Tuesday, May 29, 2018

ÉTICA

Pesquisa (Mário Sérgio Cortella)

Quero ? Devo? Posso?

Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero.

A nossa paz de espírito estará presente quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.

O início da nossa formação é responsável pelas fontes para a conduta social, saudável ou não; contudo, o berço original é apenas uma das condições, pois o livre arbítrio permite que a pessoa escolha rotas de vida que talvez não deveria .

Importante também é a escola, mas é preciso esclarecer que a escola sozinha não mudará o mundo, embora sem ela o mundo terá menor chance de melhoria.

No tocante aos bons princípios, temos como exemplo a corrupção que é claramente uma possibilidade humana, oriunda de nossas livres escolhas.

Mahatma Ghandi no tocante aos pequenos erros e malandragens advertiu: " olho por olho, uma hora acabamos todos cegos".

Já Aristóteles, filósofo grego e aluno de Platão, 322 a.C. afirmava que : " o nosso caráter é o que resulta de nossa conduta, e que a dúvida é o princípio da sabedoria ".

Finalmente, fica claro que a coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.