Friday, August 17, 2018

DEPRESSÃO

(Esta publicação tem o condão de ajudar ao próximo )

Momentos longos nos quais se tem a impressão de já não encontrar alegria em nada. Tudo parece sem sentido e chegamos a não querer a convivência com as pessoas. Perda do prazer e da alegria diante da vida. Cheios de sentimentos de tristeza, desilusão e solidão. Sentimo-nos como num vale escuro. Tentando  não nos  condenar por estar assim, pois as lembranças são sempre dolorosas.


Precisamos de Deus e dos nossos familiares e, fazer um tratamento sem nos sentirmos envergonhados. Entender que a cura exige tempo.

São Francisco de Assis : " Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, para tentar chegar ao impossível."

Essa dor não escolhe homens ou mulheres, ricos ou pobres, cristãos ou não cristãos. Não devemos relacionar a depressão a um castigo por algum pecado. Deus é maior do que todo erro que  possamos cometer. Na Bíblia o profeta Elias passa pela depressão e a vence com orações para sentir que Deus está sempre conosco, sem nos abandonar, encorajando-nos a vencer a sensação de solidão e abandono.

Um grande desafio para a pessoa é explicar para os familiares, que acham que aquilo é preguiça, bobagem ou enjoamento mesmo. Quem está deprimido não tem a mesma força para reagir como alguém que quebrou a perna; porque o que está quebrado é o próprio querer da pessoa. O deprimido não escolheu estar assim, portanto não o irrite insistindo em uma reação. Alguns familiares escolhem deixar a pessoa à própria sorte, no seu canto, desistindo dele. O que cada familiar deve fazer é tentar se colocar no lugar do outro; quando você gostaria de ser deixado em paz, mas não sozinho; estimulado, mas não forçado. A mensagem da família é estar disponível, mostrar interesse na pessoa, passando a idéia de que : " qualquer coisa, estamos aqui ( e de fato estar )". Quando houver necessidade de ser mais incisivo : ("eu já liguei para o médico e eu mesmo acompanharei você à consulta)"; se mais condescendente : ("tudo bem, se você não quer sair, nós podemos ficar juntos em casa "); ou seja, manter o interesse pelo outro é o mínimo que se pode esperar dos membros da família.

ORAÇÃO INDIVIDUAL: " Não estou sozinho, tenho o Espírito Santo, posso receber Jesus para falar com Ele da minha dor."

ORAÇÃO DA FAMÍLIA : " Dê-nos  segurança para iniciar a cura de um passado dolorido, queremos ser restaurados e reagir de modo mais positivo e realista diante das causas da nossa depressão e das possíveis recaídas. Fortaleça-nos de toda paciência ".

(Fonte : Pe. Alberto Gambarini)