Friday, January 03, 2014

CAUSOS, CASOS & ACASOS

UM GRANDE SUSTO

No início da década de 70, íamos para Belo Horizonte no primeiro fusca que eu havia comprado,  O Verinho de Zinho Drumond ia comigo, seria a primeira vez que ia dirigir dentro BH, e ele seria meu instrutor.


Como muitos sabem, o Verinho era um emérito e espirituoso brincalhão,jocoso, fazia pilhéria das mínimas coisas,  embora fosse uma pessoa de grande senso de humanismo. Ria da vida e dela fazia um palco de encenação, uma vez que era bom de teatro, tanto Ele quanto o irmão Zé Paulo ( velhos tempos ). Sabe-se que Ele tinha sido General de 5 Estrêlas do famoso III Exército do " Marques Afonso " ( O Prof. Dr. Guido Motta pode confirmar ).


Pois bem, pedalando o velho fusca passávamos perto do Restaurante Campo Alegre, mais próximo de onde hoje é o " Campolar ", e havia um senhor capinando bem beira estrada, protegido por seu chapéu, pois o sol estava de rachar mamona.


E o Verinho me diz :


-" Petrônio, vá diminuindo a velocidade, pare, mas fique de primeira, pronto para arrancar" .


Sem contestar cumpri o solicitado. Então Ele pôs a cabeça pra fora da janela e falou assim :


-"  É companheiro ! aproveite que esta boa vida vai acabar ! ...." 


O senhor levantou enxada para um golpe certeiro sobre o carro, e o Verinho gritou :


- |" Arranca, arranca ! ...."


Surpreso, eu o fiz tremendo, mas safei-me da enxadada, no meu velho carro.


E Ele, rindo, disse :


-" A vida não é para ser levada tanto a sério ".


Confesso que custei a parar de tremer.