3. Bicarbonato de sódio
Adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna e mexer bem até o bicarbonato estar completamente dissolvido. Dar um gole, fazer um gargarejo no máximo de tempo que conseguir e cuspir, repetindo 2 vezes seguidas.
4. Vinagre de maçã
Juntar 4 colheres de sopa de vinagre de maçã em 1 xícara de água morna e fazer um gargarejo durante o máximo de tempo que se conseguir, e depois cuspir a solução.
5. Chá de hortelã-pimenta
A hortelã é uma planta medicinal que contém mentol, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais que podem ajudar a aliviar a dor de garganta, além de ajudar a tratar uma possível infecção.
Para usar este gargarejo deve-se fazer um chá de hortelã-pimenta juntando 1 colher (de sopa) de folhas frescas de hortelã com 1 xícara de água fervente. Depois deve-se esperar 5 a 10 minutos, deixar amornar e usar o chá para fazer gargarejos ao longo do dia.
6. Chá de arnica
Colocar 1 colher de chá de folhas secas de arnica em 1 xícara de água fervente e deixar coberto por pelo menos 10 minutos. Coar, deixar amornar e gargarejar durante o máximo de tempo que se conseguir, cuspindo depois o chá. Repetir mais 2 vezes.
Quando e quem pode fazer
Os gargarejos devem ser feitos pelo menos 2 vezes por dia, enquanto os sintomas persistirem. Caso exista pus na garganta é possível que exista uma infecção por bactérias e, nesses caso, é recomendado consultar o médico para avaliar a necessidade de tomar um antibiótico. Saiba o que pode estar causando a dor de garganta.
Crianças com menos de 6 anos podem não conseguir gargarejar corretamente, havendo risco de engolir a solução, o que pode aumentar o desconforto, e por isso não é indicado para idades inferiores a 5 anos. Idosos e pessoas com dificuldade para engolir também podem ter dificuldade em gargarejar, sendo contraindicado.