Tuesday, March 08, 2022

AS TIRADAS DE ZÉ PAPA

 Zé Papa morava na Região dos Gomes do Prata, mas era frequentador assíduo do Barro Preto, principalmente da Fazenda do Paiva, que era, à época, de João Braz.

Era especialista em contar "Causos" e por um pingo de ironia neles.

Certa feita, estava Ele tenteando pela "Fazenda do Paiva", e quando chegou a hora do almoço, o João Braz o convidou para almoçar com Ele. Convite aceito, Zé Papa foi para a cozinha, onde trabalhava a Maria Helena e deu sinais de que iria almoçar na cozinha; porém, o João Braz chamou-o para a sala de dentro, onde havia uma imensa mesa de madeira, com bancos dos dois lados. O João Braz tinha prazer em almoçar acompanhado de muita gente. Eu mesmo já almocei lá por várias vezes.

Zé Papa aceitou o convite do João e foi almoçar nesta sala, onde estavam outras pessoas entre elas o Dr. Paulino Cícero de Vasconcellos, nosso maior expoente da política de São Domingos do Prata.

Pois bem, à "tardinha" deste mesmo dia, Zé Papa estava já nos "Gomes do Prata", em frente ao comércio do "Teteco Soares", contando caso. Foi quando saiu-se com esta:

"Hoje eu almocei no Paiva com o João Braz, e lá também almoçou o Dr. Paulino (filho do Dr. Matheus). Fiquei ouvindo as conversas e pensando".

'O Dr. Paulino é advogado, foi Prefeito do Prata, Deputado por várias vezes, Ministro, Secretário do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte, Presidente da Usiminas, ou seja, o homem é forte na política, tem um punhado de diploma(s); e mais ainda, sabe ler e escrever muito bem'.

Aí não houve quem ficasse sem rir.