Saturday, March 13, 2010

O VALOR DO CUMPRIMENTO

Há algum tempo venho filosofando sobre o valor da saudação entre as pessoas. Foi impossível não lembrar da citação bíblica: “Saudai-vos uns aos outros”.
Particularmente entendo o cumprimento como uma saudação calorosa e aconchegante, exatamente contrária à rejeição ou abandono. Um toque, um bom dia, um abraço, um “oi” ou um “olá” externa a satisfação e alegria em ver ou estar com o próximo, além de fortalecer laços de união, o cumprimento também exerce silenciosamente a função de unir uma comunidade.
O cumprimento demonstra educação e aceitação.
Quem não gosta de um aperto de mão, um leve tapinha nas costas, um abraço, um beijo, um boa noite?
Ao recebermos um visitante em nossa casa ou cidade não nos esqueçamos desta saudação amigável expressa através do gesto ou da palavra.
Assim, além de saudar ser um ato de boa educação, deve ser acompanhado de um gesto cordial e espontâneo, representando com sinceridade o desejo e o real prazer em estar com aquela pessoa.
Concluindo, mesmo com toda a modernidade do mundo atual, permanece sem mudança o dever de saudar amigos e conhecidos. Confesso que me sinto muito bem quando recebo um cumprimento.