Monday, January 14, 2013

FAZ PARTE DA VIDA

     De um modo geral pensamos que a separação de um casal é a chegada plena da independência e da liberdade, carta de alforria. Não é bem assim, muitas vezes acostumamo-nos com um "modus vivendi ",  que alguns dizem que é uma dor sem fim, mas pode não ser bem assim. Existem perdas bem mais difíceis, pais, filhos.

     Não há como negar que é um processo doloroso e com o qual é difícil lidar. Quando o ser humano sente-se desprezado, humilhado e rejeitado, o que é um fato natural neste tipo de situação, só resta esperar o tempo passar. Algumas lembranças podem até demorar, mas vão embora.


         Mas o tempo é assim: ao mesmo tempo que caminha devagar e nos faz sofrer, acaba por nos conceder o alívio; a cura. Então, o normal  é ter a consciência de que tudo se alivia com o passar do tempo.

    
     Claro que um novo relacionamento pode até ser  bem-vindo, mas se houver precipitação, uma nova convivência  pode ser muito pior do que a solidão. Na pressa de se achar alguém para preencher um possível sentimento de vazio, nossos critérios de escolha ficam, digamos, menos exigentes, menos qualificados. E então a gente pode se meter em uma grande encrenca que poderá nos levar ainda mais para baixo.
     Então o bom senso seria : espere ! Primeiramente, acalme-se. O desespero e a angústia são situações desconfortantes, mas não resolverão absolutamente nada. E se você demonstrar esse descontrole; quer indo dar escândalo na porta de onde o  outro  estiver morando,  denegrindo a imagem do mesmo, buscando culpados ( que necessariamente não  precisam existir,  ou culpando a todos menos a si mesmo) confirmar-se-á  a certeza  de que foi feita  a coisa certa. 
     Coloque uma coisa em sua cabeça, por mais difícil que seja admitir isso: se a pessoa  te largou, é porque não te ama, na verdade não é mais " até que a morte os separe "; e sim " até que a indiferença, o desamor e o desrespeito os separe ". Como se vê, não é tão simples assim , mas esta é  uma teoria já discutida por grupos renovadores dentro das Igrejas. Quanto à possibilidade de arrependimento, a chance é mínima, e talvez insuficiente . Agora, seja realista e cure-se mais rapidamente da pancada.
    Leve em conta que isso acontece a todo o momento, com milhares de pessoas diariamente. A imensa maioria consegue superar. Então, o caminho da sobrevivência não é impossível.
    Aliás, não tem coisa melhor do que restabelecer um  novo projeto de vida. Ir a  academia, fazer dieta, viajar, trabalho voluntário. Fazer  isso , apenas e tão somente, por si mesmo. A idéia é que, ao ficar de bem com a vida, você será capaz de atrair coisas boas. Mas uma coisa é certa : se você  estiver um farrapo humano, reduzirá a zero qualquer chance de sobreviver.
     Resumindo é o seguinte: deixar o tempo passar e enquanto isso, cuidar-se bem.