Thursday, July 14, 2022

O OPERÁRIO DO BEM

AS ESTÓRIAS DELES, AGORA, SÃO A NOSSA HISTÓRIA...

 José Matheus de Vasconcellos ( *21/09/1905      +28/06/1968 )

Maria de Castro Drumond Vasconcellos ( *12/11/1917        +05/06/2010 )


Paulo Dionísio, Paulino Cícero, Francisco Xavier, Maria do Carmo, Cristina Coeli, Marta Maria, Antônio Carlos, José Maurício, noras e genros, netos e bisnetos e Enoe.

 

A jardineira do Dionísio soprou em Matheus e Baíca o espírito das terras da Baixa Verde, São José do Goiabal, Fazenda São Domingos (do tio João Araújo) e Santana do Alfié, com uma parada definitiva em São Domingos do Prata. Orbitando em torno dessa gostosa origem, nosso mundo lançou em uns o caminhar pelas mesmas águas, e em outros por terras mais longínquas: hoje muitos lugares pontilham nossa trilha, ora com 22 netos e 29 bisnetos.

Pela vida afora carregamos a memória do fogão sem descanso, da mesa generosa e do desejo intenso por que o visitante compartilhasse o pão. Matheus era fissurado em goiabada com queijo, já Baíca em doce de ovo com canela. E junto com a generosa herança estampada pela fumaça na parede da cozinha da Fazenda das Laranjeiras, colhemos a benesse das amizades que nos legaram, maior dentre nossos tributos ao casamento dos dois. (AC)

DOCE DE OVO

(receita usada por Dona Baíca)

Batem-se as claras de 6 ovos em neve, e, separadamente, as gemas. Mistura-se o batido de gemas ao de claras. A 1 litro de leite integral adoçado a gosto (sugestão: 1 copo de requeijão), quando em fervura, acrescenta-se a mistura batida. Abaixa-se o fogo e, na cocção, aos poucos vai se cortando e transformando em flocos. Reviram-se estes flocos aos poucos, para que os dois lados se cozinhem, enquanto o leite vai secando. Quando ao ponto, e com pouco leite, retirar os flocos aos poucos e acomodá-los em um pirex baixo. A sobra de leite espalha-se no conjunto. Salpicar canela a gosto e degustar quente ou gelado. (Usar panela maior). Segundo a Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambrosia esse doce tem o nome de ambrosia como sinoníma, e origem na península Ibérica. Considerado manjar dos deuses do Olimpo, os humanos que o conhecessem experimentariam sensação de extrema felicidade.