Tuesday, April 19, 2016

CAUSOS, CASOS E ACASOS

As Histórias de Da. Ana

O nosso povo é rico em alegria, simplicidade e generosidade.Que bom pertencer a uma comunidade que nos carrega no colo.


Assim é que me lembro dos "Gomes do Prata", Vila berço de nascimento de minha mãe e vida do meu avô Neco Gomes.


Histórias e mais histórias ocorreram.Algumas ouvi de Sebastiãozinho Florêncio, nosso amigo que bateu na trave dos cem anos. Outras, ouvi de minha prima Maria Roberta, enciclopédia  viva do nosso querido "Gomes do Prata".


Conta-me ela sobre a Ana de Ambrósio, uma pessoa alegre, espirituosa, que de modo simples soltava boas tiradas. De certa feita a minha tia Alzira conversando com ela, disse-lhe :


__ Ana, você já tem tantos filhos e tá grávida outra vez ? ...


E a Ana explicando-se, respondeu :


__" Pitite demais Da. Alzira, 

pitite demais " !

Em outra ocasião, na época da Loja de Sô Duval, ela precisava comprar um pinico e uma saia, adentra-se ao estabelecimento e dirigindo-se ao  Sô Duval,   diz o que precisa comprar e constata que o dinheiro realmente não dava pra comprar as duas coisas, então ela improvisa uma solução :


__ " Se o senhor baixá no pinico, eu tiro a saia fora ".