaloso rio com águas cor de vento.
Somente no mundo dos que amam o silêncio fala...e alto! Mostra sua face de pureza e bondade, comunica-se com os homens que, cheios de defeitos, ainda se conservam cúmplices do amor.