Às sextas-feiras, na parte da tarde, reuníamo-nos no ex-campo do Atlético Pratiano, hoje Centro de Eventos, para nossa tradicional pelada semanal. Éramos todos meninos entre 9 e 12 anos de idade, lembro-me de alguns como Maurício Bode, Robledo, Quica, Nutinha, Pupuzinho, Chico de Zinho, Betinho e mais uns tantos outros, inclusive o nosso personagem principal, o Tobias (na verdade Tubia).
Naquela época, entrávamos no Rio Lava-Pés para buscar a bola, (Obs.: havia água naquele tempo) e quando o sol estava rachando mamona , a gente até ficava por lá um pouco. Brincávamos sob a ponte, à época de madeira.
Pois bem, numa dessas tardes, enquanto aguardávamos a formação de jogadores que fosse número par, para formarmos dois times, sentamo-nos em círculo no meio do campo e começamos aquele papo próprio de meninos. Neste dia, a conversa foi sobre frutas; um dizia que gostava mais de laranja bahia; outros de manga, jabuticaba, carambola e assim por diante. Eis que chega o Tubia, que foi calorosamente recebido por nós, pois completaria a igualdade numérica para a nossa tradicional "pelada" .
Um de nós, percebendo que o Tubia havia ouvido que falávamos sobre nossas frutas preferidas, prontamente o interrogou:
"E ocê Tubia qual fruta que cê mais gosta ? "
"E ocê Tubia qual fruta que cê mais gosta ? "
E ele sem pestanejar: - "Milho cozido".
Duvidou ? : Pergunte ao Maurício Bode.