Aquele que numa universidade, foi promovido ao mais alto grau depois de haver defendido tese em alguma disciplina, artística ou cinetífica.
É costume designar de doutor os bacharéis em Direito e Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações. Portanto, recomenda-se chamar de doutor apenas quem tem doutorado.
Antes de qualquer coisa, o título de doutor ou doutora é direcionado para quem fez o curso de pós-graduação "stricto sensu", a nível de doutorado, devendo defender uma tese ao final de 4 anos.
Doutor é uma palavra derivada do latim docere, ou seja, "ensinar"
- em inglês - doctor
- em espanhol - doctor
- em francês - docteur
- em italiano - dottore
- em alemão - doktor
Decreto de Dom Pedro I
Nesta lei, em 11/8/1827 art. 9 cap. 13 há um artigo e um capítulo específico sobre o tratamento de doutor para os bacharéis em Ciências Jurídicas.
Portanto, uma lei do Império, mesmo já tendo caído em desuso, o decreto criou uma tradição que até hoje é seguida por profissionais da área.
Nos Estados Unidos os cursos de direito, medicina, odontologia e medicina veterinária são cursos de pós-graduação, em nível de doutorado. Mas isso é apenas para este país.